Semana Mundial do Brincar: É brincando que se cresce! Especialistas destacam a importância do brincar no desenvolvimento do ser humano

Quando se fala em brincadeiras, logo vem à mente a imagem de crianças. Essa associação direta se dá porque, no início da vida, com tantas descobertas, a mente humana exercita a imaginação para tentar entender o mundo. É exatamente isso o que explica o neuropediatra Paulo Martins, do Hapvida Saúde: “Brincando, as crianças reproduzem aquilo que veem e tentam compreender o mundo que as rodeia”, revela.

 

O que muitos adultos parecem não perceber é que o ato de brincar pode moldar completamente a personalidade e direcionar alguns valores que as crianças vão carregar para o resto da vida, a partir da infância. “Por isso, criança que não brinca tende a se tornar um adulto com dificuldade de relacionamento por causa da dificuldade de se expressar, expressar o que sente e o que pensa”, esclarece a psicóloga Joelina Abreu, também do Hapvida.

 

A especialista recomenda que os pais favoreçam a brincadeira dentro e fora de casa, mas alerta que as famílias não confundam esses momentos de brincar com o consumismo, o que é muito prejudicial. “Se os pais apenas encherem as crianças de brinquedos, vão dar a elas a impressão de que tudo é descartável, levando os filhos a reprodução desse comportamento nas outras fases da vida, como a adolescência e a idade adulta”, aponta Joelina. O ideal é promover momentos de descobertas por meio do exercício da imaginação.

 

É exatamente essa a proposta da Semana Mundial do Brincar, evento que ocorre em várias cidades do mundo todo, entre os dias 21 e 28 de maio. A iniciativa surgiu por meio da “Aliança pela Infância”, movimento internacional que prima pela infância plena como forma de melhorar as sociedades.

 

Em São Luís, estão previstas atividades como contação de histórias, brincadeiras populares, diversas oficinas, pintura de rosto e aulas de dança para a meninada do Coroadinho, bairro da capital maranhense. A programação ocorre no dia 27, sábado, das 8h às 11h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima