Copa Maranhão Sub-19 começa no próximo domingo

A primeira etapa regional da Copa Maranhão de Futebol Sub-19 está prestes a começar. No próximo domingo (25), a bola rola para um dos principais torneios da categoria de base do estado. E o local escolhido para sediar a etapa de abertura da competição é a cidade de Imperatriz.

Seis times disputarão a primeira regional da Copa Maranhão. As equipes foram distribuídas em duas chaves. O Grupo A é formado pelo Campinense (Porto Franco, União Bom Jardim (Açailândia) e Aprovação Ceac/Eduardo Nava. Já o B é composto pelo Tocantins (Imperatriz), Bola de Ouro (Açailândia) e BE10 Riachão (Riachão).

A fórmula de disputa é bem simples. Na primeira fase, os times se enfrentam entre si dentro de seus respectivos grupos. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. Quem vencer os jogos do mata-mata estará na grande decisão, marcada para ocorrer no dia 29 deste mês.

Vale destacar que o campeão desta etapa regional se classificará para a fase final da Copa Maranhão Sub-19. A organização do torneio ainda irá promover outras quatro etapas antes de ser conhecido o representante maranhense na Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem.

Inscrições

Continuam abertas as inscrições para a edição 2017 da Copa Maranhão de Futebol Sub-19, tradicional competição que concederá ao campeão deste ano uma vaga para a Copa São Paulo de Futebol Junior do próximo ano. Para realizar as inscrições, as equipes devem entrar em contato com a organização da Copa Maranhão pelos telefones (98) 98114-8309 ou (98) 98114-7099.

De acordo com o cronograma, após a realização da etapa regional em Imperatriz, o torneio segue para São Luís, sede da segunda regional entre os dias 6 e 13 de julho. Na sequência, entre os dias 20 e 23 de julho, os jogos serão realizados em Caxias. Ainda em julho, partir do dia 27, ocorre a etapa na cidade de São Mateus. E, entre os dias 3 e 8 de agosto, é a vez de Pinheiro sediar uma regional.

Forró da Moçada, a festa junina mais tradicional e elegante de São Luís

Com todas as características de um grande arraial, autenticamente junino, o Forró da Moçada, do renomado jornalista Nedilson Machado, marca a abertura dos festejos da época pela alegria e presença glamurosa de grande parte da nova geração de São Luís, jovens que incorporam o espírito da tradicional festa que já conta anos de sucesso no agitado currículo de eventos do colunista. Dos trajes caprichadíssimos à animação, deu para perceber que a juventude maranhense de hoje, por mais moderna que seja não perdeu as suas raízes culturais e festeiras.

Vem aí o Forró da Moçada 2017, a festa junina mais tradicional e elegante da cidade. Sexta-feira, dia 23 de Junho a partir das 22h na Class Eventos Calhau. Serviço All Inclusive e para comandar a festa, Jr.Dantas, Alexandra Nícolas , Pepê Jr e banda Xote Maranhense.

 

 

Serviço:

O que?  Forró da Moçada

 

Quando?  23 de junho

Traje: Junino

Onde? Class Eventos

Atrações: Jr.Dantas (GO), Alexandra Nícolas , Pepê Jr e banda Xote Maranhense.

Horário: 22h

Serviço All Inclusive (OPEN GELADO DE CERVEJA)

Valor

R$ 80,00 – Inteira

Pontos de Venda:

Lacoste Holandeses – (98) 3227-8289

Bilheteria Digital – (98) 3015-3017

Informações:

(98) 99113-1101

Realização:

Nedilson Machado

MM Produtora SLZ e Class Eventos

Assessoria: Rita Matos Assessoria de Imprensa e Comunicação

 

 

Vacina contra a gripe ainda está disponível nos postos de saúde da Prefeitura de São Luís

Mesmo com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a Prefeitura ainda está disponibilizando as vacinas na rede municipal até o final do estoque, para ampliar a cobertura vacinal. A vacina que está disponível é a trivalente, que imuniza contra os dois tipos de gripe sazonal e também contra o tipo H1N1.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que nacionalmente houve baixa procura pela vacina, mesmo sendo esta uma das melhores formas de prevenir a gripe e suas complicações. “O país inteiro teve dificuldade na conscientização dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde para serem imunizados; por isso, foi a vacinação foi liberada para todos. Quem quiser vacinar deve procurar os postos de saúde e garantir essa importante forma de proteção contra uma doença que pode ter sérias consequências”, afirma.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) indicam que até o encerramento da campanha foram aplicadas 150.509 doses da vacina contra influenza, o que representa 74,8% da meta. De acordo com a totalização, o público-alvo que mais vacinou foi o dos idosos (69.483 doses), e entre as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, a cobertura chegou a 60,1%.

A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo diz que a mobilização vai continuar nas 61 unidades de saúde onde há a vacina. “Deveremos contar com a ação das equipes de Saúde da Família, que vão fazer a sensibilização dos grupos prioritários durante as visitas domiciliares, e assim garantir que em pouco tempo a meta possa ser atingida”, explica. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi realizada no período de 17 de abril a 9 de junho.

Prefeitura avalia qualidade de alimentos que compõem cardápio da merenda escolar

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou teste de degustação e avaliação sensorial de alimentos da agricultura familiar, nesta segunda-feira (19), no auditório da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, Alemanha. A iniciativa analisou a qualidade dos itens que serão servidos no cardápio escolar das unidades de ensino municipais da rede e escolas comunitárias conveniadas.

Para fazer o teste estiveram presentes representantes da equipe da Superintendência do Apoio ao Educando da Semed, representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comai), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e membros das escolas comunitárias.

“O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades da Prefeitura de São Luís. Ao garantir a quantidade e qualidade correta de produtos, possibilitamos o desenvolvimento integral e saudável, potencializando também o aprendizado. Além de oferecer alimentos de boa qualidade na merenda escolar fortalecemos a agricultura local”, destacou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

Os itens degustados foram variados, entre frutas, legumes e verduras: abóbora, banana, cheiro verde, cebolinha, couve, feijão verde, mamão, macaxeira, maxixe, melancia, melão, milho verde, quiabo, vinagreira, polpa de fruta abacaxi e goiaba. Os degustadores avaliaram os produtos de acordo com a qualidade, textura, odor, aspecto, rendimento e sabor. Uma ficha foi preenchida para informar ao final de cada grupo de degustação de alimentos aprovação ou reprovação dos itens.

NORMAS

A representante do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Nathália Karoline Sousa dos Santos, destacou que a degustação está dentro das normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que contribui na qualidade da merenda escolar. “Estamos atribuindo os critérios explicados pelas nutricionistas da rede nos produtos oferecidos, e até o momento está tudo muito bom. A abóbora, por exemplo, um dos itens da minha avaliação, considerei a aparência e consistência, além do odor que estava dentro do esperado”, destacou.

Articuladora do Fórum das Escolas Comunitárias, Telma Marques Arouche, ressaltou a organização e oportunidade de todos os representantes, coletivamente, contribuírem para a escolha do cardápio. “Boa iniciativa de fazer com que todos, em um único objetivo, tragam benefícios para os estudantes das escolas públicas. A avaliação também ajuda no diálogo com os fornecedores. Assim, avaliamos os alimentos e conhecemos os agricultores”, disse.

Estão participando do processo e foram habilitados de acordo com os critérios das amostras para avaliação: Grupo Terra do Rumo, Associação de Agricultores Rurais e Cidadania da Terra do Rumo, Associação Cinturão Verde Vila Sarney Filho, Associação Agricultores Matões Matinha, Instituto Educacional Beneficente Alto da Vitória, Cooperativa de Trabalho em Agricultura Familiar e Agronegócio dos Produtores de Arraial, Cooperativa de Agricultores Familiares do Cinturão Verde, Associação Comunitária Quilombola Oiteiro, União dos Moradores Forca do Povo do Povoado de Arraial e ABEPCMBCA.

 

OPORTUNIDADE

De acordo com a cooperada da Cooperativa de Agricultores Familiares do Cinturão Verde, Ilsa Ribeiro, a oportunidade de contribuir com o fornecimento para as escolas vai ajudar no escoamento da produção, com consequente aumento de renda. “Saber que os alimentos vão sair da nossa própria cidade e dos agricultores locais já é uma valorização para nosso trabalho”, comemorou.

Cleomar Matos, presidente da Cooperativa de Trabalho em Agricultura Familiar e Agronegócio dos Produtores de Arraial disse que o prefeito Edivaldo teve sensibilidade aos agricultores da terra. “Essa oportunidade única incentiva cada vez mais o nosso trabalho. Estamos motivados em fazer essa parceria”, completou.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Os recursos para a alimentação escolar são do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). De iniciativa do Governo Federal e executado em parceria com estados e municípios, o programa foi implantado em São Luís na gestão do prefeito Edivaldo.

O Pnae estabelece que o cardápio da alimentação escolar deve ser programado de modo a suprir, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais diárias dos estudantes. A elaboração do cardápio deve ser feita para promover alimentação saudável, respeitando-se os hábitos alimentares de cada localidade, sua vocação agrícola e preferência por produtos básicos, dando prioridade, dentre esses, aos semi-elaborados e aos “in natura”.

Conferência Municipal de Saúde reúne representantes do poder público e da sociedade civil

Com o tema “Democracia na Saúde: direito do povo e dever do Estado”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciaram nesta segunda-feira (19), a 11ª Conferência Municipal de Saúde. O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representou o prefeito Edivaldo na abertura do evento que tem como meta principal discutir e propor políticas de saúde ao Plano Plurianual (PPA) da gestão municipal.

O evento, realizado no auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reúne diversos segmentos sociais e órgãos públicos. As atividades da 11ª Conferência Municipal de Saúde prosseguem nesta terça-feira (20), a partir das 8h30, com as mesas temáticas que vão discutir a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS) e epidemiologia, entre outros temas. Ao final todas as propostas serão levadas à plenária, e serão escolhidos os delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

O vice-prefeito parabenizou todos os conselheiros de saúde e delegados da conferência, ressaltando a importância da discussão sobre os problemas e soluções para a saúde nesse momento de crise pela qual passa o Brasil. “O nosso prefeito Edivaldo tem a clareza do enfrentamento dos desafios na saúde. Mas, pela primeira vez existe uma união entre Estado e município para enfrentar juntos os desafios. E nesse objetivo, a conferência vem a somar porque vai apontar para o PPA os gargalos, um papel importante para que possamos avançar mais e fortalecer a saúde pública, tornando o sistema mais democrático”, destacou Julio Pinheiro.

A abertura da Conferência foi feita pela secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, que preside o Conselho e ressaltou o comprometimento da gestão municipal com o controle social na saúde. “O prefeito Edivaldo valoriza a participação popular, por isso, sancionou recentemente a nova lei de constituição do Conselho e apoiou capacitação dirigida aos conselheiros. Isso foi feito porque a gestão sabe que o acompanhamento feito pelos usuários resulta em mais humanização, equidade e atendimento às necessidades de saúde da população”, disse a secretária.

No primeiro dia do evento, a programação contou com duas palestras, abordando “Gestão e Recursos Financeiros” e “Por Democracia na Saúde: Direito do Povo e Dever do Estado”, ministradas pelo superintendente de Planejamento da Semus, Henrique Jorge dos Santos e pelo vice-presidente do CMS, Jean Marie Van Damme, respectivamente. As abordagens foram seguidas por debates com participação de representantes dos gestores das unidades, trabalhadores da saúde e conselheiros comunitários.

Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jean Marie Van Dame, o empenho de todos os conselheiros de saúde foi fundamental para que o evento fosse realizado, assim como o apoio do setor de educação em saúde do município.

A conselheira Taurina de Jesus afirmou que a Conferência é um fórum democrático que permite identificar as reais demandas da comunidade. “Nós fiscalizamos para a gestão ter um trabalho melhor”, afirmou.

Participaram da mesa de abertura do evento o vice-prefeito, Julio Pinheiro; a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe; a reitora da UFMA, Nair Portela; o secretário municipal de Governo, Lula Fylho; o vice-presidente do CMS, Jean Marie Van Damme; e o coordenador de Vigilância da Secretaria de Estado da Saúde, Edmílson Diniz.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima