Prefeitura inicia capacitação de mais de 260 servidores municipais em agosto
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), deu início este mês a sete turmas de capacitação para servidores municipais. As aulas são ministradas pela Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), vinculada à Seplan e ocorrem na sede da Escola (Rua das Andirobas, nº 26, no Renascença). Mais de 260 servidores estão inscritos e serão capacitados nas áreas de Oratória: Expressão Verbal e Corporal, Coaching Serviço Público, Elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referências, Licitação e Contrato: Pregão Presencial e Eletrônico, Informática Básica, Excel Básico e Curso de Extensão em Disfalgia – Semus.
Segundo a diretora da Eggem, Maria Eugênia Salles Branco de Almeida, o objetivo das capacitações, além de valorizar o próprio o servidor, é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população pela Prefeitura de São Luís. “A Escola de Governo dá ao servidor a oportunidade de crescimento profissional e pessoal com ensino de qualidade e atendimento diferenciado”, disse a diretora.
Os cursos de Oratória Expressão Verbal e Corporal, Coaching Serviço Público, e Informática Básica estão sendo concluídos nesta semana. Com carga horária de 20h, eles foram destinados a servidores de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal.
O curso de Oratória, que teve inicio no dia 2 de agosto e terminou nesta quarta-feira (16), teve como objetivo desenvolver, aperfeiçoar e valorizar a comunicação oral aplicando técnicas e exercícios de dicção, voz e oratória, fortalecendo a autoestima e aprimorando a capacidade de comunicar-se em público com eficácia.
Joycimara Teixeira Moares, servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas), destaca a importância na participação no curso de Oratória. “O curso abriu uma série de perspectivas positivas para os participantes. Através do curso, os alunos apresentaram uma evolução que facilitará a sua dinâmica na vida acadêmica e profissional”, disse a servidora.
Na última quinta-feira (10), aconteceu o treinamento voltado para os servidores públicos do município que atuam no processamento e na gestão de parcerias regulamentadas pela Lei nº 13.019/2014. O objetivo foi de capacitar os servidores públicos do município envolvidos no processamento e gestão das parcerias entre a administração pública municipal e as organizações da sociedade civil, com ensinamentos técnicos-operacionais sobre a Lei nº 13.019/2014 e respectivo regulamento, que são fundamentais para o desempenho adequado das atribuições desses servidores. O curso é ministrado pelo Procurador-Geral do município, Jackson dos Santos Castro, e teve duração de 8 horas.
O curso de Extensão em Disfagia, destinado aos profissionais de fonoaudiologia que trabalham na rede municipal de saúde do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), está sendo realizado na Faculdade Santa Teresinha, Anil. O curso de 90 horas será concluído em dezembro de 2017.
Essa capacitação vai contribuir muito para esses profissionais.
excelente acao em beneficio dos professores