Prefeitura capacita coordenadores pedagógicos para uso de minibibliotecas escolares

Coordenadores pedagógicos das 98 escolas da Educação Infantil participaram esta semana de capacitação para a utilização do kit Minibiblioteca que foi distribuído pela Prefeitura de São Luís às escolas da rede municipal. O objetivo da formação é aprender sobre novas práticas para a utilização dos livros e instrumentos musicais que compõem o kit e que serão usados para trabalhos escolares e contação de histórias. A formação foi ministrada pela Editora Viva.

Na semana da volta às aulas a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou 98 kits da Minibiblioteca para as unidades de Educação Infantil da rede municipal. Cada uma contém 200 livros de literatura infantil e, ainda, uma bandinha musical com 20 mini-instrumentos de percussão, tais como tamborins, pandeiros, maracás, tambores, flautas, triângulos, pratos, chocalhos, entre outros. Tudo acomodado em uma estante com rodízios. A intenção é montar, nas escolas, espaços de leitura e aprendizado itinerantes, que vão percorrer vários ambientes dentro das instituições de ensino.

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, as Minibibliotecas são espaços voltados para leitura, ferramenta indispensável para uma sociedade mais justa e digna e integrados à diretriz do prefeito Edivaldo para a área da Educação, que vê no acesso à leitura um facilitador do processo educacional e de grande importância para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Precisamos compreender que a leitura, além de proporcionar momentos de lazer, contribui para o seu desenvolvimento integral e para o fortalecimento de habilidades cada vez mais necessárias no mundo contemporâneo. A biblioteca vem com uma nova alternativa para despertar o prazer de ler nas crianças”, pontuou.

ACERVO

Os exemplares disponibilizados para as crianças entre 5 e 10 anos são coleções da literatura infantil que falam sobre caráter e cidadania com temas transversais, abordando ética e pluralidade cultural. “Na biblioteca, há muito mais variedade de obras, além de espaços especiais para realizar a leitura. Para as crianças, ter o hábito de frequentar uma biblioteca dentro da própria escola, além de trazer grande aprendizado, pode ser uma grande diversão”, disse Sinara Coelho Lima Rodrigues, coordenadora do Livro Didático da Educação Infantil.

A coordenadora pedagógica da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Carlos Macieira, Maria José Sarah Maia, ressalta que a leitura para as crianças é importante para formar adultos leitores, com mais facilidade para escrever e se comunicar. “A leitura é um hábito poderoso que nos proporciona conhecer mundos e ter ideias sem sair do lugar, além de fortalecer a ligação entre o adulto que lê e a criança que escuta”, afirmou a coordenadora pedagógica.

Prefeitura promove encontro de fortalecimento da educação integral em São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (11), o III Encontro de Fortalecimento das Ações do Programa Mais Educação (PME), que levou para o auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão a discussão sobre a temática “A construção de um território educativo articulado”. O evento contou com a participação de mais de 400 educadores, entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos, além de monitores do PME, técnicos da Semed e instituições parceiras.

O professor Moacir Feitosa, titular da Semed, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da educação integral no município de São Luís. Ele pontuou algumas ações da Prefeitura nos últimos anos que corroboraram para a retomada de crescimento da curva do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esta iniciativas perpassam por um novo modelo de gestão escolar implantado e por capacitações de docentes e atividades pedagógicas que têm fortalecido o sistema ensino/aprendizagem.

“Em nome do prefeito Edivaldo, eu agradeço o empenho dos técnicos da Semed e dos nossos parceiros que têm trabalhado para, juntos, construirmos um território educativo articulado. Acredito que o desempenho do nosso município será maior que nos últimos anos, com o fortalecimento da educação integral”, discorreu Moacir Feitosa.

O III Encontro de Fortalecimento das Ações do PME contou com a participação de estudantes de escolas do município de São Luís que estão no Programa Mais Educação, que fizeram apresentações musicais e teatrais. Uma delas foi o espetáculo “Saltimbancos”, apresentados por alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Agostinho Vasconcelos.

PALESTRA

A palestra magna do evento “A construção de um território educativo articulado” foi ministrada pela professora e psicóloga Márcia Florência, do Centro Integrado de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro. Entre outras coisas, ela abordou as possibilidades de parcerias que existem nas instituições locais e precisam ser percebidas pelas escolas. “É preciso pensar qual o potencial educativo da comunidade, do território, e seguir metas de planejamento, acompanhamento, realizações e comunicação de resultados, para que haja verdadeiramente a construção de um território educativo articulado”, pontuou Márcia Florência.

A professora Cláudia Teresinha Silva Penha, gestora da U.E.B. Mata Roma, presente ao encontro, destacou a importância do Programa Mais Educação para a promoção de um aprendizado mais dinâmico e integralizado. “Estamos tendo a oportunidade de ver o que foi desenvolvido no programa nos anos anteriores e repensar o que podemos construir para 2017”, disse a gestora.

Kerlangela Keylla, professora da escola comunitária Ayrton Senna, disse que foi ao evento para conhecer melhor o PME. “E também para saber como desenvolver atividades que realmente possam somar para o desenvolvimento de uma educação verdadeiramente integral”.

Do III Encontro de Fortalecimento das Ações do PME, participaram, além do secretário Moacir Feitosa; a secretária adjunta de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite; a secretária adjunta de gestão da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, Maria de Nazaré Garcez Oliveira; a superintendente da área de Ensino Fundamental da Semed, Arsênia Formiga; o coordenador geral do Programa Mais Educação em São Luís, professor Luiz Gonzaga II; e o coordenador do grupo gestor da Rede de Educação Integral de São Luís, Flaviomar Medeiros.

FORMATURA DO CURSO DE DESIGN SUSTENTÁVEL

A turma de formandos em Design Sustentável com representantes da Prefeitura de Paço do Lumiar, Odebrecht Ambiental e SENAi-MA.

A prática da reciclagem veio para ficar e pode oferecer não apenas uma forma de evitar o excesso de lixo no planeta, mas também alternativas sustentáveis de geração de trabalho e renda para muitos brasileiros.

São inúmeros os empregos informais que a reciclagem gera. Dados do portal do Governo Federal indicam que cerca 10% dos resíduos gerados nas cidades brasileiras são reciclados, e que o setor movimenta anualmente quase R$ 12 bilhões por ano.

Portanto, nada mais oportuno que a parceria da Odebrecht Ambiental e SENAI-MA na promoção do Curso de Design Sustentável, voltado para moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Totalmente gratuito, o curso contou com um total de 20 participantes, e foi realizado ao longo de uma semana, na unidade móvel do SENAI, com aulas teóricas e práticas na sede do Centro de Reservação CR9 da Odebrecht Ambiental na Rua 79, no Maiobão, no período de 03 a 07 de abril, ministradas pela técnica do SENAI Jacirene França.

“O objetivo foi ensinar os alunos a utilizar materiais que seriam descartados a exemplo de banners de lona, e confeccionar peças customizadas – bolsas, mochilas, carteiras e outras mais – para futura comercialização. E mais, minimizar o impacto de resíduos no meio ambiente através da reciclagem de produtos e ainda criar oportunidades de geração de renda às comunidades do entorno. Os alunos agora estão com um novo olhar e percebendo que materiais antes considerados sem uso podem ser excelentes matérias – primas”, revela a professora.

Na última quarta – feira (12.04) os participantes do curso foram diplomados em solenidade que acontece às 15H30 no auditório da Odebrecht Ambiental no Maiobão, na presença de executivos da concessionária e do representante da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar, Wilame Guimarães que ressaltou a importância dessa iniciativa:

“São iniciativas como essa da Odebrecht Ambiental que fazem a diferença na comunidade e ajudam a desenvolver o município, ampliando a empregabilidade das pessoas”, disse ele.

E para muitos, mais que um diploma conquistado, o curso está representando a entrada ou volta formal no mercado de trabalho. Empresas como a Malharia Vitória já demonstraram interesse em absorver parte desses formandos, e cerca de 12 alunos estão em processo de seleção e contratação na empresa.

A moradora de Paço do Lumiar Maria Goreth Diniz, 30 anos, é uma das alunas em processo de seleção. A técnica em edificações que antes trabalhava na construção civil está desempregada há 3 anos, e agora sonha em voltar ao mercado de trabalho nessa nova profissão, graças à capacitação em design sustentável:

“Agradeço muito à Odebrecht Ambiental por essa oportunidade. Já desejava tentar uma capacitação em outra área mas não tinha dinheiro para pagar um curso, agora estou diplomada e participando de uma seleção de emprego. Vou continuar me capacitando e muito otimista em relação ao futuro nessa nova profissão”, disse a formanda.

Para Helder Dantas, Diretor da Odebrecht Ambiental no Maranhão, essa iniciativa demonstra o forte engajamento comunitário da concessionária nos municípios de S.J de Ribamar e Paço do Lumiar:

“Além de sermos o maior investidor privado desses dois municípios, e também o maior empregador, nos orgulhamos dos programas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da empresa, que proporcionam parcerias relevantes como esse curso de designer sustentável realizado juntamente com o SENAI-MA, e que já está mudando para melhor a vida dos participantes e de sua comunidade”, disse Dantas.

PÁSCOA PARA CRIANÇAS NA POTIGUAR NESSE SÁBADO

Enquanto os pais aproveitam as ofertas em materiais de construção, objetos para decoração e utensílios para o lar, a garotada pode se divertir a valer com a programação de Páscoa preparada pela equipe da Potiguar na loja da Cohama.

Na programação tem atividades lúdicas como contação de histórias, brincadeiras temáticas, pintura facial, camarim

fashion, tatuagem e distribuição de bombons para as crianças que participarem da ação. Tudo isso é gratuito e vai

acontecer das 9h às 12h.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima