Prefeitura capacita sobre parcerias entre administração pública e sociedade civil

Prefeitura capacita sobre parcerias entre administração pública e sociedade civilO município de São Luís foi um dos primeiros do país a promover capacitação das organizações da sociedade civil sobre a Lei 13.019/214, regulamentada pelo Decreto Municipal nº 49.304/2017, assinado pelo prefeito Edivaldo no mês de julho. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) por meio da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), nesta terça-feira (15), com participação de representantes de dezenas de entidades da sociedade civil.

É um marco regulatório sobre parcerias, obrigatório a todos os entes governamentais, com o objetivo de trazer segurança jurídica às regras, dar transparência ao uso dos recursos públicos e enfatizar o controle e alcance de resultados. “É um importante avanço para a administração municipal, para as ações que estão sendo implementadas, especialmente pelo estabelecimento de regras específicas para a consecução das parcerias, pelo foco nos resultados e pela exigência de transparência na gestão dos recursos”, disse o prefeito Edivaldo quando da assinatura do decreto.

A inovação da iniciativa foi a participação da Controladoria Geral do Município na capacitação sobre a lei. “O controle está se aproximando mais da sociedade civil. Precisamos deixar a ideia de controle punitivo para trabalharmos com o controle preventivo e orientativo. Ao invés de penalizar por falhas, devemos buscar evitar que falhas aconteçam. Esse deve ser o foco do nosso trabalho”, ressaltou o controlador geral do Municipal, Jackson Santos Castro, na abertura dos trabalhos que durou o dia inteiro.

Servidores públicos municipais envolvidos no processamento e gestão das parcerias participaram da capacitação destinada a membros e técnicos das organizações da sociedade civil envolvidos na execução e gestão das parcerias. A Lei 13.109/2017, de âmbito federal, dispõe sobre regras e procedimentos do regime jurídico das parcerias firmadas entre a Prefeitura de São Luís e as organizações da sociedade civil.

REALIDADE

A lei precisa ser adaptada à realidade de cada município. Cabe à Controladoria Geral do Município construir os elementos de adequação. Para o controlador-geral do município, Jackson Castro, a regulamentação da lei preencheu uma grande lacuna normativa sobre a matéria, com regras claras e novas práticas de controle da gestão pública, considerando a realidade local e a eficiência da aplicação dos recursos. “Aqui nós estamos exercitando o trabalho para um entendimento mais fluído e transparente na regra do jogo sobre parcerias.Com as regras claras se consegue diminuir os impactos e a burocracia. A partir da segurança jurídica, dinamizamos processos”, destacou Pablo Rebouças.

Segundo o secretário de Governo, com o estabelecimento de regras, a transparência se adensa, gerando melhores resultados. Para o secretário de Articulação Política, Jota Pinto, as relações do poder público e sociedade civil mais transparentes estabelecem formas corretas de realizar parcerias. “Havia alguma dificuldade em relação às parcerias. A partir desta lei a apresentação e execução de projetos ficam evidentes. O treinamento está repassando orientação técnica sobre a segurança jurídica e sobre a prestação de contas para evitar casos comuns de inadimplências”, ressaltou.

 

A lei vigora desde 1º de janeiro deste ano, regulamentada por decreto municipal que regulamenta repasses do poder público para a sociedade civil na execução de parcerias. Um grande volume de recursos que a administração repassa para as organizações alcançam as crianças e adolescentes, principalmente nas áreas da educação e assistência social. Daí a importância do protagonismo do CMDCA. “Confiamos que as pessoas que participaram da capacitação passe a entender claramente temas como prestação de contas e como deve ser a execução do recurso e todo o andamento do projeto. Para só então, de fato, a realização das ações aconteçam de maneira clara”, destacou Jane Selma Fernandes, presidente do CMDCA.

Participaram do evento os secretários municipal de Governo, Pablo Rebouças; de Articulação Política, Jota Pinto; de Educação, Moacir Feitosa; de Planejamento, José Cursino; e de Orçamento Participativo, Olímpio Araújo. Ainda segundo Jackson Santos Castro, a ação formativa é de extrema relevância para os servidores públicos do município e também para os membros e técnicos das organizações da sociedade civil envolvidos no processamento, na execução e gestão das parcerias, pois serão transmitidos conhecimentos técnicos-operacionais da Lei nº 13.019/2014 e do respectivo regulamento, que são fundamentais para o desempenho adequado das suas atribuições.

REGRAS

Submetem-se às regras dessa lei e do decreto as parcerias celebradas entre a administração pública e as entidades mantenedoras de escolas comunitárias para aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assim como entre a administração pública e as organizações da sociedade civil para execução de recursos decorrentes de emendas parlamentares ao orçamento municipal.

A Prefeitura deverá editar um manual que contemple os procedimentos a serem observados em todas as fases da parceria, para orientar os gestores públicos e as organizações da sociedade civil, contendo modelos de editais, plano de trabalho, termo de colaboração, termo de fomento e formulário para proposição de abertura de Procedimento de Manifestação de Interesse Social.

Prefeitura de São Luís leva frente de obras a diversos pontos da capital

Prefeitura de São Luís leva frente de obras a diversos pontos da capitalRuas de diversos bairros da capital são beneficiadas pelo conjunto de serviços de recuperação, manutenção, drenagem e pavimentação integrando cronograma da Prefeitura de São Luís. As melhorias atendem demandas dos moradores e vão garantir maior mobilidade e acesso ao tráfego em dezenas de bairros da capital.

Estão incluídas nesta etapa, vias que necessitavam de reparos imediatos e algumas, que pela primeira vez, são contempladas com asfalto. Terraplanagem, obras de urbanização, iluminação pública e pavimentação são parte dos serviços executados. Semanalmente, as equipes se concentram em um grupo de bairros, dando prosseguimento ao plano de ações.

“Os serviços valorizam as ruas e contribuem para o desenvolvimento urbano da cidade, além de melhorar a acessibilidade. Nesse planejamento, ruas que nunca tiveram funcionalidade serão integradas e terão utilidade com os serviços urbanísticos e o cronograma vai prosseguir em outros bairros da capital”, destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo.

São 14 bairros contemplados pela operação da Prefeitura, alcançando centenas de ruas com as melhorias estruturais. Na lista estão São Bernardo, Gancharia e Cohaserma recebem as ações do “Asfalto na Rua”, que consiste em pavimentar áreas que estavam em condições precárias de tráfego. Equipes realizaram serviços de terraplanagem nas ruas Japão, bairro Anjo da Guarda; e Travessa São Francisco, no São Bernardo. A etapa prepara as vias para colocação de asfalto.

“É um desejo antigo nosso e agora, com o asfalto vai ficar muito melhor. Primeiro que a casa da gente vai ser mais valorizada e até para a saúde tem a contribuição. Achei muito bom”, disse a dona de casa Lúcia Maria dos Santos, 57 anos, que há mais de quatro décadas mora na Travessa São Francisco, São Bernardo.

Uma rua mais bonita, mais decente é o que espera a dona de casa Rosa Maria Canelas, 47 anos. São mais de 30 anos morando no local. “Que bom que o prefeito olhou por nós, porque as ruas daqui são a maioria assim, sem estrutura. Agora vamos poder andar aqui sem estar com o pé na lama e deixar nossos filhos brincarem na porta”, disse ela. Na lista de ruas que já receberam melhorias no bairro estão a Rua São Bernardo, Rua C Um, Travessa São Bernardo, Avenida Tiradentes e Rua Boa Esperança.

No Cohafuma, Parque Shalom, Renascença II e João de Deus, a Prefeitura realiza manutenção da pavimentação. Nos bairros Janaína, São Francisco e São Bernardo são construídas passagem molhada, sarjeta e manutenção de bueiros para melhoria estrutural das ruas. Ruas do Residencial Paraíso, área Itaqui-Bacanga e do Coroadinho recebem obras de urbanização que inclui a construção de calçada e meio fio.

Para melhorar a iluminação pública, a Prefeitura executa manutenção e substituição de itens em diversos bairros. As equipes estiveram na Praça do Foguete, Renascença, onde 31 pontos de iluminação serão implantados; e na Avenida Jerônimo de Albuquerque, onde a intervenção vai realizar serviços em 22 pontos de energia. Na zona rural da capital os bairros da Matinha e Rio Grande receberão 80 novos pontos de iluminação.

Na onda do forró elitizado

Weslley Dantas estreia carreira em São Luís e apresentando o forró elitizado neste sexta-feira na Garden´s Pub (Ponta d´Areia)

Natural de Brasília – DF e com 28 anos, o cantor Weslley Dantas está preparado para o cenário musical com seu forró elitizado. O brasiliense que mora em São Luís (MA) desde 2002 escolheu a capital maranhense para lançar oficialmente a sua carreira e novo projeto misturando o que os brasileiros gostam de ouvir: boa música.

A sua estreia será neste sábado, dia 19 de agosto na Garden´s Pub (Ponta d´Areia), a casa de shows já recebeu grandes nomes da música brasileira e Weslley Dantas entra para para o casting de sucesso do pub mais desejado da cidade.

Para apresentação, o astro reuniu os melhores profissionais da música para lhe acompanhar nessa jornada. No palco, além de um repertório afinado, o público poderá acompanhar uma estrutura especial com efeitos e muitas surpresas.

Segundo Weslley, ele está pronto para representar Brasília e o Maranhão. “É um prazer fazer a minha estreia em São Luís, esse lugar que me recebeu tão bem, só tenho o que agradecer. Quero apresentar muita música boa pra vocês. Entre as músicas que vou lançar, temos aí “Império do Vaqueiro””, conta.

Sobre o nome “Forró elitizado” ele brinca. “É até engraçado o nome, mas é essa a ideia mesmo. O público gosta disso, gosta de brincar e nós cantores somos desafiados sempre. Mas tudo começou quando eu fui convidado pelo produtor Júnior Sanfoneiro para ser vocalista de uma banda com alta qualidade musical, logo comecei a desenvolver as músicas autorais e acompanhando o desempenho da banda, após juntas os melhores nomes da música de São Luís, então tudo se completou. O elitizado é essa mistura, o encontro de tudo que é bom e saudável na música, um repertório que é gostoso, alegre e pra cima. O público dança, se diverte e a gente no palco na maior animação, tem espaço para o forró com o sertanejo, o funk com o axé, uma mistura louca, tenho certeza que vocês vão gostar muito”, comenta o cantor.

Serviços

O quê: Weslley Dantas estreia carreira em São Luís

Onde: Garden´s Pub (Ponta D´Areia)

Quando: Sábado, dia 19 de agosto

Informações: (98) 9 8826-7433

Lançamento da nova edição de Deluxe nesta quinta-feira

A publicação apresentará sua edição de número 40, durante coquetel a ser realizado às 19h, na loja La Vertu, no São Luís Shopping

A empresária Guga Fernandes lança, nesta quinta-feira, às 19h, na loja La Vertu do São Luís Shopping, a edição de número 40 da Revista Deluxe, com coquetel para convidados. A publicação traz duas capas, sendo uma destacando os irmãos empresários Laysa, Laércio e Lázaro Feitosa, que comandam a La Vertu, empreendimento piauiense que também já está no Maranhão, e outra enfocando os 15 anos de Ana Luisa Viana.

A publicação traz uma matéria interessante sobre a La Vertu e seus empreendedores. Desde que foi lançada, a marca trabalha com moda básica, leve, despretensiosa e versátil. A variedade de estampas exclusivas é um de seus pontos fortes e a modelagem, seu maior diferencial. A La Vertu dispõe de uma engrenagem de produção funcionando de forma acelerada. São duas indústrias produzindo uma média de 900 itens diariamente.

Pioneirismo – A diretora administrativa, Laysa Feitosa, conta que a empresa começou de um projeto pioneiro de revolucionar o mercado de moda no Piauí, na tentativa de vender moda básica, por um preço acessível. Ela revela que seus pais sempre prezaram não só por lucro, mas principalmente por gerar empregos, e isso foi repassado de pai para filho e está presente também com a nova gestão.

A edição de número 40 de Deluxe, segundo Guga Fernandes, traz ainda matérias enfocando diferentes áreas, a exemplo de uma com o artista plástico Joel DuMara, natural de Santa Inês, e outra sobre o charmoso evento que destacou as jóias e semi-joias de Ana Isabel Azevedo.

“Além disso, trazemos ainda uma matéria sobre a Mini Miss Brasil 2017, Crystal Marques Freire, e outras reportagens sobre empreendedores que se destacam em suas áreas de atuação, entre diversos outros assuntos. Assim, sendo, estamos apresentando uma edição bastante diversificada, com matérias e fotos que vão agradar bastante aos nossos leitores”, garantiu Guga Fernandes.

Miss Maranhão 2016 Deise D’anne apoia o I Desfile Fashion Inclusivo

 

Parceira do I Desfile Fashion Inclusivo, a Miss Maranhão 2016 Deise D’anne participa de sessão de fotos e vídeo com crianças com deficiência, para divulgação do evento, nesta terça-feira (15), às 16h, na Praça Gonçalves Dias, e em seguida no Palácio dos Leões.

O I Desfile Fashion Inclusivo, que integra as ações do Projeto Ludic, idealizado pela terapeuta ocupacional da clínica Fisiofran, Rôse Cristina Bello, será realizado dia 23 de setembro, das 19h às 21h, no São Luís Shopping. A proposta é incluir as pessoas com deficiência por meio da moda.

O evento marcará as comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), e objetiva dar visibilidade e empoderar as pessoas com deficiência, proporcionando-as autoconfiança, autoestima e superação, é uma forma de mostrar à sociedade o potencial delas e alertar os gestores públicos e privados sobre a necessidade de inserir esta parcela expressiva da população.

“Fechamos uma parceria com o São Luís Shopping e agora estamos em busca de novos apoios e adesões de lojas para patrocínio. “Iniciamos os contatos com lojas para doação de peças para os modelos utilizarem no desfile e também de recurso financeiro para a estrutura do evento”, disse Rôse Bello, informando que muitas empresas já sinalizaram apoio.

 

Objetivos do projeto

– Proporcionar às pessoas com necessidades especiais situações que favoreçam a autoconfiança e a autoestima, através da participação em desfile de moda

– Estimular o desenvolvimento do senso crítico, buscando maior autonomia, participação e reflexão de toda a sociedade

– Proporcionar a inclusão social

– Desenvolver as potencialidades significativas dos participantes

– Apoiar as famílias e dá o suporte terapêutico

 

Contato para adesão:

Rôse Cristina Bello – Idealizadora do Projeto Ludic

(98) 98258-3307 (whatsapp) E-mail: [email protected]

FEIRÃO GIGANTE: ECONOMIA & SUSTENTABILIDADE

Em todas as lojas do Grupo Potiguar, diversos itens estão com mega descontos no Feirão Gigante até 20.08.

Em tempos de crise e pouco dinheiro, economizar é sempre bom e melhor ainda quando se une a economia doméstica à sustentabilidade, com a preservação de um dos recursos naturais mais importantes e escassos do planeta terra – a água.

Segundo a ONU uma pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia, tanto para consumo quanto para higiene. Mas no Brasil, dados mostram que o consumo diário pode chegar a mais de 200 litros por pessoa, ou seja, falta uma cultura sustentável em muitas pessoas.

E uma das formas de economizar água é com a adoção dos vasos sanitários com caixa acoplada esistema dual flux de descarga, o qual economiza entre 60 a 75% de água. Uma grande economia de água diariamente; e que acaba indo para o bolso do consumidor. E esse produto é um dos muitos que podem ser encontrados com mega descontos até o próximo dia 20 de agosto, durante o Feirão Gigante Potiguar.

REFORMA TRABALHISTA X IMPACTOS NAS EMPRESAS

O Pres. da CDL São Luís Fábio Ribeiro, que recebe os lojistas associados da entidade na plenária que será realizada na próxima quarta – feira (16.08).

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, através de seu Presidente Fábio Ribeiro, está convidando os lojistas associados para a próxima reunião plenária da entidade, que será realizada durante almoço no dia 16 de agosto (quarta – feira) às 12H, no Hotel Grand São Luís, na Praça Pedro II, no Centro.

O advogado André Menescal é o convidado da CDL para proferir palestra sobre o tema “Reforma Trabalhista: O que Mudou?”, enfocando os impactos da nova legislação nas empresas.

STORYTELLING, A ARTE DE CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS PODEROSAS

Porque essa técnica é cada vez mais utilizada por empresas e profissionais e como a mesma pode alavancar carreiras e marcas

De 15 a 17 de agosto, das 18H30 às 23H acontece pela primeira vez em São Luís o curso de “StoryTelling eStratégico”, que será ministrado pelo psicólogo e especialista internacional em Storytelling formado na Alemanha Sam Cyrous. As aulas serão realizadas na escola Upaon- Açu, no Cohafuma e esse curso é uma promoção local do Instituto Geist, comandado pela psicóloga Tatiana Carvalho. Um curso que tem como público – alvo os mais diversos tipos de profissionais – publicitários, professores, políticos, palestrantes, vendedores, psicólogos, coaches, em suma, todos os que lidam com o público em geral.

 

Voltada para alavancar as mais diferentes áreas, a técnica do Storytelling (criar / contar histórias) é cada vez mais difundida e essencial para se conseguir unir arte e ciência na criação e na narração de histórias com mensagens impactantes que emocionem públicos, divulguem com eficiência mensagens importantes e fortaleçam causas / produtos.  E para sabermos mais sobre esse tema, e porquê o mesmo está cada vez mais difundido em todo o mundo, entrevistamos o expert Sam Cyrous:

 

 

TUDO / O QUE É STORYTELLING E POR QUE ESTÁ TÃO DIFUNDIDO ULTIMAMENTE?

Sam Cyrous: “Hoje no Brasil o StoryTelling é utilizado com frequência no contexto organizacional e publicitário: Como contar histórias que causem impacto nas pessoas e levem-nas a aderir a um produto ou serviço. Mas StoryTelling é muito mais! É uma arte milenar passada de geração a geração, capaz de ajudar as pessoas a compreenderem o seu lugar e papel no mundo, o sentido e propósito de suas vidas individuais e coletivas. É a ciência utilizada por psicólogos, psiquiatras, pedagogos, palestrantes e coaches para contornar as resistências das pessoas e ajudá-las a compreender novos temas, sem ser incisivo. A arte e a ciência do StoryTelling pega o melhor das histórias do mundo, reais ou fictícias, e das nossas histórias pessoais e utiliza-as com o propósito de causar impacto, mudança, melhora”.

 

TUDO / QUAIS OS ELEMENTOS DE UM BOM STORYTELLING / NARRATIVA ?

Sam Cyrous: “Aí vocês têm que fazer o curso (risos). Há alguns elementos básicos que toda história precisa ter e não há como fugir delas! Personagens que, à partir de estudos de autores como Peseschkian e Jung, permitem-me concluir que são quatro tipos diferentes. Temas centrais claros e bem estruturados que se constroem à partir de uma sucessão de momentos bem pensados. E, é claro, três elementos fundamentais:Busca (a capacidade de procurar alguma coisa nova na história), Amor (seja romântico, seja por uma causa, seja amor de amigos ou família) eConhecimento (que a história é na verdade um quebra-cabeças que estamos tentando organizar e, nalgum momento, faz sentido). Só com esses três elementos uma história pode nos prender, conquistar, seduzir e fazer querermos saber mais sobre ela.

 

TUDO / QUAIS AS SUAS DICAS PARA UM PROFISSIONAL FAZER UMA NARRATIVA IMPACTANTE, EMOCIONANTE E DE SUCESSO?

Sam Cyrous: “O que conquista as pessoas quando elas assistem um episódio de uma série, e no final dizem a si mesmas “só mais um episódio”, e se dão conta que já passaram mais cinco horas de série? Assistir séries e filmes de sucesso, ler livros de sucesso e tentar descobrir os padrões deles é uma ótima forma de aprendizado. Ver grandes palestrantes como as de Steve Jobs, Bill Gates, ou Jane Fonda falando em eventos como TEDTalks e ver como, sem viajar pela jornada do ego, essas pessoas cativam suas audiências falando do conteúdo e falando de si mesmas”.

 

TUDO / COMO VC SE INTERESSOU POR ESSA ÁREA E POR QUE ESSA ESCOLHA PROFISSIONAL ?

Sam Cyrous: “Já na infância notei que apesar da diversidade cultural do mundo, as histórias eram quase universais. Meus pais persas, contavam histórias que no Brasil (onde vivi na infância) ou em Portugal (onde morei na juventude) eram as mesmas, mas com ligeiras diferenças. As histórias são o que une as pessoas, captam e prendem a atenção. Profissionalmente comecei a usá-las no contexto da psicoterapia e o sucesso das reflexões causadas nos pacientes, ajudou-me a ver que elas são a ponte entre o nosso mundo interno e os sonhos a nossa frente, e por isso detentoras de um poder tremendo”.

 

TUDO / COMO SURGIU O SEU CURSO STORYTELLING ESTRATÉGICO? A QUEM SE DESTINA E QUAL O CONTEÚDO / PROGRAMA DO MESMO? QUAL A PROPOSTA?

Sam Cyrous: “Quando me envolvi com as palestras TED e tornei-me responsável em preparar palestrantes para o TEDxGoiânia, percebi claramente que as histórias que eles contam cativam a plateia, mais que qualquer fala técnica. Fui convidado a assessorar no marketing e conteúdo de uma empresa, antes disso numa ONG e vi que os princípios de contação de história são os mesmos. Mas há um fator que varia: O público! Quando falamos em eStratégico o que garantimos é uma história que prenda um público específico. As pessoas podem aprender a criar e contar (Telling) as histórias (Story), mas elas precisam aprender como cada público (o leitor do jornal, o jogador do game, o seguidor de rede social, a plateia do palestrante, o paciente, o coachee ou o aluno) opera e se deixa seduzir pelas histórias. O StoryTeller acha que seduz o público, o StoryTeller eStratégico percebe que é o público que se deixa encantar”.

 

TDUO / EM TEMPOS DE SOCIEDADE LÍQUIDA (CONCEITO DE ZYGMUNT BAUMAN), RELAÇÕES VIRTUAIS E FUGAZES, VELOCIDADE E EXCESSO DE INFORMAÇÃO; QUAL O PAPEL ESTRATÉGICO DO STORYTELLING PARA AS PESSOAS ? E PARA AS EMPRESAS?

Sam Cyrous: “O pós-modernismo parece nos ter feito esquecer o poder das histórias. Por anos, o marketing e a mídia se tornaram fácticos – compre este produto porque ele tem estes elementos; você deve aderir aos princípios da nossa empresa porque ela traz estas vantagens… A verdade é que nada acontece por acaso e tudo na vida tem uma história por trás. E biologicamente parece que estamos programados a perceber essa historicidade e, por isso, se notarmos as maiores empresas e marcas das últimas décadas (algumas com cerca de um século) são as que souberam contar histórias, mais do que vender seus produtos. Assim, as pessoas não compram o produto, se tornam partícipes dessa história. Não é isso que as redes digitais fazem? Oferecem-nos histórias da vida de cada um dos nossos amigos, com fotos, palavras, vídeos e, consequentemente, emoções? Por isso as histórias são tão poderosas: Elas conectam com as emoções das pessoas e são guardadas na parte mais profunda de nossas mentes”.

 

SERVIÇO: Turma com vagas limitadas. Inscrições e mais informações pelos fones (98) 32270006 / 988216631.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima