Quando alguém faz o gato, todo mundo paga o pato

Todo mundo já sabe que furto e fraude de energia são crimes com penas elevadas e colocam em risco a sua vida e a de outras pessoas. Além disso, esse tipo de crime compromete a qualidade da energia que chega à nossa casa.

O furto é o desvio direto de energia da rede elétrica das Distribuidoras, ou seja, a energia é utilizada, mas não contabilizada, levando à perdas de energia. Já a fraude é quando o consumidor possui registro (medidor), mas faz adulterações na fiação elétrica, e assim consome energia, mas paga apenas uma parte e não o seu consumo real. Fique atento, pois os prejuízos são enormes, bem maiores do que você pensa.

  • Você sabia que todos nós pagamos pela energia que é gerada, transmitida e distribuída? Pois é, da mesma forma que todos nós pagamospela energia que é furtada.
  • Furto de energia é uma ação criminosa e passiva de punição legal, prevista no Artigo 155, do Código Penal Brasileiro (inclusive com pena de 1 a 8 anos de reclusão e multa).
  • O furto de energia coloca a sua vida em risco, pois pode provocar choque elétrico, que costuma ser fatal! Além de provocar também sobrecarrega nos transformadores, o que pode deixar sua casa sem energia elétrica e ainda causar incêndios.
  • Lembre-se que alterar o medidor de energia elétrica também é considerado furto.Se o lacre do seu medidor estiver rompido você poderá ser multado.

Além disso tudo,  ainda tem os impostos que deixam de ser arrecadados. No Maranhão cerca de 40 milhões de reais por ano deixam de se arrecadados em função dos impostos sonegados.

Denuncie! Se você observar furto e fraude de energia, além de ligações elétricas clandestinas em áreas de ocupação irregular, popularmente conhecidas por gambiarras ou gatos, denuncie por meio da Central de 116, pelo site da Cemar www.cemar116.com.br, ou ainda pelo aplicativo CEMAR para android e IOS. Para mais informações siga CEMAR 116 no instagram e Facebook e também @CEMAR_MA, no Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima