‘Feirinha São Luís’ terá segunda edição neste domingo (18) na Praça Benedito Leite

Uma amostra do que há de melhor na culinária, arte e cultura do Maranhão estão na ‘Feirinha São Luís’, evento que reúne agricultores familiares, artesãos e profissionais da gastronomia na Praça Benedito Leite (Centro), aos domingos, das 7h às 15h. A iniciativa da Prefeitura de São Luís tem como proposta revitalizar o espaço da praça, incentivar a pequena produção e promover o intercâmbio sociocultural. A segunda edição do evento, que acontece neste domingo (18), traz uma série de atrações folclóricas locais e destaca a arte e a boa comida maranhense.

O secretário municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa), Ivaldo Rodrigues, pontuou o sucesso da primeira feirinha destacando a organização, a variedade de opções e o importante espaço para lazer, e entretenimento da cidade. Ivaldo Rodrigues destaca que a ideia do evento é justamente reunir a população para apreciar a cultura, conhecer e consumir produtos tipicamente maranhenses, além de estimular os pequenos produtores e promover o resgate do espaço.

“Com o movimento da feirinha o comércio é aquecido em um dia em que, geralmente, não há tantas opções de compra e a praça é preservada. Estamos muito felizes com a receptividade do público, e por determinação do prefeito Edivaldo, o projeto acontecerá todos os domingos”, disse o gestor.

Nesta edição, um dos pontos altos do evento é a Barraca do Chef, que dá espaço a nomes reconhecidos da culinária maranhense e apresenta ao público pratos diferenciados, tradicionais e novidades. Quem comanda o espaço neste domingo é o chef Luciano Rosa, do Supermercado Mateus.

Para agradar ao paladar do público ele traz pratos típicos do período junino como torta de camarão, arroz de cuxá e Maria Isabel, bolos de macaxeira e tapioca e mingau de milho com amendoim. A proposta é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca maranhense. Na primeira edição, realizada no último domingo (11), o chef Melquíades Dantas optou por um cardápio surpresa, divulgado apenas na hora do evento. O profissional brindou o público com pratos típicos do período junino como torta de sururu, mingau de milho, compotas e bolos diversos.

 

CULTURA

Durante a feirinha, as atrações culturais se revezam animando os presentes e ao mesmo tempo divulgando as manifestações locais. Estão no cronograma desta edição a Banda da Feirinha, a partir das 8h, seguido do grupo de dança Cacuriá Assacana, Banda da Guarda Municipal, o boi Pirilampo (alternativo) que chega animando a partir das 11h, em seguida, o Grupo Lamparina e encerrando as atrações culturais, o boi Encanto da Ilha, às 13h.

Paralelo ao viés cultural, a ‘Feirinha São Luís’ vai se fortalecendo como espaço de lazer, de comércio, de interação social. Famílias inteiras podem aproveitar para curtir a praça e ainda levar para casa produtos tipicamente maranhenses, enfatiza o secretário Ivaldo Rodrigues.
Participam da feirinha 11 polos que comercializam produtos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia, além dos food trucks.

No evento são expostos e comercializados produtos e subprodutos da agricultura familiar, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, doces, compotas, queijos e comidas típicas do estado. “É uma boa oportunidade para prestigiar nossa cultura e consumir produtos de qualidade”, destaca o titular da Semapa.

A iniciativa tem parceria com as demais órgãos do município, o Banco do Nordeste, Governo do Estado, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, Academia Maranhense de Letras, Associação Comercial do Maranhão, Sub-Prefeitura do Centro-Histórico, Associação dos Moradores do Centro, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Iphan-MA, Arquidiocese de São Luís, Sindicado dos Trabalhadores Trabalhadoras Rurais de São Luís.

Prefeitura dá início às festividades juninas nos equipamentos sociais

Muita alegria e animação deram o tom ao início das festividades juninas nos equipamentos sociais da Prefeitura de São Luís, geridos pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). O público atendido pela Casa do Bairro e Abrigo Luz e Vida aproveitaram momentos de alegria e confraternização em uma programação recheada de atrações culturais e brincadeiras típicas de São João. Ao todo serão realizados nove festas alusivas ao período junino nos equipamentos sociais da Semcas.

A titular da pasta, Andreia Lauande, destacou a importância de estimular a difusão da tradição junina maranhense e também o desenvolvimento de habilidades artistas e culturais no público atendido pelos equipamentos sociais. “O São João no Maranhão é uma festa única, que une várias gerações em torno das mais ricas tradições culturais do estado. Realizamos em nossos equipamentos uma programação diversa, que além de levar lazer e descontração, estimula o nosso público a conhecer a própria cultura, assim como desenvolver habilidades artísticas, através da dança, o canto e o teatro”, disse Andreia Lauande.

CASA DO BAIRRO

O “arraiá” da Casa do Bairro movimentou a comunidade do bairro Desterro, que participou de uma festa regada a forró, quadrilha, bumba meu boi e desfile das rainhas, reis, princesas e príncipes caipiras. Além das atrações culturais protagonizadas pelas crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Casa, brincadeiras e comidas típicas do período junino fizeram parte da festa.

Ninguém ficou parado e uma das pessoas mais animadas era Darcy Ribeiro, 78 anos, mais conhecida como Dona Dadá. Ela aproveitou o momento para dançar e relembrar as tradições do São João. “Um dos maiores prazeres da minha vida é a dança, ainda mais nesse período maravilhoso, onde escutamos muito aquele forró de raiz, o bumba meu boi, tudo muito gostoso de bailar”, afirmou com entusiasmo.

Já para a dona de casa e moradora do Desterro, Maria do Socorro, 43 anos, a festa realizada na Casa do Bairro resgata o festejo junino brincado nas ruas e abraçado por toda a comunidade. “Uma festa linda, sem dúvidas. As pessoas puderam sair de suas casas para aproveitar um ambiente saudável, com segurança, resgatando os valores comunitários através das brincadeiras juninas”, disse a dona de casa.

ABRIGO LUZ E VIDA

“Ô lá vai boi meu boi brejeiro, com senhor São João na frente. Para vencer qualquer batalha e dar combate ao valente”. No abrigo Luz e Vida, o Boi Brejeiro, que é o bumba meu boi adaptado para o palco, foi o ponto alto das festividades. Com cantos e versos, os adolescentes atendidos pelo equipamento social, envolveram o público presente, que se divertiu com a história de Catirina e Pai Francisco.

Para o adolescente, S. S. P., 16 anos, que interpretou Catirina na adaptação, participar da brincadeira, foi mais uma oportunidade de explorar seus talentos, através da dança e teatro. “Foi uma experiência maravilhosa, eu gosto muito de danças e vivenciar esse período junino é muito bom, principalmente porque me lembro da época em que vivia no interior e fazia parte do Boi da Matinha”, explicou o adolescente.

Além do Boi Brejeiro, também fizeram parte da programação junina do Abrigo, apresentações da Companhia Barrica e dança do coco e carimbó com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Convivência da Vila Luizão.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima