Prefeitura de São Luís capacita profissionais na área de educação inclusiva

Visando a inclusão dos estudantes com deficiência no processo de ensino-aprendizagem, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferece o curso Tecnologias Assistivas no Contexto da Inclusão Escolar. Serão 60 vagas para professores da rede municipal. As inscrições para os cursos da área de Educação Especial serão abertas no período de 7 a 9 de agosto. As aulas começam no dia 15 de agosto.

A formação, que acontece no Centro de Formação de Educadores do Município (CEFE), localizado na escola Sagarana I, tem como objetivo subsidiar os educadores para garantia de participação dos estudantes com deficiência nas atividades escolares, utilizando os recursos de serviços das tecnologias assistivas, ampliando as habilidades de comunicação e autonomia.

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos docentes e criar uma boa rede de apoio entre estudantes, professores, gestores escolares, famílias e profissionais de outras áreas que atendem os estudantes com necessidades educacionais especiais.

“Desta forma, a educação inclusiva, considera a diversidade como uma oportunidade para enriquecer os processos de aprendizagem, contribuindo, assim, para melhorar a qualidade da educação”, afirma o secretário.

AÇÕES
Além deste curso, a Superintendência da Área de Educação Especial tem ofertado para os educadores da rede a formação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 180 horas, modalidade semipresencial, e o curso de Educação Física Inclusiva, 120 horas. Além destes, a Semed oferece outros cursos, são eles: Altas habilidades, Autismo, Braille, Libras Básico. Todos os professores que participam dos cursos serão certificados ao final da formação, em dezembro.

De acordo com a superintendente de Educação Especial da Semed, Dalvina Amorim Ayres, a rede municipal de ensino possui cerca de 1.960 estudantes com deficiência. A fim de atendê-los conforme suas especificidades, a secretaria garante às escolas municipais profissionais qualificados, ou seja, com especialização em educação especial. Ao todo, a rede municipal de ensino conta com 137 salas de recursos que oferecem um trabalho mais direcionado às pessoas com deficiência no turno oposto ao período regular das aulas.

Programa “Asfalto na Rua” contempla bairros da área Itaqui-Bacanga

Programa “Asfalto na Rua” contempla bairros da área Itaqui-Bacanga
O prefeito Edivaldo vistoriou, nesta sexta-feira (4), as obras de pavimentação realizadas por meio do programa “Asfalto na Rua”, nos bairros Anjo da Guarda e Residencial Paraíso (Itaqui-Bacanga). O novo programa da Prefeitura de São Luís para restauração de vias da capital foi lançado na última terça-feira (1º) e avança pelas ruas da cidade. A ação tem como meta implantar mais de 100 quilômetros de asfalto na Ilha, até dezembro deste ano.

“Estamos acompanhando pessoalmente a execução dos serviços, para garantir a celeridade do trabalho e entregar o mais rápido possível essas obras de infraestrutura tão importantes e esperadas pela população. Continuamos, assim, nosso trabalho para restaurar áreas que por décadas estiveram relegadas ao abandono e que, agora, além de receberem serviços que lhes proporcionam um melhor aspecto urbanístico, garantem ainda mais dignidade à população”, afirmou Edivaldo.

Acompanhado do vice-prefeito Julio Pinheiro e do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, o prefeito Edivaldo acompanhou os serviços executados nas ruas Argélia, no Anjo da Guarda; e nas ruas Girassol e Poço, no Residencial Paraíso, vias que há décadas sofriam os transtornos causados pela falta de infraestrutura urbana no local.

“Realizamos hoje vistoria dos primeiros serviços executados por meio do programa ‘Asfalto na Rua’, dando continuidade ao trabalho de restauração da malha viária da capital, passado o período rigoroso de chuvas que enfrentamos. O prefeito Edivaldo faz questão de acompanhar in loco o trabalho executado nos bairros porque a gestão tem compromisso e respeito com a coisa pública e visa à plenitude dos serviços implementados pela Prefeitura”, observou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, nos próximos dias novos canteiros de obras do programa “Asfalto na Rua” serão abertos também nas ruas Argentina, Israel, Japão, Paquistão, Egito e Projetada, todas estas no Anjo da Guarda, e em vias de outros bairros da região, entre estes o Gancharia, onde serão pavimentadas as ruas Tancredo Neves, Três, 1ª, 2ª e 3ª travessas da Rua 3.

“Só no Anjo da Guarda e no Gancharia vamos implantar mais cinco quilômetros de asfalto, representando um grande passo na infraestrutura desses dois bairros”, afirmou Antônio Araújo, acrescentando ainda que, concomitantemente, as obras do programa ‘Asfalto na Rua’ estão a pleno vapor também em outros setores da cidade, como no Cohaserma e Parque Shalom.

INFRAESTRUTURA

Em sua primeira gestão, o prefeito Edivaldo realizou o maior programa de urbanização de São Luís, com obras de infraestrutura urbana estruturantes, entre as quais, recapeamento asfáltico, implantação de novas vias e construção e ampliação de redes de macro e microdrenagem, alcançando dezenas de bairros e impactando na melhoria das condições de vida de centenas de milhares de famílias.

O programa “Asfalto na Rua” soma-se também ao conjunto de obras de urbanização executados na primeira gestão do prefeito Edivaldo quando foram pavimentadas mais de 450 km de vias urbanas, alcançando mais de 100 bairros. O benefício vai além das melhorias do aspecto urbano em si, com impactos para a saúde pública, a mobilidade urbana e a autoestima dos cidadãos.

 

“Vejo que as obras estão avançando em ritmo acelerado aqui no nosso bairro e isso nos deixa felizes. A chegada do asfalto em nossa rua foi a realização de um grande sonho acalentado por todos nós, moradores, que há décadas aguardávamos por esse trabalho”, relatou a dona de casa Neusa de Jesus Galvão, 76 anos, moradora da Rua Argélia, via do Anjo da Guarda contemplada pelo projeto.

“Eu já tinha até perdido as esperanças de um dia ver nossa rua asfaltada. Somente agora, após décadas de abandono, enfim, uma administração atendeu a nossas reivindicações por melhorias aqui”, afirmou a aposentada Rosa Ferraz, 67 anos, também moradora da Rua Argélia, no Anjo da Guarda.

O pedreiro Edivaldo Souza, 32 anos, morador da rua Girassol, no Residencial Paraíso, enaltece os serviço iniciados na via. “Está ficando maravilhoso o trabalho aqui. É o fim de anos de transtornos que vivíamos em todo período chuvoso”, relatou ele.

“As obras chegaram em muito boa hora. O período chuvoso danificou demais nossa rua. Ver os serviços sendo iniciados aqui nos trouxe um grande alento”, observou a comerciante Jocilene Pereira, 50 anos, moradora da rua Argélia.

A melhor Sexta Forrozeira de São Luís é no Mattutu’s

O Trio Forró Pegado leva o melhor do Forró Pé de Serra para os frequentadores

 

 

 

 

 

 

 

Agosto começou com tudo no Matuttu’s Bar e Restaurante e Botequim. Em clima de celebração. A maior Sexta Forrozeira de São Luís, começa às 20h com o Trio Forró Pegado tocando o melhor do forró pé de serra. A programação também conta com Forró Free Loucos do vocalista Márcio Legal, a partir das 23h, levando o Forró, Sertanejo e Arrocha.

Comandada pelo gerente executivo Jorge Oliveira, a casa é muito boa e o chope é muito gostoso. Se você bebe bem, peça uma cereja de 600ml que sai muito mais em conta, e o cardápio é extenso e inclui muita comida típica do Nordeste.

 

Serviço

O quê: Trio Forró Pegado e Forró Free Loucos

Quando: sexta-feira

Horário: 20h

Onde: Matuttu’s Bar e Restaurante e Botequim (Av Daniel de La Touche)

Forró Free Loucos do vocalista Márcio Legal, traz o melhor do Forró, Sertanejo e Arrocha.

Natura e Fundação Banco do Brasil firmam parceria inédita para beneficiar comunidades da Amazônia

Convênio possibilitará ações conjuntas de apoio a projetos nas áreas de inovação, pesquisa e produção sustentável

A Natura e a Fundação Banco do Brasil assinaram nesta quinta-feira parceria inédita para fortalecer o uso de produtos e serviços da sociobiodiversidade da Amazônia, a partir do apoio a projetos nas áreas de inovação, pesquisa e produção sustentável, atendendo diretamente às comunidades agroextrativistas da região.

O primeiro projeto do convênio, com ênfase na produção sustentável, irá atender mais de 200 famílias de quatro comunidades da região do Baixo Tocantins, no Pará, contribuindo para a capacitação técnica das cooperativas e à adoção de tecnologias sociais adaptadas à agricultura familiar e ao agroextrativismo sustentável.

O investimento inicial no projeto, de R$ 190 mil, será aportado pela Fundação Banco do Brasil para a construção de 10 secadores solares de alta eficiência, que vão melhorar a qualidade da produção de andiroba e murumuru, ingredientes da biodiversidade usados pela Natura em seus produtos. A parceria prevê ainda fornecimento de 40 cadeiras para a coleta de patauá das palmeiras pelas comunidades extrativistas da região.

Em contrapartida a Natura irá fornecer, por meio de sua área de Gestão de Relacionamento e Abastecimento com Comunidades, capacitações e assistência técnica para essas famílias, de forma que consigam melhorar a qualidade dos óleos e tenham maior segurança na coleta do patauá.

A iniciativa será desenvolvida no âmbito do Programa Amazônia, criado pela Natura em 2011, com o objetivo de impulsionar um novo modelo de desenvolvimento, mais inclusivo e sustentável, partindo do princípio de que a floresta pode ter mais valor em pé do que derrubada. Ao longo dos  últimos seis anos, a Natura já investiu mais de R$ 1 bilhão na região por meio do programa, beneficiando mais de 2 mil famílias em 28 comunidades.

“O convênio entre Natura e Fundação Banco do Brasil soma esforços; ele é uma sinergia entre empresas que acreditam que os negócios podem estar à serviço da geração de impacto positivo no meio ambiente e na sociedade”, afirma Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura. “Lado a lado, vamos alavancar a inovação na região amazônica, contribuir com a capacitação técnica de cooperativas e beneficiar a população local”, complementa.

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística da Fundação Banco do Brasil, Valter Coelho de Sá, “a parceria inédita com a Natura agrega esforços para trazer a melhoria de vida das pessoas por meio de iniciativas que promovam a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento sustentável. Além disso, reaplica tecnologias sociais, metodologias simples que têm baixo custo e alta eficiência na solução de problemas sociais. A experiência e a atuação das duas empresas na região possibilitam uma maior transformação social”.

Essa iniciativa destaca a importância de alianças multissetoriais para o fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis do bioma da Amazônia.

As comunidades beneficiadas no Pará pelo primeiro projeto são:

– Cooperativa Mista Agroextrativista de Santo Antônio do Tauá – Camtauá  – Santo Antonio do Taúa

– Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba(Cofruta) – Abaetetuba

– Cooperativa de Resistência de Cametá (CART) – Cametá

– Associação de Moradores e Agricultores de Jauari Caminhando com Cristo – J Mojú

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações nos EUA, França, Chile, México, Peru, Colômbia e Argentina. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico.

Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: LinkedinFacebookInstagramTwitter e Youtube.

 

Sobre a Fundação Banco do Brasil
Em 31 anos de existência, a Fundação Banco do Brasil atua na articulação de diferentes atores sociais na busca por soluções efetivas para aspectos fundamentais do desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras. Nos últimos dez anos, 2007 a 2016, 3,8 milhões de pessoas tiveram suas vidas transformadas por mais de 6,5 mil projetos apoiados e investimentos sociais que totalizam R$ 2,6 bilhões. Suas ações são desenvolvidas em cinco vetores de atuação: Água, Agroecologia, Agroindústria, Resíduos Sólidos e Educação. 

Conheça mais sobre a Fundação BB no site fbb.org.br e confira seus perfis nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e YouTube.

Moradores do Anjo da Guarda aprovam chegada do programa “Asfalto na Rua”

 

Moradores do Anjo da Guarda aprovam chegada do programa ″Asfalto na Rua″O asfalto novinho está mudando o cenário de várias ruas no bairro do Anjo da Guarda e da Gancharia. Para os moradores o sentimento é de satisfação. Na Rua Argélia, os trabalhos iniciaram ainda pela manhã e se estenderam ao longo do dia, nesta quinta-feira (3). O resultado é a pavimentação nova restaurando as condições da via e alegrando quem há décadas esperava por esse benefício. Os serviços na Rua Argélia integram as ações do programa “Asfalto na Rua”, da Prefeitura de São Luís e a meta é renovar mais de 100 quilômetros de vias em diversos bairros da capital.

O prefeito Edivaldo pontua que o “Asfalto na Rua” é mais um importante benefício para a cidade e que vai melhorar a mobilidade e infraestrutura urbana. “Estamos conseguindo realizar obras, apesar do momento de crise que já prejudica diversas cidades do país. Estamos atentos a demanda da população por obras em suas ruas”, disse o prefeito enfatizando os esforços para ampliar as ações e levar as melhorias a um maior número de bairros. “É a continuidade de um trabalho sério e transparente que iniciou na nossa primeira gestão com o maior programa de urbanização de São Luís. E vamos prosseguir com esse trabalho”, enfatizou o prefeito.

Morador da Rua Argélia desde que nasceu o autônomo Caio de Sousa Costa, 33 anos, acompanhou a pavimentação e já vislumbrava um espaço mais adequado para sua família – mulher e duas filhas. Ver a rua sendo renovada trouxe para ele esperança de dias melhores. “A gente se sente mais valorizado, mais digno e tem a certeza de que o poder público olha por todos os moradores. A rua está bonita e até me animo em deixar minhas filhas brincarem fora de casa”, enfatizou.

 

 

“Eu quero é ver todas as ruas do meu bairro com asfalto novinho. Fica mais bonito. Todo mundo aqui é morador antigo, que cada pai conhece os filhos do vizinho e a gente sempre se ajudou para diminuir os problemas. Que bom que o asfalto novo está chegando para nós”, enfatizou o pedreiro Anelis Rabelo, 62 anos, que também mora na Rua Argélia.

Na Rua Austrália, mesmo bairro, toda a extensão da rua recebeu novo asfalto e os problemas com buracos e imperfeições ficaram para trás, ressaltou a moradora Auricélia Sodré Ferreira, 41 anos. “Valoriza o bairro. É mais estrutura e melhor para nós. Eu, que moro aqui há muitos anos, esperava mesmo que a gente tivesse essa benfeitoria. Eu adorei que minha rua foi lembrada”, disse.

As vias transversais também recebem as ações do “Asfalto na Rua”, a exemplo da Rua Chile, que está na etapa de terraplanagem para depois receber o asfalto. A dona de casa Durvalina da Conceição Ribeiro, 52 anos, disse estar ansiosa para ver o trecho pavimentado. “É um sonho antigo da gente que quer as melhorias no nosso bairro. A gente quer poder andar em uma rua que não vai causar acidente por causa de buraco e nem dificultar entrada de carros, como era aqui antes”, disse, referindo-se a dificuldade dos moradores para receber encomendas de lojas e outros serviços.

BENEFÍCIOS

Antes de implantar o “Asfalto na Rua”, a Prefeitura realizou diversos outros programas de infraestrutura em mais de 100 bairros da capital. Um deles foi a Vila Isabel. São 13 anos morando e trabalhando na Avenida Jairzinho, naquele bairro localizado na área Itaqui-Bacanga e só na gestão do prefeito Edivaldo a estudante Thaismara Sá Soares, 24 anos, pode dizer que vive em uma área adequada.

A avenida era historicamente conhecida pelos inúmeros buracos em toda a extensão e a consequente dificuldade de acesso que prejudicava, inclusive, a passagem de veículos. A chegada do asfalto na via trouxe mais mobilidade, segurança e tranquilidade, afirma a moradora.

 

Para a estudante moradora da Vila Isabel, o asfalto veio trazer, além de estrutura, mais dignidade para quem mora no local. “Era complicado andar aqui e por causa do monte de buracos, nem viaturas da polícia conseguiam entrar. A reclamação era grande. Hoje, a gente vê outro cenário. Eu me sinto mais segura na rua que moro e também, a rua está mais decente, mais bonita”, garantiu Thaismara Soares. O serviço da Prefeitura ampliou e melhorou o acesso com a interligação da Rua da Mangueira, na Vila Isabel, à Rua da Juçara, no Anjo da Guarda, tirando centenas de pessoas do isolamento.

“O mato aqui fechava esta rua e a saída era dar a volta pela avenida para ter acesso ao outro bairro. E o pior, polícia não entrava e suspeitos faziam a festa. A gente nem se atrevia a ficar nas portas quando anoitecia. Hoje é totalmente diferente. Totalmente melhor. Meu filho até brinca na porta e eu vi meu imóvel valorizar depois dessa obra”, afirmou o fiscal Erison Martins, 30 anos. Ele mora no local há nove anos e a melhoria estrutural da Prefeitura o estimulou a montar um negócio que lhe garante uma renda melhor para a família. “Só trouxe benefício. Tenho esse lava jato e agora moro num lugar que sinto mais tranquilidade para criar meu filho”, garantiu.

Valorização do espaço, mais segurança e mais clientes para o vigilante Damião Silva Pinheiro, 46, que tem um box na feira da Vila Isabel. Ele conserta aparelhos eletroeletrônicos e afirma que depois do asfalto o local se transformou para melhor. “Só quem mora é que sabe e que aprova essas melhorias. Para muita gente pode não ser nada, mas, para mim foi uma mudança radical. Eu era inseguro de trabalhar aqui e ficava esperando cliente que não vinha. A gente sempre teve esperança de melhorar e melhorou”, disse ele, que há 22 anos é morador e comerciante na área.

INFRAESTRUTURA PARA SÃO LUÍS

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, disse que o conjunto de melhorias tem como principal objetivo garantir a mobilidade urbana, a fluidez do trânsito e a melhor qualidade de vida à população. “É um pacote de serviços diversos de infraestrutura que contribui também para melhorar o aspecto urbanístico da cidade. Temos trabalho de manutenção da pavimentação para garantir mais condições de acesso e mobilidade às pessoas e para o desenvolvimento urbano da cidade”, destaca o gestor.

No conjunto de melhorias estão incluídas várias ações de recuperação de ruas e avenidas executado pela Prefeitura, constam recuperação asfáltica no Quebra Pote, Parque Vitória e São Bernardo; drenagem no Vicente Fialho, Alemanha e Coroado; terraplenagem na Cidade Olímpica e Jardim São Cristóvão; e urbanização em vias do Residencial Paraíso e Coroadinho. As avenidas 1 e 2, na Cidade Olímpica serão interligadas com serviços de terraplenagem e melhoramento da via de acesso à Vila Betel, na zona rural de São Luís, com raspagem mecanizada.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima