Fomentar o trabalho dos artistas maranhenses. Este é o principal objetivo do Espaço Cultural criado pela Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), com apoio da Prefeitura de São Luís. Instalado no São Luís Shopping (Jaracati), o espaço terá abertura oficial nesta quinta-feira (20), a partir das 16h.
“Essas parcerias são muito importantes para ampliar as políticas culturais da cidade de São Luís. O nosso objetivo é garantir mais parcerias com a sociedade civil e iniciativa privada no sentido de ampliar as ações para outros setores da cidade, como é o caso da Amei que inaugura este interessante espaço cultural no shopping”, afirmou Marlon Botão, secretário municipal de cultura.
O espaço cultural contará com programação diária e diferenciada, com palestras, debates, bate-papos, recitais, contação de histórias, saraus, performances musicais e artísticas de escritores e artistas nascidos ou radicados no Maranhão.
“Nós abrimos o espaço no último sábado, já com programação. No evento de inauguração, nosso objetivo foi trazer artistas e público para conhecer a proposta do espaço, que propõe estimular a diversidade cultural e dar visibilidade ao talento dos artistas maranhenses. Todo artista que desejar participar da programação terá as portas abertas”, explicou José Viegas, presidente da Associação Maranhense de Escritores Independentes.
O evento oficial de inauguração será quinta-feira (20), às 16h, com apresentação musical do violonista Hélio Bonfim e apresentação da companhia teatral Tramando Teatro. O visitante que comparecer ao espaço voltará no tempo, com a presença de atores e escritores vestidos com figurino do século XIX. A cantora Sheila Castro também fará participação especial na inauguração. Às 19h, o escritor Alberico Carneiro vai proferir palestra literária com o tema “Poesia versus Poema”.
“Não queremos ser protagonistas sozinhos da divulgação da cultura. Este espaço é o início de um projeto maior de levar a cultura ao povo, seja no shopping, seja na rua, seja nos espaços cultural, sempre fortalecendo iniciativas em parceria com a Prefeitura”, finalizou Botão.
PROGRAMAÇÃO
Dia 18 de abril
14h30 às 16h – Contando histórias Contação de histórias com os escritores infantis: Cleo Rolim, Natinho Costa Fênix, Neurivan Sousa e Sharlene Serra. Show de Coqueiro da Ilha
Dia 19 de abril
14h30 – 15h – Contação de histórias – Contação de histórias com Carro Biblioteca da SEMED
19h30 às 20h30 – Ante-estreia literária – Leitura do conto Obsessão – que será proximamente editado na Chiado Editora – seguido de um Bate-papo com o autor Fernando Reis.
Dia 20 de abril
16h – Solenidade de inauguração do Espaço Cultural AMEI
Palestra literária – Tema: Poesia versus Poema – com ALBERICO CARNEIRO
Dia 22 de abril
16h às 16h30 – Contando histórias – “O gatinho que não sabia miar” com o autor Natinho Costa Fênix
18h30 às 20h – Sarau EnCanto -Poesia e Canto, com os poetas Carlos Paixão, Mateus Borges e Marcus Franco e a participação especial do cantor Gileno Silva.
SAIBA MAIS
AMEI
A Associação Maranhense de Escritores Independentes surgiu de um sonho iniciado a partir da primeira edição da Flaema – Feira do Livro e do Autor Maranhense, no Shopping da Ilha, e que reuniu 102 escritores do estado, com os mais diversos gêneros literários. Fundada em 25 de agosto de 2016 como um marco de resgate e renovo da literatura maranhense, ainda no último trimestre de 2016, a Amei teve uma significativa participação na 10ª Felis com 35 eventos literários e culturais e iniciou o ano de 2017 realizando o Café Literário e Filosófico na Casa do Maranhão. Todos os escritores maranhenses e residentes no Maranhão podem fazer parte da Amei, para isso, basta preencher a ficha de inscrição que se encontra no site www.ameiosfl.org. No endereço eletrônico também poderão conhecer o estatuto, demais ações e projetos e a programação de seu Espaço Cultural.
3 comentários em “Prefeitura apoia espaço cultural criado pela Associação Maranhense de Escritores Independentes”
Que excelente notícia, muito boa a iniciativa da prefeitura!
Precisamos mesmo dá mais apoio aos nossos artistas. esse apoio da prefeitura será muito importante para nossa cultura.
Apoiar a educacao e literaruea é sempre bom.