O presidente do IDAC, Antonio Aragão, já está solto


 

O presidente do Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania (IDAC), Antonio Aragão, e mais dois outros representantes da entidade, Walterlino Silva Reis e Marco Serra dos Santos, já estão soltos. Os três foram beneficiados por meio de habeas corpus impetrado pelo advogado Celso Henrique Anchieta de Almeida, tendo o pedido de liberdade sido acatado pelo desembargador Olindo Menezes, do Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região.

Os três são acusados de terem desviado R$ 18 milhões dos recursos da saúde do Maranhão através do IDAC e foram presos no dia 2 de junho pela Polícia Federal, em São Luís, durante a Operação Rêmora. O Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania começou a administrar unidades de saúde do Maranhão no ano de 1994, ainda na gestão do saudoso ex-governador Jackson lago (PDT).

A Polícia Federal deflagrou no dia 2 de junho a 4ª fase da Operação Sermão aos Peixes, intitulada Operação Rêmora, que tem como objetivo apurar indícios de desvios de recursos públicos federais destinados ao sistema de saúde do estado do Maranhão. A quantia desviada supera a cifra de R$ 18 milhões.

As investigações apontam que o Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania (IDAC), uma organização social sem fins lucrativos, recebia milhões de reais dos cofres públicos, repassados pela Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão.

Essa verba se destinaria à administração de algumas unidades hospitalares estaduais (Hospital Regional de Carutapera, Hospital Geral de Barreirinhas, Hospital Aquiles Lisboa, Hospital de Paulino Neves, AME Barra do Corda, AME Imperatriz e a Unidade de Pronto Atendimento de Chapadinha/MA).

Ensino à distância cresce no Brasil; saiba as vantagens

O Brasil está descobrindo, e se encantando, pelos cursos de graduação a distância. A ideia de estudar em qualquer lugar, conciliando outras atividades tem aumentado o número de adeptos a essa modalidade. A maioria das pessoas enxergam nesse meio uma saída para obter o tão sonhado diploma de graduação e pós-graduação. Contudo, é preciso ter comprometimento e força de vontade por parte do aluno.

Esse cenário fica cada vez mais atrativo, por conta do avanço da tecnologia. Com internet mais rápida, já somos capazes de acompanhar aulas ao vivo, assistir a vídeos, acessar materiais de aula e trocar informações com colegas e tutores com mais tranquilidade.

O IV Seminário de líderes educacionais abordou esse tema com a palestra “Crescimento dos cursos de graduação – Ead no Brasil”, ministrada pelo diretor regional da Faculdade Estácio de Sá de São Luís, Geraldo Siqueira.

Geraldo Siqueira destacou que o crescimento do ensino a distância no país se deu por causa da credibilidade que as instituições e cursos ganharam nos últimos anos. O diploma de um curso em Ead tem o mesmo valor dos presenciais.

Outro aspecto analisado por Geraldo Siqueira é o fato da praticidade e comodidade que o aluno pode ter. O avanço tecnológico permite que a pessoa possa obter um diploma de graduação ou pós-graduação sem precisar sair de casa. Além disso, o aluno faz o seu horário. Esse fator é o que atrai muitos estudantes a optarem pela modalidade Ead.

O quesito economia é outro ponto atrativo do Ead, pois fazer um curso a distância sai, na maioria das vezes, bem mais barato que um tradicional. Contudo, Geraldo Siqueira alerta que é preciso um comprometimento, dedicação e, sobretudo, força de vontade por parte do aluno, pois sem esses pilares é impossível ter sucesso durante o processo acadêmico.

Marcial Lima participa de reuniões com comunidades de São Luís

Com o objetivo de ouvir e discutir soluções para os problemas da cidade de São Luís, o vereador Marcial Lima (PEN) segue visitando os bairros da capital maranhense. Esse contato direto com a população anima o parlamentar que elogia a participação popular em seu mandato. “Tem sido de forma quase que permanente nossos compromissos em várias comunidades, bairros e eventos de São Luís. Felizmente, tem sido uma referência estas nossas caminhadas e reuniões em vários bairros de São Luís”, afirmou o vereador.

Somente esta semana, Marcial Lima visitou quase dez comunidades. No Planalto Pingão, em uma reunião dos moradores, Marcial Lima prestou solidariedade às pessoas que vivem no conjunto, que reclamam de infraestrutura e falta de segurança. Segundo os moradores do bairro, é grande a quantidade de assaltos e arrombamentos de casas. A reunião foi na Associação do Bairro.

Representantes da PM e da Policia Civil estiveram participando do encontro com o objetivo de encontrar uma saída para diminuir a quantidade de ocorrências na região. Marcial disse que vai se juntar aos moradores para reforçar os apelos sobre segurança e infraestrutura.

Outros bairros

No bairro do Cohajap, um dos mais tradicionais de São Luís, Marcial Lima prestigiou o encerramento do Festejo de Santo Antônio, evento grande que reuniu uma multidão no pátio da igreja. “Precisamos valorizar e apoiar eventos que envolvem a religiosidade e o mundo cultural das pessoas”. Antes do Cohajap, o vereador já tinha passado pela igrejinha de Santo Antônio de Pádua, região do Turu, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Cohab.

No feriado dedicado a Corpus Christi, o vereador do Partido Ecológico Nacional participou de uma reunião com moradores da Comunidade Santa Clara. Ouviu as reclamações dos participantes do encontro e já definiu, para o mês de julho, outra reunião da comunidade em data a ser confirmada. “Na Santa Clara, ouvimos, atentamente, os apelos dos moradores, reclamações principalmente sobre falta de segurança, infraestrutura e precariedade da unidade de saúde do bairro”, disse Marcial Lima.

A jornada de reuniões e eventos não para. No fim de semana, Marcial Lima estará apoiando e participando de atividades no Turu e Cohab. Na Praça V, 2º Conjunto da Cohab, no sábado, é um dos apoiadores do São João da Família, que vai reunir moradores do entorno da praça é de toda a região. Nesse evento, estarão se apresentando atrações como Roberto Ricci, Bumba Meu Boi de Axixá e o Trio Forró do Poeirão. “O evento tem total apoio nosso“, concluiu o vereador.

Padrinho

Além de se reunir com diversas comunidades durante a semana, o vereador ainda foi convidado para ser padrinho do Boi Brilho do Sesc, grupo formado por idosos integrantes que participam de atividade desenvolvida pelo Sesc Deodoro. Sobre a brincadeira, Marcial Lima elogiou “o brilhante trabalho desenvolvido pelo órgão em defesa da pessoa idosa e de outros segmentos. Foi um sucesso o batizado do Brilho do Sesc em 2017”.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima