Prefeitura vai expandir serviços do Centro Dia para atendimento a crianças com microcefalia

Prefeitura vai expandir serviços do Centro Dia para atendimento a crianças com microcefalia
A Prefeitura de São Luís vai expandir os serviços do Centro Dia para ofertar atendimento especial a crianças com microcefalia ou acometidas por outros problemas de neurodesenvolvimento. Para a execução do projeto, o prefeito Edivaldo assinou, nesta quarta-feira (23), o Termo de Aceite de Compromisso com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em ato realizado no Palácio La Ravardière, com a presença da técnica de Proteção Social do MDS, Deusina Lopes da Cruz. A meta é disponibilizar o serviço já a partir de outubro próximo.

“Com esta ação damos mais um passo importante na proteção social especial a crianças que nasceram com microcefalia e na atenção às suas famílias, de forma que também nessa área o município assume seu compromisso de garantir uma melhor qualidade de vida a essas pessoas, fazendo com elas tenham o cuidado especial que necessitam e merecem”, afirmou o prefeito Edivaldo, após a cerimônia de assinatura do Termo, que contou ainda com a presença dos secretários municipais Andréia Lauande (Criança e Assistência Socia), Lula Fylho (Saúde), Jota Pinto (Articulação Política), Socorro Araújo (Turismo), entre outros autoridades e técnicos da área sociassistencial.

Segundo a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, o projeto de expansão prevê que o Centro Dia, localizado na Cidade Operária, passe a ofertar atendimento a crianças de zero a seis anos de idade, com prioridade aos pequeninos que nasceram com microcefalia ocasionada pela contaminação do vírus da Zika ou afetadas por doenças associadas. Atualmente, o Centro Dia presta serviços especializados a pessoas de 18 a 59 anos com deficiência, oferecendo diversas atividades de cunho artístico e educativo.

“Mais uma política pública importante desenvolvida pela Prefeitura de São Luís na área socioassistencial, voltada às crianças com microcefalia. Estamos imbuídos nesse desafio conjunto de compartilhamento dos cuidados com seus pais, ofertando serviços que lhes possibilitem aprender a cuida deu seus filhos com esse problema, que é novo e requer um aprendizado específico. Com o projeto, vamos promover ainda o fortalecimento de vínculos dos pais com seus filhos acometidos por essa doença, repassando-lhes noções de cuidados, informando-lhes tudo o que for necessário a respeito do problema e dando todo o apoio necessário na busca da autonomia dessas crianças”, explicou a secretária.

O novo espaço no Centro Dia da Cidade Operária contará com toda estrutura para oferta de múltiplas atividades; apoio de equipe técnica de referência das áreas de serviço social, psicologia e terapia ocupacional; área de descanso, além de cuidadores e auxiliares de cuidadores. O local terá também cozinha, refeitório, dentre outros espaços.

Financiado com recursos do governo federal, estadual e municipal, o serviço tem por objetivo garantir proteção e ampliação da rede de cuidados às crianças com deficiência e suas famílias. Com a assinatura do Termo, o Centro Dia terá um novo prédio anexo às instalações atuais do serviço, com todas as adaptações necessárias.

“As políticas públicas de desenvolvimento social planejadas pelo governo federal ganham concretude com ações como esta. Precisamos ajudar a traduzir essa nova linguagem da criança com microcefalia, oferecendo o suporte necessário e dividindo com os pais os cuidados com criança as acometidas por esse problema deve com esse problema. E esse é o principal objetivo do serviço que vai passar a ser ofertado no Centro Dia de São Luís”, observou a técnica de Proteção Social do MDS, Deusina Lopes da Cruz.

O atendimento prioritário a crianças com microcefalia, cofinanciado com recurso do governo federal, se dá pela grande demanda gerada com a contaminação do Zika Vírus em todo o país, assim como também pela existência de um grande número de mulheres grávidas infectadas e bebês com microcefalia, síndromes distintas; maior vulnerabilidade de bebês de zero a 6 anos com deficiências associadas e suas famílias; pelas condições sociais das famílias e as dificuldades de prover dos cuidados necessários, que são caros e complexos.

O espaço se justifica ainda pela necessidade de disseminar informações sobre esta nova condição e suas necessidades. O Centro tem também como finalidade prevenir o risco de abandono, negligência, doação para acolhimento ou outras violações de direitos das crianças com deficiências e suas famílias.

Prefeitura de São Luís vence seleção para programa Gestão para Aprendizagem

A rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís foi uma das três selecionadas selecionadas entre 10 municípios competidores do Brasil no processo seletivo da Fundação Lemann para iniciar parceria no Programa Gestão para a Aprendizagem. A seleção durou dois meses e foi feita em três etapas. A iniciativa visa alcançar bons resultados de aprendizagem e uma educação de excelência a todos os estudantes. Atualmente, 14 redes e mais de 170 mil estudantes do país são apoiados pelo programa.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Fundação Lemann realizará, nesta quinta (24) e sexta (25) do lançamento oficial do Programa de Gestão de Aprendizagem. O evento começa às 8h, no auditório do Hotel Abbeville, São Francisco.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou que o esforço da Secretaria de Municipal de Educação (Semed) tem sido contínuo para melhorar os indicadores em educação. “O prefeito Edivaldo não tem medido esforços para dotar o município de uma estrutura que atenda as demandas dos estudantes da rede municipal de ensino, buscando melhorias e garantindo uma educação de qualidade. E para alcançar esses objetivos e investimentos, conquistamos mais uma grande parceira com a Fundação Lemann que proporcionará grandes frutos para a nossa educação”, destacou o secretário municipal de educação.

A Gestão para Aprendizagem é uma parceria da Fundação Lemann com estados e municípios de todo o país. Com duração de três anos, o programa atuará em São Luís de forma integrada em quatro níveis da rede ao apoiar desde lideranças pedagógicas da secretaria até professores que estão diariamente na sala de aula. O objetivo é melhorar a aprendizagem dos estudantes. São oferecidas assessoria personalizada, formações para diretores e coordenadores escolares e formações em didáticas específicas de português e matemática.

FASES

O acesso ao programa se estabeleceu através de processo seletivo previsto em edital com três fases: inscrição das redes interessadas, entrevista com o secretário de educação e apresentação do programa e formação da equipe da Secretaria de Educação objetivando a análise da participação e engajamento da equipe no curso.

Para a Superintendente da Área do Ensino Fundamental, Arsenia Formiga, a iniciativa da Fundação Lemann tem foco em gestão pedagógica e oferece apoio personalizado para a rede educacional e diversas formações escolares. “Para nós, a parceria contribuirá no aprendizado dos estudantes da rede municipal de educação por meio da consultoria em gestão pedagógica aliada à formação de educadores. O projeto visa ainda empoderar a secretaria de educação e escolas a diagnosticarem suas reais necessidades, e articularem suas ações em uma intervenção pedagógica com estratégias para melhorias de aprendizagem dos estudantes”, completou.

“Nosso objetivo é ajudar a melhorar a educação no Brasil. O programa Gestão para a Aprendizagem contribui para o aprendizado dos alunos das redes públicas parceiras. Nossos consultores atuam como parceiros na elaboração de diretrizes estratégicas para a gestão pedagógica das secretarias, com apoio na elaboração e monitoramento dos planos de ação implementados pela secretaria de Educação”, explica Guilherme Antunes, gerente de projetos da Fundação.

Participaram do processo seletivo a cidade de Parnamirim (Rio Grande do Norte), Maracanaú (Ceará), Petrópolis (Rio de Janeiro), Jaraguá do Sul (Santa Catarina), Paragominas (Pará), Contagem (Minas Gerais), Francisco Morato (São Paulo). Ainda os três municípios vencedores: São Luís (Maranhão), Porto Velho (Rondonia) e Petrolina (Pernambuco).

Prefeitura e Instituto Federal do Maranhão firmam parceria para beneficiar zona rural

Prefeitura e Instituto Federal do Maranhão firmam parceria para beneficiar agricultura ruralA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), assinou termo de cooperação institucional com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã, visando o fortalecimento da agricultura, pecuária e pesca através da integração de recursos técnicos e materiais. A solenidade que celebrou a assinatura da parceria entre as duas entidades aconteceu na manhã dessa quarta-feira (23), no IFMA do Maracanã.

As ações concretas realizadas por meio do termo de cooperação institucional, poderão ser estendidas também para os campus do Monte Castelo e Itaqui-Bacanga. Os objetivos são a implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a promoção de políticas e programas públicos voltados ao desenvolvimento rural sustentável por meio de assistência técnica e extensão rural na capital. Também visa facilitar o acesso dos alunos de cursos técnicos e de nível superior para estágios obrigatórios.

“Levando em consideração a importância científica que tem o IFMA, e a disponibilidade da Prefeitura por meio da Semapa em ajudar nessa política de extensão, ficamos muito felizes de firmar essa parceria e poder auxiliar no escoamento do cultivo dos produtores familiares rurais, além de favorecer os estudantes dos cursos de ciências agrárias. Essa é mais uma ação do prefeito Edivaldo para fortalecer o campo rural da nossa cidade”, afirmou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), serão fortalecidos através das ações dessa cooperação mútua entre as entidades, com o aumento do escoamento da produção agrícola da grande Ilha, que será um dos principais pontos dessa parceria. Os alimentos produzidos pela agricultura familiar na zona rural de São Luís serão utilizados na cozinha do IFMA para preparo regular de refeições para alunos e docentes.

Serão disponibilizados também funcionários do Serviço de Inspeção Municipal da Semapa, para garantir a segurança e higiene em abatedouros do IFMA, com carnes de origem animal, tanto caprina, quanto ovina e suína, que seguirão todos os critérios rígidos de qualidade exigidos para o abate.

Para a diretora geral do IFMA Campus Maracanã, Lucimeire Amorim Castro, a celebração dessa parceria que foi intensificada nos últimos seis meses, tem grande importância. “Teremos em breve a legalidade de funcionamento da nossa Casa do Mel, e do Laboratório de Processamento do Leite, para poder colocar no mercado para a população o que é produzido pelo IFMA”, destacou Lucimeire.

Evento reúne influenciadores digitais em São Luís para troca de experiências

 

Dicas de moda, de compras, de viagens, curiosidades, lifestyle, empoderamento e humor. As redes sociais e outros canais online se tornaram território livre para a produção de conteúdo e troca de experiências. É nesse campo fértil que se destacam os influenciadores digitais, pessoas que conseguem mobilizar um grande público, os seguidores. Alguns deles estarão em São Luís de quinta (24) a domingo (27) no Rio Anil Play, evento promovido pelo Rio Anil Shopping para discutir exposição, produção de conteúdo, haters e monetização dos espaços.

A cada dia, um influenciador de projeção nacional irá encabeçar a programação, que terá também influenciadores locais para troca de experiências e vivência de ações específicas, como quadros que eles executam em seus canais e perfis. No primeiro dia, o destaque é a maranhense Thaynara OG, às 14h30.

Nos outros dias, o Rio Anil Play receberá, respectivamente, os youtubers Bolívia, do canal Desimpedidos, cujo foco é futebol; as irmãs Nathany e Mariany Petrin Martins, do canal Beleza Teen, que falam de moda, comportamento e lançam sempre desafios; e os dançarinos dançarinos Taynah Smith, Naiane Darlen e Dhieggo Astral, da FitDance, que além de bate-papo farão um show de encerramento.

De São Luís, Juliana e Jéssica (@omundodasduas), Thalyta Medeiros (@_itsthaly), o humorista Max Paviaani, o produtor do perfil sensacionalista_slz, Bruno Di Oliveira (@ocurioso) e Mariana e Thayná (@botaopink). Além deles, haverá apresentação do Happy Code, um curso criado para youtubers.

 

Serviço

O quê: Rio Anil Play

Quando: De 24 a 27 de agosto

Onde: Praça de Eventos do Rio Anil Shopping

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 24

14h – Abertura

14h20 – Concentração com DJ

14h30 – Thaynara OG

17h – Juliana&Jéssica (@omundodasduas) e Thalyta Medeiros (@_itsthaly)

18h – Stand up comedy com Max Paviaani (@max.paviaani)

 

DIA 25

18h – Abertura

18h10 – sensacionalista_slz e Bruno Di Oliveira (@ocurioso)

18h30 – Bolívia (Desimpedidos)

 

DIA 26

18h – Abertura

18h10 – Happy Code – apresentação de curso para youtubers

18h30 – Mariana & Thayná (@botaopink)

19h – Nathany e Mariany Petrin Martins (Beleza Teen)

 

DIA 27

18h – Abertura

18h10 – Apresentação instrutores locais da FitDance

18h30 – Bate-papo e show Taynah Smith, Naiane Darlen e Dhieggo Astral  (FitDance)

MC THASSINHO E MC JOTAPÊ LANÇAM VIDEOCLIPE

O videoclipe “Quando ela Ouve o Tum” foi lançado no mesmo canal do Bonde das Maravilhas e do cantor Livinho.

Funkeiros maranhenses, jovens, bonitos e talentosos Mc Thassinho e Mc Jotapê estão trabalhando juntos apenas há 11 meses e já mostraram que vieram pra arrebentar. Em parceria com a Tom Produções e SL Explosão, em junho lançaram o videoclipe que foi gravado em Belo Horizonte “Quando ela ouve o Tum” um batidão que já tem mais de  137 mil visualizações.

Mc Thassinho com apenas 22 anos e Mc Jotapê 32 anos, os dois jovens escrevem juntos as músicas que são composições próprias, residem em São Luís na Cidade Operária e mesmo  após dificuldades financeiras, não desistiram dos seus sonhos. Os  MCs lançam clipe com uma das maiores  produtora nacional.

INAUGURADO PRIMEIRO HOSPITAL PARTICULAR DA MULHER NO NORDESTE

FORTALEZA. CE. BRASIL, 23-08-2017: Fachada do hospital. Sistema de Saúde HAPVIDA, inaugura o Hospital da Mulher Eugênia Pinheiro, na avenida Heraclito Graã, 500, no Centro. (Foto: Mauri Melo/O POVO).

Totalmente voltado à saúde feminina, o Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, da rede Hapvida, amplia os serviços ofertados à mulher, além de expandir a oferta de leitos no Ceará

Com a missão de dar continuidade ao atendimento materno-infantil, o Hapvida Saúde inaugurou na manhã desta quarta-feira, 23, em Fortaleza (CE), a nova unidade da rede de atendimento, o Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, o primeiro hospital particular do Nordeste voltado à saúde da mulher.

Ao todo, o hospital conta com mais de 150 novos leitos, com UTI neonatal, centro obstétrico com salas de parto adequado, centro cirúrgico, espaço mãe-canguru, banco de leite, consultórios ginecológicos, sala de observação de alto risco, lactário, dentre outros serviços. “Queremos entregar a Fortaleza um Hospital à altura do que os nossos beneficiários merecem, com toda a qualidade e atenção que o Hapvida já realiza em sua rede de atendimento nos 11 estados em que está presente na região Norte e Nordeste”, afirma Simone Varella, diretora de comunicação e marketing do Hapvida.

A nova unidade conta com quase nove mil metros quadrados. Com quatro pavimentos, o hospital ainda terá uma UTI Neonatal com berçário de cuidados intensivos com 19 leitos; berçário com cuidados intermediários com 10 leitos; 11 leitos para o método canguru. Neste último caso, a mãe se torna personagem central no desenvolvimento do seu bebê, com um cuidado mais próximo, pele a pele com seu filho, incluindo atividades humanizadas na atenção especial que o pequeno deve ter.

Parto humanizado

A unidade também terá uma área voltada para o parto humanizado, com seis salas e camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), além do equipamento necessário para a realização dos procedimentos, incluindo berços aquecidos para a permanência do recém-nascido perto da mãe. O Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, vai gerar cerca de 800 novos postos de trabalho diretos, e faz parte de investimentos do Hapvida em sua rede, na ordem de R$ 20 milhões.

Eugênia Pinheiro

O novo hospital recebeu o nome de Eugênia Pinheiro. De família humilde do interior de Quixadá (CE), dona Eugênia, 91 anos, é a matriarca da família Pinheiro. Tinha o sonho de ser médica, mas naquela época muitas mulheres não podiam escolher a própria profissão. Por não poder seguir a carreira, escolheu casar, mas realizou o próprio sonho nos quatro filhos, que são médicos. O primogênito, Cândido Pinheiro, após se formar em medicina, abriu em Fortaleza (CE) uma clínica oncológica, em 1979. Anos mais tarde, a então clínica se tornou a rede de saúde Hapvida, maior operadora de saúde do Norte e Nordeste e terceira maior do Brasil.

A matriarca, que havia aprendido a costurar em sua juventude, colocou seus dotes a serviço da clínica. Na empresa, todos os uniformes dos 17 mil funcionários – roupas cirúrgicas, de cama e tecidos utilizados em leitos de internação – estão sob o comando da quase centenária Dona Eugênia. Contrariando a idade de 91 anos, dona Eugênia trabalha, viaja, faz musculação, pilates, brinca com os bisnetos, não falta às aulas de forró e não tem nenhuma doença séria.

Hapvida

Com 3,8 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 16 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 23 hospitais, 73 clínicas médicas, 19 unidades de prontos atendimentos, 66 unidades de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

AJE-MA adere a programa de protagonismo e capacitação jovem

Associados da AJE-MA reunidos com o diretor da Quíron, Dyego Fernandes.

 

A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) aderiu recentemente ao Projeto de Desenvolvimento de Educação Protagonista, realizado pela Quíron, organização educacional de ensino complementar e participativo, cujo objetivo é capacitar pessoas em aspectos como empreendedorismo, inovação e transformação social.

Com o projeto, associados da AJE-MA poderão se tornar “padrinhos” de estudantes de 12 a 18 anos, do Centro de Ensino YBacanga ― escola da rede estadual de ensino localizada no bairro do Anjo da Guarda ―, financiando o curso “Despertando Potenciais”, com ênfase em oportunizar aos jovens escolhidos conhecimentos e ferramentas de protagonismo social.

“Uma das políticas da AJE-MA é justamente fomentar o empreendedorismo, a inovação e a transformação social em adolescentes e jovens, e hoje vemos que nossos associados abraçaram essa causa e queremfinanciá-la”, comenta o presidente da entidade, Jurandy Theophilo. A formação é intensiva e será realizada de 11 a 22 de setembro de 2017. A meta é conseguir padrinhos para 30 jovens. Caso alcançado esse alvo, a própria Quíron irá custear mais cinco bolsas integrais para alunos da mesma escola.

“O objetivo é dar essa oportunidade para que esses jovens possam ter essa educação diferenciada, para que eles possam receber esses conhecimentos, ferramentas, fazer acontecer, para irem em busca daquilo que eles querem na vida”, explica o diretor da Quíron, Dyego Fernandes. Os discentes participantes serão escolhidos após workshop realizado na escola, ainda durante este mês de agosto.

Entre os temas abordados, estão pontos como empreendedorismo, autocoaching, design thinking, estratégia do oceano azul (propostas de inovação dentro dos negócios, explorando necessidades não atendidas), cidadania e liderança. Como contrapartida, os padrinhos irão receber relatórios do desempenho dos seus afilhados, assim como cópias dos testes realizados por eles durante o programa. Os associados também participarão como mentores dos jovens em seus projetos finais, trabalhos que terão propostas de soluções para determinadas problemáticas sociais.

Estudantes da Prefeitura fazem os primeiros testes da avaliação diagnóstica do Simae

Estudantes da Prefeitura fazem os primeiros testes da avaliação diagnóstica do Simae

Crianças do 1º, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental da rede pública de São Luís se submeteram, nesta terça-feira (22), a aplicação dos testes de proficiência de Língua Portuguesa da Avaliação Diagnóstica do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (Simae). Amanhã (23), serão aplicados os testes de Matemática; e quinta-feira (24), a avaliação será para os estudantes do 5º, 7º e 9º anos do Fundamental.

O Simae/SL é um dos pilares do Programa Educar Mais, lançado em junho deste ano pelo prefeito Edivaldo. A avaliação permitirá à Secretaria Municipal de Educação (Semed) conhecer o nível educacional dos estudantes da rede, além de consolidar uma cultura de avaliação na rede pública de ensino, baseada em princípios fundamentais, tais como descentralização, gestão participativa e formação continuada, que vão permitir a elevação da qualidade educacional, construída na coletividade e demarcada por indicadores educacionais bem definidos.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, explica que o Simae vai traçar um diagnóstico da Educação no município de São Luís, oferecendo inclusive um resultado individual por aluno. “A partir desta avaliação, poderemos atender, de forma mais imediata, os estudantes nas suas necessidades individuais, replanejando e focando nas maiores dificuldades apresentadas quando da aplicação dos testes do Simae”, assina Moacir.

A professora Vera Lúcia Gonçalves Pires, coordenadora do Núcleo de Avaliação Educacional da Semed, informa que estas primeiras provas são para uma avaliação diagnóstica, a partir da qual o município irá trabalhar para sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Ao final do ano letivo, diz que será realizada outra avaliação, que permitirá ao município ter um diagnóstico real da situação da Educação, para intervenções e replanejamento de ações para os próximos anos, visando a melhoria contínua dos indicadores educacionais.

APLICADORES

Segundo Vera Gonçalves Pires, a Prefeitura de São Luís tem 2.017 (dois mil e dezessete) profissionais da Educação trabalhando na aplicação das provas do Simae/SL, entre os dias 22 e 24 de agosto. Desse total, cerca de 1.700 (mil e setecentos) são professores aplicadores, que foram distribuídos nas 161 Unidades de Educação Básica da rede municipal que ofertam o Ensino Fundamental. Ela informa ainda que mais de 45 mil estudantes da rede serão avaliados neste primeiro momento.

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Pedro Marcosini Bertol, os testes serão aplicados em seis turmas. “É importante que os estudantes se concentrem e se dediquem a essa avaliação, que para a Secretaria da Educação do Município de São Luís prossiga no sentido de uma gestão pedagógica mais eficiente”, atesta uma das coordenadoras de aplicação das provas, Luzinete Gomes de Souza.

Luna Vitória Lopes Silva, 9 anos, estudante do 3º ano na U.E.B. Pedro Bertol, conta que a avaliação não é uma prova de nota. “A professora explicou pra gente que a prova vai avaliar como a gente está pra depois ajudar onde nós temos mais dificuldade nas matérias”, disse.
Alexandra Rodrigues da Silva, também do 3º ano, disse que a prova estava fácil e que não vê a hora de fazer a de Matemática. “A prova vai explicar para o professor tudo o que sabemos e também o que não sabemos nas disciplinas. Hoje fizemos a de Português”, ressaltou a estudante.

A professora Damares Oliveira da Silva de Souza, aplicadora de provas na U.E.B. Sá Valle, no bairro do Anil, comentou que tudo ocorreu bem na aplicação das provas. “Os alunos não tiveram muitas dúvidas ou dificuldades”, afirma. Maria Clara Quaresma Pinheiro, 9 anos, estudante do 3º ano nesta unidade escolar, disse que o mais difícil foram as questões onde haviam textos maiores e mais complexos. Mas, afirma que conseguiu responder toda a prova.

ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES DA CARAVANA PÃO COM OVO 2017

 

Com patrocínio da Cemar e Governo do Estado, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, A Caravana Pão com Ovo se prepara para as últimas apresentações em São Luís!

Encenada gratuitamente, a comédia Pão com Ovo fez sucesso no interior do Estado e agora será encenada no dia 25 de Agosto no Viva Raposa; dia 26 de Agosto na Praça Nossa Senhora do Carmo na Rua Bom Jesus, no Coroadinho; e dia 27 de agosto na Praça da União, localizada  na Vila Luizão.  Sempre às sete da noite e com entrada gratuita!

Depois, as últimas apresentações da Caravana serão dia 07 de setembro no Parque Folclórico da Vila Palmeira e dia 10 de setembro no Ceprama. Agende-se para rir muito com Clarice, Dijé e Zé Maria!!

FOTO – DANIELLE VIEIRA: As personagens Zé Maria, Dijé e Clarice, convidam o público para as próximas e últimas apresentações gratuitas da comédia no projeto Caravana Pão com Ovo.

SERVIÇO / DATAS E LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES  – SEMPRE ÀS 19H E ABERTO AO PÚBLICO:

 

Raposa: 25 de Agosto / Praça do Viva Raposa

São Luís: 26 de Agosto / Praça Nossa Senhor do Carmo – Coroadinho

São Luís:27 de Agosto / Praça da União – Vila Luizão

São Luís: 07 de Setembro / Parque Folclórico da Vila Palmeira

São Luís: 10 de Setembro / Ceprama – Madre Deus – Centro

Atletas da Viva Água saem vitoriosos em competições

O atleta Davi Oliveira exibindo a Bandeira do Maranhão

 

A Viva Água é mesmo um celeiro de atletas. Matheus Moreira Lima Nobre foi um dos destaques dos Jogos Escolares Maranhenses na natação, saindo-se vitorioso em todas as provas que disputou.

Com o resultado, garantiu a pré-convocação para a seleção maranhense que vai disputar a etapa nacional dos jogos estudantis, em setembro, na cidade de Curitiba. Os resultados vieram nas provas de 50m livre (melhor marca pessoal), 50m borboleta e 50m costas (melhor marca pessoal).

Grande parte da equipe competitiva da natação da Viva Água participou da seletiva. O destaque no feminino ficou para a atleta Ana Clara Pires, com três vitórias individuais. No masculino, sagrou-se ainda Anderson Vieira, com uma vitória individual e uma segunda colocação.

Já o atleta Davi Oliveira, de 14 anos, disputou o Campeonato Brasileiro de Deficiência Intelectual, no Centro Paralímpico de Alto Rendimento, em São Paulo, conseguindo sua segunda e melhor participação no campeonato. Conseguiu o quarto lugar na prova de 50m borboleta, bronze nos 100m livre e prata nos 50m livre.

Em todas as provas, Davi bateu o recorde das Américas S21 até 16 anos. Foi um resultado muito expressivo porque competiu na categoria “Absoluto” (sem limite de idades) e era o mais novo nadador da competição.

 

OURO

– Luany Mendes: 50m livre e 50m borboleta;

– Ana Clara Pires: 100m costas, 50m costas e 100m medley;

– Adriana Mendonça: 100m peito;

– Letícia Sena: 100m borboleta;

– Pedro Santana: 100m costas;

– Andrey Pontes: 50m costas;

– Anderson Vieira: 50m peito

– Vinicius Lopes: 100m borboleta

 

PRATA

– Luany Mendes: 400m livre;

– Adriana Mendonça: 50m peito;

– Letícia Sena: 100m livre

– Lucas Costa: 100m costas, 50m costas;

– Anderson Vieira: 50m borboleta;

 

BRONZE

– Letícia Sena: 50m borboleta;

– Pedro Santana: 400m livre, 50m costas;

– Andrey Pontes: 100m costas;

– Walter Goiabeira: 100m peito;

– Vinicius Lopes: 50m peito

– Lucas Costa: 200m medley;

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima