APLICATIVOS CRIADOS POR NORDESTINOS TRANSFORMAM PROBLEMAS DO COTIDIANO EM SOLUÇÕES FÁCEIS E ACESSÍVEIS

O empresário alagoano Paulo Tenório e seu sócio na Trakto Jorge Henrique; que acabaram de promover em Maceió o evento “Marketing Show” para inspirar novos empreendedores

Exemplos inspiradores da startup alagoana Trakto.io que já é modelo de negócio internacional e do universitário maranhense que quer ajudar colegas a gerenciar notas acadêmicas

Nunca foi tão fácil mudar o mundo, e sem sair do quintal da sua casa, em qualquer região do planeta! Essa afirmação bem resume o poder de influência e abrangência que existe na nova sociedade em rede e disruptiva; na qual a tecnologia associada a algum conhecimento de empreendedorismo estão transformando o que antes era um problema para muitos, em lucrativos negócios globais. São as chamadas startups, empresas que em sua maioria pertencem a jovens aficionados por tecnologia, e que estão mudando a vida das pessoas com os chamados aplicativos, soluções de fácil uso e que facilitam e agilizam a vida de seus usuários. E o melhor, o Nordeste brasileiro já é um celeiro de bons exemplos, empresas que são modelo de negócio até internacionalmente.

Um exemplo disso é o portal criado pelo designer alagoano Paulo Tenório, o Trakto.io, uma ferramenta que inicialmente era voltada para orientar e calcular projetos de designers profissionais, mas que evoluiu para algo bem maior e ainda mais útil: um portal onde pessoas leigas em design podem criar e editar de forma simples e rápida os mais variados trabalhos com estilo profissional – apresentações, ebooks, posts para redes sociais, materiais gráficos como cartazes e cartões de visita, entre outros itens. Tudo fácil e bem barato, mediante uma assinatura que o usuário paga direto no site da empresa, para ter acesso à ferramenta.   

E a história de sucesso do empresário alagoano Paulo Tenório não parou aí. Depois de vários prêmios conquistados e clientes fidelizados, a startup de marketing digital Trakto foi parar no maior evento de empreendedorismo do Valey do Silício, o berço da inovação na região da Califórnia (EUA), em junho de 2016.

Paulo Tenório foi convidado pela Casa Branca para compartilhar a história do seu empreendimento no Global Entrepreneurship Summit (GES), na Universidade de Stanford, no evento criado pelo presidente Barack Obama com a finalidade de conectar empreendedores do mundo inteiro e mostrar que o empreendedorismo é o principal caminho para a transformação social.

“Minha história chegou até o Obama graças ao artigo no Medium, no qual escrevi sobre como a empresa americana Stripe, através do programa Atlas, me fez sonhar grande e montar uma empresa global, mesmo estando em Maceió, no Nordeste do Brasil, e em um dos estados mais violentos e pobres de um país, que está vivendo uma terrível crise política, econômica e social”, conta Paulo.

Com uma história de vida como a de tantos outros brasileiros, marcada por dúvidas e instabilidades profissionais, altos e baixos, e crises familiares como a doença de um pai ou uma irmão que nos exigem grande força e resiliência, Paulo Tenório perseverou e acreditou em sua ideia, e fez dela um negócio que hoje revoluciona a vida de muitas pessoas no planeta. Mas ainda guarda a emoção do ter sido convidado de Obama para estar ao lado de grandes empreendedores mundiais:

“Ter sido reconhecido pelo governo norte – americano; ter a sua história lida pelo presidente Obama e saber que de alguma forma, puder contribuir para inspirar outras pessoas me deixou com a fé renovada. E para os que estão começando agora, a grande dica é seguir o lema do Obama, que diz “sim, nós podemos” (Yes, We Can)”, declara Paulo Tenório.

ALUNO DA FACULDADE DEVRY SÃO LUÍS CRIA APLICATIVO PARA GESTÃO DE NOTAS

E nas salas de aulas maranhenses também estão surgindo novas e revolucionárias ferramentasDa teoria à prática. Da dúvida à solução acessível, rápida, descomplicada e gratuita.

Essa é a proposta do aplicativo “Tô na Média”, uma ferramenta que vai ajudar alunos das instituições de educação superior maranhenses a calcular o seu desempenho acadêmico, em uma aplicação 100% concebida por quem entende de perto a necessidade, o próprio aluno.

A ideia é do jovem João Victor Barros Assis, aluno do último ano de Gestão de Tecnologia da Informação na Faculdade DeVry São Luís. O aplicativo, inicialmente apenas disponível para sistema Android, está prestes a ser liberado para download gratuito na loja virtual da Google Play.

“Percebi a necessidade convivendo com meus colegas na DeVry, principalmente os calouros, que não sabiam bem como calcular a média acadêmica de cada disciplina. E assim, criei essa ferramenta para que todos possam monitorar de perto e melhor seu desempenho acadêmico”, diz o aluno.

Segundo o professor Antonio Fhillipi Silva, coordenador do curso de Gestão de TI da Faculdade, Victor contou com todo o apoio da Instituição para desenvolver o projeto, inicialmente apresentado como estudo de caso da disciplina Computação Móvel e Temas Tecnológicos em Infraestrutura Tecnológica:

“A Faculdade disponibilizou toda a sua infraestrutura, a exemplo do laboratório de informática e da biblioteca; além de professores e monitores para tirarem dúvidas durante a execução do projeto. Ficamos muito felizes com o resultado final, e, mais ainda, com o espírito empreendedor e inovador do aluno Joao Victor”, disse o coordenador Fhillipi.

Entusiasmado com seu primeiro projeto, o aluno João Victor Assis já possui outras ideias em mente para, em breve, criar novas ferramentas que possam facilitar a vida das pessoas. Ele, assim como o alagoano Paulo Tenório, também sonha em ter um dia uma startup para fazer a diferença no mundo. E conta com total apoio de sua Faculdade para seguir sonhando e criando.

“Esse é o papel de protagonismo ativo que a metodologia acadêmica da Faculdade DeVry São Luís estimula nos seus alunos desde os primeiros anos acadêmicos. Integrante daAdtalem Educacional do Brasil, a Faculdade DeVry São Luís é a única faculdade internacional do Maranhão, e empodera seus alunos para a  inovação, aliando conhecimentos teóricos utilizados na prática”, declarou a Gerente Geral da instituição, profa. Lucia Gauber.

O aluno maranhense João Victor Assis, que acaba de criar um aplicativo para ajudar outros universitários a fazer a gestão de suas notas acadêmicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima