Será lançado no próximo dia 09 de agosto, a partir das 19h, no Salão Nobre da Biblioteca José Sarney da Universidade Ceuma, campus Renascença, o livro “Jango e eu – Memórias de um exílio sem volta” do escritor João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart.
O livro está sendo lançado em todos os Estados do Brasil, em ambientes universitários, com o objetivo de trazer a história e esclarecer dúvidas da nova geração sobre o fato ocorrido durante o período do exílio.
“É importante levar isso para a nova geração, pois o livro diz respeito aos brasileiros que conhecem pouco da verdadeira história”, disse Joao Vicente.
No livro, Joao Vicente relembra a trajetória da família, reconstrói diálogos de Jango em casa, com os amigos e políticos que o visitavam. Conta como era o dia a dia da família, que precisou aprender uma nova língua, frequentar uma nova escola, fazer novos amigos e se habituar ao clima frio do Uruguai e à distância da família e amigos.
Joao é fundador e presidente do Instituto Presidente Joao Goulart, foi deputado estadual e integrou o Conselho de Acompanhamento da Sociedade Civil, da Comissão de Anistia do Ministério de Justiça. Em 1998 assumiu a presidência do Instituto Terras do Rio de Janeiro, a convite do governador Leonel Brizola. Em 2000 assumiu a Subsecretaria de Agricultura, no estado do Rio de Janeiro, implantando o Banco da Terra, do qual foi presidente. É filósofo e jornalista e já publica artigos há mais de 10 anos.