Prefeitura inicia colocação de novos equipamentos para fiscalização eletrônica do trânsito

Prefeitura inicia colocação de novos equipamentos para fiscalização eletrônica do trânsitoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), iniciou pela Avenida Daniel de La Touche, nesta sexta-feira (4), a colocação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito na cidade. Fotossensores e barreiras eletrônicas estão sendo implantados com objetivo de controlar o trânsito possibilitando maior fluidez e segurança. O início da fiscalização, quando poderão ser geradas multas por infrações, será informado à população pela Prefeitura.

Nesta primeira etapa serão implantados 30 fotossensores, incluindo as barreiras eletrônicas. No primeiro momento, os fotossensores e barreiras serão colocados nos locais onde antes funcionaram. “Partimos para uma tecnologia mais moderna. Vamos ter aqui na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte uma Central de Controle de Operações que vai permitir através de 32 câmeras instaladas na cidade o monitoramento em tempo real dos principais corredores de transportes”, explicou o secretário Canindé Barros.

Como inovação, o secretário Canindé Barros citou a fiscalização da faixa preferencial do transporte coletivo que se estende da Avenida Colares Moreira, no São Francisco, até a Castelo Branco, nas proximidades do Marcos Center.

Em alguns trechos onde foram observadas transgressões no trânsito, como no cruzamento semafórico na Avenida Colares Moreira no acesso à Lagoa da Jansen, Canindé Barros confirmou a colocação de fotossensores. Com o novo desenho geométrico do retorno da Forquilha, que permitiu maior fluidez no trânsito, superando um problema histórico, condutores têm cometido irregularidades semelhantes.

“Os condutores evitam o contorno de quadra e o fazem na própria Avenida Colares Moreira, arriscando provocar um acidente. A mesma coisa tem acontecido na Forquilha. Nestes dois pontos vamos instalar novos equipamentos”, alertou o secretário. Segundo afirmou Barros, o avanço do semáforo é uma das infrações graves que precisa ser coibida. Os equipamentos, além de controlar o avanço do sinal vermelho, também medirá a velocidade na ultrapassagem do semáforo. A ideia é conter o excesso de velocidade. Nas vias urbanas a velocidade máxima permitida é de 60 km.

Novos pontos devem ser contemplados com os equipamentos, como nas avenidas dos Africanos, Carlos Cunha, Guajajaras, São Luís Rei de França e Franceses. O secretário observou que está realizando estudos para verificar a necessidade de mais equipamentos. A SMTT vai proceder com campanha educativa antes da aplicação de penalidade aos infratores. Isso deve acontecer 30 dias após a aferição dos equipamentos pelo Inmetro.

CENTRAL

A fiscalização do trânsito pela Central de Controle de Operações em tempo real será paulatinamente implantada. As primeiras 10 câmeras, das 32 planejadas pela SMTT para cobrir toda a cidade, começam a ser instaladas ainda na próxima semana. Em alguns pontos críticos a partir das 22h, os semáforos serão mantidos no piscante.

A central vai funcionar agregada à Central de Controle do Transporte. Com o auxílio de rádio, a central vai acionar o agente de trânsito dando mais agilidade ao atendimento. O sistema de câmeras vai permitir fiscalização mais efetiva do trânsito, observando o cumprimento das normas de trânsito, como uso do cinto de segurança, utilização irregular da faixa de transporte, uso de celular ao volante, dentre outras.

Opção de lazer aos domingos, Feirinha São Luís continua em agosto

 

Opção de lazer aos domingos, Feirinha São Luís continua em agostoO projeto Feirinha São Luís, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), continuará durante todo o mês de agosto. A nona edição acontece neste domingo (6), das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite (Centro).

Com um público cada vez maior, a Feirinha São Luís é ponto de encontro de amigos e familiares que podem curtir o domingo com segurança, dado o policiamento feito no local. A iniciativa também tem movimentado o turismo na capital. “O projeto tem dado certo, beneficiando principalmente nossos agricultores, como era nosso objetivo inicial, aumentando o escoamento da produção rural. Além disto, reunimos artesãos, artistas, culinaristas e escritores locais para ter também a oportunidade de apresentar e vender o que de melhor é produzido em nossa cidade”, destaca o secretário da Semapa Ivaldo Rodrigues.

A comercialização dos produtos da agricultura familiar é o foco do projeto, mas não é o único atrativo para quem visita o espaço. As apresentações culturais também estão presentes em todas as edições da Feirinha.

 

 

Nesta nona edição a Banda da Feirinha começa às 8h, seguida do tambor de crioula Pungar da Ilha, às 9h. Mario Fernando entra às 10h com show voz e violão; a sequência, ás 11h, o Boi Upaon Açu. Ao meio dia se apresenta o grupo 1,2,3 com Tássia Campos, Mila Camões e Camila Boueri. Forró do Xeleleu encerra a programação às 14h com pé de serra.

A professora Alcenildes Correa Reis, já esteve presente em quatro edições da Feirinha e pretende voltar. “Eu gosto demais, tudo aprovado, da comida às atrações culturais, eu indico pra quem ainda não veio, que pode vir, tem tudo de bom que uma boa feirinha pode oferecer, além de valorizar os artistas locais. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou Alcenildes.

GASTRONOMIA

 

As 25 barracas de comidas são um dos pontos mais movimentados do projeto, que além dos tradicionais beijus recheados, pasteis com caldo de cana, juçara com camarão, tortas salgadas, bolos, caldos, geleias, biscoitos e tudo que o paladar desejar, tem ainda o espaço dos food trucks, que à cada edição vem somando ao espaço.

Como se já não bastassem todas essas opções de dar água na boca, a cada edição um chef de cozinha é convidado para comandar a queridinha Barraca do Chef, que nessa edição traz Paulo Coimbra da Cozinha Coimbra. No menu, pratos regionais como mocotó, e filé de peixe serra com arroz de cuxá e farofa.

Participam da Feirinha 11 polos que comercializam produtos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia.

A iniciativa tem apoio do Governo do Estado, reunindo órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Citelum e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima