Em protesto contra Uber, taxistas param o transito de São Luís

 

Para protestar contra os profissionais do aplicativo Uber, na manhã desta segunda-feira, os taxistas de São Luís bloquearam os principais eixos de trafegabilidade da cidade e causaram um imenso engarrafamento.

A população da cidade se mostrou indignada com a manifestação de taxistas contra os profissionais do aplicativo Uber, que está funcionando desde fevereiro deste ano na capital maranhense, mesmo estando na ilegalidade, por conta de uma lei promulgada na Câmara Municipal que inibe a atividade desses profissionais.

Os motoristas se concentraram na Ponte do São Francisco e seguiram em direção à Prefeitura de São Luís, onde acabaram sendo barrados antes de chegarem ao Palácio La Ravardière, sede do governo municipal.

Os taxistas alegam pagar altas taxas à Prefeitura, enquanto os profissionais do Uber não são atingidos por não haver uma legislação específica nesse sentido. Para a categoria dos taxistas, a concorrência é desleal. A manifestação, que pegou a população de surpresa, provocou lentidão no trânsito nos pontos por onde passou.

A principal diferença entre os dois serviços diz respeito aos preços cobrados nas corridas. No aplicativo de corridas Uber, os valores chegam a registrar 30% ou 40% de diferença em relação aos cobrados pelos táxis.

A categoria diz que os valores aplicados nos táxis são mais elevados em função dos impostos pagos pelos taxistas, que influenciam diretamente o preço da corrida. Motoristas do Uber, por outro lado, afirmam que os taxistas recebem incentivos do governo que facilitam a profissão, e que o preço elevado é injustificado.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros (foto), rebateu nesta segunda-feira, 21, as críticas da categoria dos taxistas de que a SMTT não fiscaliza a ação ilegal de profissionais do Uber que atuam em São Luís, apesar de haver uma lei específica proibindo essa atividade.
Fiscalização
Em entrevista ao programa Câmara em Destaque (Rádio Difusora AM-680 khz), o secretário afirmou que o órgão vem realizando fiscalização, mas devido a grande quantidade de profissionais trabalhando com Uber não tem obtido exito. “Agora o que eu não posso é colocar todo meu efetivo de agentes de trânsito apenas para ficar fazendo só a fiscalização de Uber na cidade, já que outros serviços precisam de atenção especial na cidade”, afirmou.
Canindé Barros disse ainda que os taxistas estão desnorteados. “Eles não têm o apoio da população de São luís e buscam apoio dos taxistas em municípios vizinhos à capital como Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. Esses taxistas de cidades vizinhas também estão atuando em São Luís clandestinamente, ou seja, de forma irregular, semelhante ao Uber”, disse.
O titular da SMTT garante que a Lei nº 3430 continua sendo a base para toda fiscalização no sistema de transporte de São Luís. “Isso está sendo feito por nós”, garantiu.

Rally dos Sertões: Fábio Cadasso/João Afro largam para Maratona nesta segunda-feira

 

Após superar as adversidades da 1a etapa, maranhenses largam, por volta das 12h20, em direção à Santa Terezinha de Goiás, mas não podem receber apoio mecânico

A maior prova de off road do país começou  com uma longa e dura etapa de 680 quilômetros, sendo 306 de trechos cronometrados, entre Goiânia a Goianésia (GO) no domingo, 20. E mesmo com todas as adversidades do percurso, a dupla maranhense Fábio Cadasso/João Afro #345 fechou a etapa de abertura da 25ª edição do Rally dos Sertões em 3º entre os TR4 e em 4º na Production T2 (6h28m01s), a bordo de uma Mitsubishi Pajero TR4. Agora, nesta segunda-feira, o desafio é encarar a temida etapa Maratona, na qual os competidores não podem receber apoio externo para manutenção dos veículos. O trecho terá 326 quilômetros entre Goianésia e Santa Terezinha de Goiás. A largada da dupla da Cadasso Racing está prevista para às 12h20, a partir do trecho da Especial.

“Eta rali doido, isto aqui é uma loucura boa!! Tudo que poderia ter na Especial teve nesta primeira etapa, o único agravante que nos prejudicou foi que ficamos cerca de 70 quilômetros atrás da poeira de um competidor e faltando apenas 30 quilômetros para o fim da Especial ele abriu para passarmos”, conta Cadasso, que está em sua quinta participação na prova.

O navegador elogia o percurso exigente que abriu a 25ª edição. “O dia foi longo e duro e cansamos bastante, a intenção era poupar o carro também para Maratona. No geral foi uma Especial muito boa a organização está de parabéns porque tudo que pode-se imaginar teve nessa Especial,  areia frouxa, trial, rios, erosões foi completa”, diz o navegador Afro

Prontos para mais um dia, os maranhenses seguem focados. “Estamos prontos para largar para a Maratona, o carro está perfeito e, agora, é poupar equipamento, sem deixarmos de ser competitivos neste dia que não será permitido apoio mecânico”, ressalta Cadasso.

A equipe Cadasso Racing conta com o patrocínio do Governo do Maranhão e do Grupo Mateus, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio da Smart Pilots, Pipa Publicidade, Dr. Klevison Araujo (Clínica Le Corps), Dr. Josélio Lima (Special Pharma), Top Auto Service e Digital Certificadora. Mais informações sobre nas redes sociais da dupla: Facebook/ @pilotofabiocadasso, Instagram/@equipecadassoracing e Twitter/@equipecadassoracing

 

Roteiro 25ª edição do Rally dos Sertões 

 (21/08) – 2ª Etapa (Maratona)
Goianésia (GO) a Santa Terezinha de Goiás (GO)

Deslocamento Inicial – 78 km
Trecho cronometrado – 248,16 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 326 km

(22/08) – 3ª Etapa
Santa Terezinha de Goiás (GO)  a Aruanã (GO)

Deslocamento Inicial – 0 km
Trecho cronometrado – 297,12km
Deslocamento Final – 9 km
Total do dia: 306 km

(23/08) – 4ª Etapa
Aruanã (GO) a Barra do Garças (MT)

Deslocamento Inicial – 102,4 km
Trecho Cronometrado – 273,20 km
Deslocamento Final – 95,68 km
Total do dia: 471,34 km

(24/08)- 5ª Etapa
Barra do Garças (MT) a Coxim (MS)

Deslocamento Inicial – 13,85 km
Trecho Cronometrado – 438,86 km
Deslocamento Final – 213,30 km
Total do dia: 666,01 km

Sexta-feira (25/08) – 6ª Etapa
Coxim (MS) a Aquidauana (MS)
Deslocamento Inicial – 59,82 km
Trecho Cronometrado –  194,91 km
Deslocamento Final – 174,72 km
Total do dia: 429,45 km

Sábado (26/08) – 7ª Etapa
Aquidauana (MS) a Bonito (MS)

Deslocamento Inicial – 128,62 km
Trecho Cronometrado – 240,45 km
Deslocamento Final – 51,71 km
Total do dia: 420,78 km

Assessoria de Imprensa – Equipe Cadasso Racing
MSuzuki Comunicação

Começa para valer o Rally dos Sertões! Primeiro dia de provas teve desafio a mais para Marcelo Medeiros

O piloto maranhense disputa pela oitava vez na competição e já foi campeão em 2012, 2015 e vice em 2013

O piloto da equipe Taguatur Racing/CEMAR percorreu os primeiros quilômetros da 25ª edição do maior rali do Brasil. No Total serão 3.344 quilômetros e as especiais (trechos cronometrados) terão 2.049 quilômetros entre Goiânia(GO) e Bonito (MS). Neste fim de semana a caravana da 25ª edição do Rally dos Sertões partiu por volta de cinco horas, em uma longa transferência de Goiânia a Goianésia, também no estado de Goiás. Para os concorrentes foi um início com especial rápida, piso bom de piçarra, poucas pedras e a promessa de pequenas diferenças entre os primeiros classificados, foram 306,82 km de trecho cronometrado, no total 680,48km.

Na classificação geral, Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) que venceu o prólogo no último sábado (19) e largou em primeiro, segue na sexta posição com 07h32min51, após sofrer problemas técnicos na bomba de combustível em seu quadriciclo. “Uma especial muito dura para o primeiro dia dos Sertões. Mas estava vindo muito bem, em uma tocada muito segura não cometi nenhum erro. Infelizmente faltando 1,2km aconteceu um problema na bomba de combustível e acabei não concluindo como esperava. Agora é revisar o quadriciclo para a etapa maratona e vamos fazer uma nova estratégia”, comentou Marcelo Medeiros, da equipe Taguatur Racing/CEMAR.

A competição é dividida em prólogo mais sete etapas. O rali passará por Goianésia (GO), Santa Terezinha de Goiás (GO), Aruanã (GO), atravessando a fronteira com o Mato Grosso até a Barra do Garças e com o Mato Grosso, para chegar a Coxim (MS), Aquidauana (MS) e Bonito (MS) onde sediará a chegada no dia 26, com a cerimônia de premiação.

Marcelo Medeiros conta com o patrocínio da CEMAR, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O apoio é da Taguatur Fiat, Agência Oito e Mardisa Mercedes.

Resultado da primeira etapa – Quadriciclos


1) 106 George Ximenes, Girao Team, 05h23min18

2) 105 Pedro Costa, Quatrilha Do Cerrado Rally Team, 05h24min06

3) 107 Milton Martens, Martens Racing, 05h24min24

4) 103 Diogo Zonato, Zona Racing, 05h36min16

5) 104 Michael Dias, Taguatur Racing, 06h59min11

6) 102 Marcelo Medeiros, Taguatur Racing, 07h32min51

 

Confira a programação do Rally dos Sertões – 25 anos

 

Domingo (20/08) – 1ª Etapa
Goiânia (GO) a Goianésia (GO)

Deslocamento Inicial – 221,87 km
Trecho cronometrado – 306,82 km
Deslocamento Final – 151,79 km
Total do dia: 680,48 km

 

(21/08) – 2ª Etapa (Maratona)
Goianésia (GO) a Santa Terezinha de Goiás (GO)

Deslocamento Inicial – 78 km
Trecho cronometrado – 248,16 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 326 km

 

(22/08) – 3ª Etapa
Santa Terezinha de Goiás (GO)  a Aruanã (GO)

Deslocamento Inicial – 0 km
Trecho cronometrado – 297,12km
Deslocamento Final – 9 km
Total do dia: 306 km

 

(23/08) – 4ª Etapa
Aruanã (GO) a Barra do Garças (MT)

Deslocamento Inicial – 102,4 km
Trecho Cronometrado – 273,20 km
Deslocamento Final – 95,68 km
Total do dia: 471,34 km

 

(24/08)- 5ª Etapa
Barra do Garças (MT) a Coxim (MS)

Deslocamento Inicial – 13,85 km
Trecho Cronometrado – 438,86 km
Deslocamento Final – 213,30 km
Total do dia: 666,01 km

 

Sexta-feira (25/08) – 6ª Etapa
Coxim (MS) a Aquidauana (MS)
Deslocamento Inicial – 59,82 km
Trecho Cronometrado –  194,91 km
Deslocamento Final – 174,72 km
Total do dia: 429,45 km

 

Sábado (26/08) – 7ª Etapa
Aquidauana (MS) a Bonito (MS)

Deslocamento Inicial – 128,62 km
Trecho Cronometrado – 240,45 km
Deslocamento Final – 51,71 km
Total do dia: 420,78 km

Total da prova: 3.300,06 km


Total de trechos cronometrados (especiais): 1.999,52 km

Cerimônia de Premiação (26/08)

Assessoria de Imprensa – São Luís

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima