Agora é o Abril Verde

Muitos não sabem, mas a cor deste mês é verde. E muitas empresas e empresários, como Daniella Andrade, que comanda a D Andrade, estão focada no tema que se volta para saúde e segurança no trabalho. O movimento tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

A mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, com o objetivo maior de reduzir tais acidentes e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

Munik & Mariane desembarcam nesta quarta-feira e estarão disponíveis para a imprensa

Neste Sábado de Aleluia, às 21h, a dupla sertaneja do momento vai invadir a Casa das Dunas. No palco, Munik & Mariane, as divas do modão, em show exclusivo e especial no espaço mais descolado e badalado da Avenida Litorânea. Para embalar o seu fim de semana. E elas desembarcam em São Luís nesta quarta-feira e estarão disponíveis para a imprensa.

 

Interessados, entrar em contato com esta Assessoria de Imprensa

Evandro Júnior

98745-5946

Atendimentos da Cemar durante o feriado da Semana Santa

Para que seus clientes estejam sempre bem informados e possam usufruir do atendimento da Cemar durante o feriado da Semana Santa, a Companhia informa sobre o horário de funcionamento dos postos de coleta do Ecocemar, e também das agências presenciais de atendimento ao cliente no estado.

Atendimento – Os clientes que precisarem de atendimento durante o feriado podem buscar as seguintes opções:

– Central de Atendimento 116, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, com ligação gratuita;

– Chat de atendimento pelo site www.cemar116.com.br;

– Para os usuários de smartphones, o aplicativo Cemar está disponível para baixar na loja do Google Play e Apple Store;

As agências de atendimento presenciais não funcionarão na sexta-feira (14) em todo o Estado, retornando as atividades normais na segunda-feira (17).

ECOCEMAR – Os postos de coleta do Ecocemar também não funcionarão na sexta- feira (14), em todo Maranhão. Mas retornam dia 15 (sábado), com o horário de funcionamento até às 12h.

Para saber mais sobre os locais de coleta e horários, acessewww.cemar116.com.br.

Assessoria de Imprensa Cemar

SITE DE SUSTENTABILIDADE DA MRV É REFORMULADO

O site de sustentabilidade da MRV Engenharia acaba de ser reformulado. Desenvolvido pela agência Open, o novo layout, mais moderno e atrativo, uniu interatividade com facilidade de navegação e conteúdo informativo.  A plataforma disponibiliza todas as ações de sustentabilidade da construtora no âmbito, social, ambiental e governança, além dos relatórios de sustentabilidade, publicações, prêmios, certificações, entre outros. 

Por meio do site ainda é possível conferir os contadores das ações sustentáveis. Nesse espaço estão disponíveis informações como a quantidade de árvores plantadas, escolas inauguradas, a economia de água gerada e pessoas beneficiadas pelo Instituto MRV.  “A intenção do site é ser um espaço em que as ações realizadas pela MRV estejam todas reunidas com conteúdo acessível e estruturado e de fácil navegabilidade”, informouJosé Luiz da Fonseca, gestor executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

O Portal também é Carbono Zero. O que significa que a quantidade de gás carbônico emitido por computadores ligados durante os acessos ao site é calculado e o volume de CO2 produzido é compensado por meio de investimentos em projetos com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa.  “Esse é um reflexo do compromisso da MRV em investir em ações cada vez mais sustentáveis em todos os seus aspectos”, ressalta José Luiz.

As novas mudanças atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa e também dos investidores, pesquisadores da área e ONGS. Conheça o novo site de Sustentabilidade da MRV no endereço:www.mrv.com.br/sustentabilidade/

CDL SÃO LUÍS & FUNCIONAMENTO LOJISTA NO FERIADO

As lojas devem fechar somente na sexta – feira (14.04) santa, mas reabrem normalmente no sábado e domingo. Já os shoppings centers e supermercados seguem seus horários diferenciados. Vale lembrar que  a Páscoa é sempre sinônimo de aquecimento de vendas para muitos lojistas, que apostam no período para elevar o faturamento.

Denise Araújo em publicação nacional especializada

A empresária, professora e especialista em natação para bebês Denise Araújo, diretora da Academia Viva Água (Renascença II), é a única representante do Nordeste com artigo assinado no livro “Bebês e Crianças: Reflexões da Academia Brasileira de Natação Infantil”, lançado recentemente, durante o IX Congresso Brasileiro de Natação Infantil, realizado em São Paulo. A maranhense assina o artigo “Quando começar a natação?”, enriquecendo a publicação com seu vasto conhecimento na área, aliando teoria e prática.

O livro, com 308 páginas, é uma obra inédita na natação infantil internacional, reunindo profissionais de alto nível, gerando um conteúdo de excelente qualidade. A obra está sendo considerada o projeto mais arrojado da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil até o momento.

Além de Denise Araújo, há artigos assinados por Cacilda Gonçalves Velasco (“Origem Humana”), Leonardo G. Damasceno (“Escolas de natação infantil: lugar para aprender ou para brincar? – contextualizando o lúdico – primeiras discussões”), William Urizzi de Lima (“Natação infantil: conceitos e fundamentos”), Jocian Machado Bueno (“Discutindo sobre metodologia e sobre uma aula ideal de natação infantil”) e Egle Ribeiro da Luz (“Uma proposta metodológica para bebês e pré-escolares para a conquista das habilidades aquáticas por meio da exploração de materiais”).

Também participam do livro Paulo André Poli de Figueiredo (“As unidades funcionais e os fatores psicomotores aplicados na natação”), Ernani Xavier Filho – Piraju (“Proposta pedagógica desenvolvimentista para a natação infantil”), Alberto Klar (“Natação infantil – ensinando e aperfeiçoando crianças entre 6-12 anos”) e Fabrício Madureira Barbosa (“Transformando sua aula, em um laboratório prático de pesquisas em natação infantil”).

Instituição especializada na área de negócios completa 14 anos

O ano de 2017 é especial para a Faculdade de Negócios Faene, instituição maranhense que completa 14 anos de história, contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão e do Estado do Pará. Fundada em 1º de março de 2003, a Faene começou como Escola de Negócios Excellence (ENE), no PH Center, na Cohab, oferecendo cursos pioneiros de MBA em Logística. Hoje, agrega 16 turmas nessa área.

No início, a instituição oferecia cursos de pequena duração e treinamento empresarial, em apenas quatro salas. A partir de setembro de 2003, os MBAs passaram a ser ministrados em parceria com a Faculdade Fama, atual Pitágoras, em cinco salas.

“Avançamos bastante. Enfrentamos muitas dificuldades no início, pois éramos uma instituição desconhecida no mercado e os cursos de pós-graduação eram ainda algo distante e as pessoas davam pouca importância por mero desconhecimento”, disse Ricardo Carreira, diretor da faculdade, acrescentando que a sede própria, no bairro Residencial Pinheiros, foi uma grande conquista, sonho que começou a ser construído em 2009 e virou realidade em 2012, quando a instituição já disponibilizava 15 cursos de pós-graduação e dez de curta duração.

Atualmente, a instituição dispõe de 11 MBAs, três cursos de especialização, dois de graduação (Administração e Logística) e mais sete de curta duração. No total, são 42 professores, incluindo 12 visitantes de outros estados. “No início, tínhamos apenas três funcionários e hoje somos 28, além dos professores”, contou Ricardo Carreira.

A partir de 2012, a Faene iniciou o processo de credenciamento oficial como faculdade e em 2016, com o credenciamento definitivo, a autorização foi dada para os primeiros dois cursos de graduação: Bacharelado em Administração e Tecnólogo em Logística. Até 2019, mais três cursos serão acrescidos: Direito e Engenharia de Produção. A instituição atua também na cidade de Imperatriz.

“Nossa pretensão, daqui para frente, é desenvolver o sistema de franquias, ampliando nosso alcance para os estados do Pará, Tocantins, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Iremos avançar norteados por qualidade e muito trabalho”, finalizou Ricardo Carreira.

SÃO LUÍS RECEBE A 66 CONFERÊNCIA DA HARMONIA

O atual Governador do Rotary Club Distrito 4490 David Lima Gomes e a esposa Luz Marina serão os anfitriões da 66a Conferência da Amizade, que reunirá rotarianos do MA, CE e PI de 20 a 22 de abril em São Luís.

De 20 a 22 de abril São Luís irá sediar a 66a Conferência da Harmonia, voltada para 800 rotarianos do Distrito 4490 dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, com toda a programação a ser realizada no Hotel Pestana.

Sob o comando do atual Governador do Distrito 4490, o empresário maranhense David Lima Gomes, o evento contará com diversas palestras sobre temas variados; tendo como destaque a presença já confirmada do Governador do Maranhão Flávio Dino, que vai palestrar sobre o tema “Oportunidades de Investimentos no Estado do MA”, no próximo dia 21 de abril às 15H20. Para a festa de encerramento (22.04) é grande a expectativa em torno do leilão de uma obra original do pintor Di Cavalcante.

Fundado em 1905 pelo advogado Paul Harris nos Estados Unidos tendo como objetivo a prestação de serviços comunitários, o Rotary hoje está presente em diversos países com destacados trabalhos voluntários, a exemplo da campanha de erradicação paralisa infantil no mundo e um forte programa internacional de intercâmbio destinado a jovens estudantes.

A 66. Conferência é uma rica oportunidade para desenvolver network, trocar experiências e prospectar novos negócios; assim como fomentar a economia e o turismo locais com a chegada dos visitantes de outros Estados. Inscrições pelo sitewww.conferenciadaharmonia.com.br .

 

Prefeitura de São Luís prepara campanha de vacinação contra a gripe

Com o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidades causadas pelo vírus da influenza, conhecida popularmente como gripe, o Governo Federal e a Prefeitura de São Luís realizarão, de 17 de abril a 26 de maio, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A coordenação na capital maranhense será da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que está nos últimos ajustes para o inicio da campanha, sendo 13 de maio o dia D para uma grande mobilização.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, mas a cobertura deve ser bem maior. “A orientação do prefeito Edivaldo é envolver toda a rede municipal de saúde na campanha, que é uma estratégia importante para manter a população saudável e diminuir as internações e óbitos que podem resultar de um quadro de gripe”, afirma.

Estudos mostram que a vacina contra influenza pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e diminuir em 75% a mortalidade por complicações da doença.

O público-alvo inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Para 2017, o Ministério da Saúde também incluiu para a vacinação os professores do ensino regular de escolas públicas e privadas.

A superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Terezinha Lobo, diz que em alguns casos será necessário comprovar que integra o público-alvo. “É preciso levar o Cartão de Vacinação e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, precisarão apresentar a prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula deverão levar algum documento que comprove a atividade”, afirmou.

A vacinação é a medida mais indicada para prevenir a gripe, no entanto, pessoas com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e quem está com doenças febris agudas não devem receber a vacina.

PREVENÇÃO

Outras formas de diminuir os riscos de transmissão da gripe são higienizar as mãos, principalmente, antes de consumir algum alimento; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Prefeitura Edivaldo e Agência Metropolitana debatem ações para mobilidade entre municípios

O fortalecimento da Região Metropolitana de São Luís a partir de ações que reforcem a integração entre os municípios, melhorando a mobilidade e as condições de deslocamento entre eles. Foi essa a pauta da reunião realizada entre o prefeito Edivaldo e o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito Edivaldo.

“A metropolização era uma demanda comum e antiga dos municípios no entorno de São Luís. A criação da Agência Executiva Metropolitana pelo governador Flávio Dino dá concretude à agenda comum desses municípios próximos à capital, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas integradas, com benefícios para todos os envolvidos, especialmente para a população”, relembrou o prefeito Edivaldo.

Na oportunidade, o presidente da Agência apresentou ao chefe do executivo municipal o projeto de construção de atracadouros hidroviários. A obra, ainda em fase de planejamento pelo Governo do Estado, tem o objetivo de oferecer uma alternativa de deslocamento entre os municípios de São Luís e Alcântara que independa do fluxo das marés.

A construção de um atracadouro no Espigão Costeiro, em São Luís; e de outro em Alcântara, conforme previsto no projeto inicial do Governo, vai possibilitar o livre trânsito entre os dois municípios. A profundidade da maré na área dos dois atracadouros garantirá que o deslocamento seja feito independente da maré, ampliando o uso do Espigão Costeiro, inicialmente construído conter a erosão da Ponta D’Areia; e também reforçando o potencial turístico de Alcântara.

“Esta agência trabalha de forma integrada, de modo que é extremamente importante ouvir os envolvidos, nesta fase de construção de projetos que vão beneficiar a população. Assim, reforçamos o nosso compromisso de colaborar com o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região metropolitana”, destacou Pedro Lucas.

REGIÃO METROPOLITANA

A metropolização possibilita executar ações conjuntas nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e demais setores prioritários para as 13 cidades incluídas. A Região Metropolitana de São Luís foi criada em 2015 abrange cerca de 1,6 milhões de habitantes. Destes, mais de 1,3 milhão são de São Luís. As prioridades são políticas públicas nas áreas de segurança, produção, turismo, mobilidade urbana e gestão de resíduos sólidos.

A região é formada pelos quatro municípios da Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – e ainda Alcântara, Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Icatu, Axixá e Morros.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima