Prefeitura e Alumar reforçam parcerias em favor de São Luís

O prefeito Edivaldo realizou, na manhã desta quinta-feira (8), visita institucional à Alumar, empresa com a qual a Prefeitura de São Luís mantém diversas parcerias nas áreas educacional, ambiental, social e de capacitação. O chefe do Executivo Municipal foi recebido pelo diretor de Operações do Consórcio Alcoa, Hélder Benevides Teixeira, oportunidade na qual discutiram a realização de novas ações parceiras em favor da cidade e da população.

“Estamos sempre em busca de realizar novas parcerias para o desenvolvimento de projetos importantes para nossa capital. E a Alumar tem sido uma grande parceira nesse sentido, sempre engajada em diversas ações conjuntas com a Prefeitura, principalmente em áreas de grande importância para o desenvolvimento social e humano. E esse é o objetivo de nossa visita à empresa: consolidar as parcerias já existentes e pleitear apoio a novas ações que vamos desenvolver na capital”, afirmou Edivaldo.

Acompanhado pelo vice-prefeito Julio Pinheiro, Edivaldo conheceu as instalações da empresa, que é um dos maiores complexos de produção de alumínio primário e alumina do mundo, com um investimento total de 4.8 bilhões de dólares em suas operações de refinaria e redução da bauxita para produção de alumínio, operando com 90% de mão de obra maranhense e centenas de fornecedores locais.

“No contexto operacional da Alumar, a Prefeitura de São Luís tem enorme importância, principalmente do ponto de vista social. Atualmente, grande maioria dos projetos de cunho social e ambiental que desenvolvemos conta com a parceria da Prefeitura. Além disso, tem atuado fortemente também no sentido de nos garantir o suporte necessário em assuntos que dizem respeito à facilitação na tramitação de nossos processos para investimentos que fazemos na cidade e, assim, continuarmos contribuindo com o desenvolvimento econômico e social local”, disse o diretor de Operações da Alumar, Hélder Benevides Teixeira.

PARCERIA

Entre os projetos executados pela Prefeitura em parceria com a Alumar estão a construção da UPA da Zona Rural e da Escola Artur Azevedo, em Pedrinhas; a Casa Familiar Rural, que desenvolve ações de incentivo à agricultura familiar; os projetos Conexão Sustentável e Ecoa, que realizam em dezenas de escolas municipais ações de educação ambiental e cidadania, além de capacitação de professores para atuarem como multiplicadores de informações nessas áreas, entre outros projetos.

“É importante mantermos o bom relacionamento institucional com empresas do porte da Alumar porque entendemos a necessidade de promovermos ações que estimulem o desenvolvimento socioeconômico da cidade e ampliem o esforço produtivo para a geração de mais empregos, implementação de serviços sociais importantes e crescimento do potencial econômico e humano locais”, observou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

Participaram também da visita os secretários municipais Moacir Feitosa (Educação), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Jota Pinto (Articulação Política) e a vereadora Concita Pinto.

Alunos da rede municipal de ensino participam de atividades educativas sobre o São João

Em ritmo do São João, época em que se apresenta uma das manifestações mais populares da capital, as crianças da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho participaram, nesta quinta-feira (8), de uma oficina de confecção e ornamentação de miniaturas de bumba meu boi. Durante a atividade, as crianças desenvolveram habilidade manual, exercitando o cognitivo.

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, desenvolver o processo artístico e imaginário coletivo presente na atividade cultural fomenta a valorização e enriquece o conhecimento de preservação da cultura brasileira desde os pequeninos. “A festa junina faz parte do calendário anual das escolas da rede e a principal finalidade é levar a ludicidade ao processo de aprendizagem social e cultural das crianças. Além disto, há o incentivo e apoio, desde cedo, à cultura popular do Maranhão, que é rica e diversa”, destacou o titular da Semed.

As atividades de cultura e lazer foram trabalhadas com os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho, no Turu. As crianças já haviam executado diversas atividades com a temática do São João do Maranhão: culinária, lendas, artesanatos entre outros.

 

VALORIZAÇÃO DA CULTURA

As professoras Surama Caldas, Ana Flávia Frota e Lourdes Barbara se uniram para produzir coletivamente a oficina de confecção do bumba meu boi. “Nessa oficina, as crianças vivenciam a experiência do processo de criação e confecção de miniaturas de bumba meu boi. Os boizinhos são feitos de cofo e enfeitados com papel, fitas, brilhos, paetês etc. Durante todas as atividades produzidas em sala de aula buscamos trabalhar a alfabetização e a valorização cultural”, explicou a professora Ana Flávia Frota.

Luiza da Conceição Azevedo da Silva, 7 anos, contou que adora o São João. “Na escola todo ano tem a nossa festa junina e eu gosto muito porque tem várias brincadeiras legais”. Para Sofia Vitória Diniz Ferreira, 8 anos, a lenda da Catirina foi o que chamou mais sua atenção. “A Catirina estava com muita fome e pediu para o marido para comer a língua do boi. Ela estava grávida e desejou”, contou a menina.

A professora Surama Caldas, 3º ano da escola Maria Alice Coutinho, destacou que entre os principais objetivos da oficina está em refletir sobre a possibilidade do folclore e da cultura popular com forma de resistência e preservação da memória e história social de um povo.
“Além da oficina de hoje, nós já aprendemos muito sobre o São João, fizemos também as pinturas das fogueiras de São João, Santo Antônio e São Pedro que fazem parte da festa”, disse Gustavo Barros da Silva, 8 anos.

Para a professora Lourdes Barbara, esses momentos dinâmicos que a escola proporciona de interação entre as turmas ajuda também no desenvolvimento social das crianças, principalmente as crianças que têm alguma necessidade especial como é o caso da estudante que teve paralisia cerebral, Bela Alexia Freitas, 12 anos, que ajudou na confecção do boi maior para o dia da festa junina na escola. Bela contou que está muito feliz por participar da atividade. “É bem divertido, eu gosto de brincar”, disse.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima