Afecções reumáticas e o diabates

O diabetes, que é um grande problema de saúde pública, está associado a uma variedade de manifestações musculoesqueléticas. Com base nas tendências atuais, mais de 360 milhões de pessoas terão a doença por volta do ano de 2030. 

De acordo com o médico radiologista Jouglas Melo, da clínica Imedical, no Shopping da Ilha, as principais afecções reumáticas encontradas nos pacientes são síndrome das mãos rígidas, contratura de Dupuytren, dedos em gatilho, capsulite de ombro, periartrite calcificada de ombro, síndrome do túnel do carpo e artropatia de Charcot.

Uma condição muito prevalente, e que causa intensa limitação para o paciente, é a síndrome da mobilidade articular reduzida. “Trata-se de uma limitação não dolorosa e não inflamatória da mobilidade da mão, dos pés e das grandes articulações. Múltiplas anormalidades bioquímicas parecem estar ligadas ao seu aparecimento, como, por exemplo, o endurecimento das fibras de colágenos das articulações pela presença da glicose de forma crônica”, disse Jouglas Melo.

Quando afeta as mãos, chama-se de síndrome da mão rígida ou queiroartropatia diabética. Tipicamente, começa com alterações na pele ao redor das articulações do quinto dedo e evolui de maneira a envolver todos os dedos. A pele fica endurecida e rígida com aspecto de cera, semelhante ao visto em esclerodermia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima