POTIGUAR & SUSTENTABILIDADE

A água é um recurso cada vez mais escasso no planeta, e essencial para a vida humana. Por isso, é fundamental que todas as pessoas e empresas colaborem com a adoção de boas práticas de uso racional da água em todo o mundo.

Em São Luís, o Grupo Potiguar sempre atento às demandas de sustentabilidade, faz a sua parte para colaborar para com a preservação ambiental. E entre outras ações, construiu na loja Potiguar Forquilha uma ETE / Estação de Tratamento de Esgoto própria; a qual realiza o tratamento de todo esgoto doméstico da loja, antes de ser lançado ao solo e assim diminuindo a poluição do meio ambiente.

Já para pessoas físicas e empresas que queiram colaborar com outras ações de uso racional da água, a Potiguar comercializa em suas lojas produtos mais modernos e que são fabricados para diminuir o consumo da água. São eles: Os acoplados com sistema ecoflush, torneiras com arejador, chuveiros, duchas entre outros itens para banheiros, áreas externas, lavanderias e cozinhas.

Aula sobre Câmbio é ministrada em academia

A Academia Viva Água promoveu, na última terça-feira (21), na Arena Viva Água, no Renascença II, um treinamento com aulas da prática esportiva conhecida como Câmbio, com a participação de estudantes do curso de Educação Físcia da faculdade Estácio, dentro da disciplina “Metodologia de Ensino do Handebol”, ministrada pela professora Chlerismar Ferreira. A capacitação envolveu aulas práticas de Cambio, ministras pelo professor Antônio Dimas.

Câmbio é um jogo pré-esportivo voltado para o ensino do vôlei e do handebol. É uma atividade lúdica que surgiu em 1998. É muito usada entre jovens que estão aprendendo modalidades desportivas e entre grupos da terceira idade. A modalidade já faz parte dos Jogos Regionais do Idoso, em São Paulo. Sua pratica melhora, de modo significativo, a autoestima das pessoas da terceira idade, assim como a estrutura corporal dos praticantes.

O professor Dimas iniciou as atividades apresentando aos alunos um ensino histórico e teórico sobre o que é Câmbio. Em seguida, os estudantes participaram de atividades práticas. A professora Denise Araújo disse que a Viva Água realiza diversas parcerias com universidades públicas e privadas, abrindo espaço para atividades pedagógicas de diversos cursos como os de Educação Física e os de Fisioterapia. A estudante Kessia Belém achou aexperiência maravilhosa. “Fiquei encantada com o jogo é principalmente com a vitalidade do prof.Dimas”.

Para a professora Chlerismar Ferreira, a presença do professor Dimas à frente desse treinamento é muito importante. “Ele é, hoje, a maior referência da história da Educação Física do Maranhão, fundador do Curso de Educação Física da UFMA, o primeiro do Maranhão, e tem muita garra para mostrar o que é Câmbio, de forma didática, aos jovens”.

Prefeitura de São Luís coleta pneus em desuso em pontos estratégicos da cidade

Na guerra contra doenças como a dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tem recolhido pneus em desuso de 916 pontos estratégicos de controle de endemias como oficinas, borracharias, ferros-velhos e similares na capital. Esta ação previne a criação de focos do mosquito Aedes aegypti e combate o descarte irregular no meio ambiente.

Para o secretário de Obras, Antonio Araújo, o recolhimento destes inservíveis é a alternativa mais adequada para a cidade e integra as iniciativas da Prefeitura, na gestão do prefeito Edivaldo, para o combate ao descarte irregular de resíduos, evitando a proliferação de doenças. “Oferecer o destino correto para estes pneus é a melhor forma de contribuir com o bem estar da comunidade, pois o pneu, dentre os vários recipientes que podem acumular água, é o que melhor apresenta temperatura, luminosidade e condições de acúmulo de água ideais para o mosquito Aedes aegypti se reproduzir”, destacou o secretário.

Nesta terça-feira (21), as equipes visitaram estabelecimentos localizados ao longo da Avenida dos Africanos, inspecionando os depósitos e coletando os pneus descartados. O borracheiro Francisco Carvalho aprovou a ação. “Muito bom esse serviço da Prefeitura. É rápido e eficiente, toda semana eles passam por aqui. Além de tirar o acúmulo de pneus do nosso local de trabalho, ajuda na prevenção de doenças e também na manutenção da cidade limpa”, comentou.

No ano passado, foram recolhidos mais de 80 mil pneus. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Vigilância Sanitária, que identificam as áreas de risco e orientam a comunidade sobre o acondicionamento correto destes materiais.

A moradora do bairro Angelim, Tarsiana Picanso, é vendedora e mãe de dois filhos e reconhece o trabalho do prefeito Edivaldo. “É muito interessante este serviço, principalmente porque ajuda a combater os focos de mosquito da dengue. Eu, que tenho filhos, fico sempre em alerta. Bom saber que o prefeito está aí trabalhando e garantindo a tranquilidade da gente”, disse.

ECOPONTO

A Prefeitura de São Luís foi a primeira das regiões Norte e Nordeste do país a criar um espaço exclusivo para receber pneus de descarte. Os pneus coletados são levados para um Ecoponto específico para descarte de pneus, instalado na sede da Semosp. Um dos benefícios alcançados com a coleta foi o fato de que, em novembro do ano passado, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado junto a mais de dois mil municípios brasileiros pelo Ministério da Saúde, colocou São Luís fora das cidades brasileiras com risco de enfrentar surtos das doenças causadas pelo mosquito.

Do ponto de descarte, os pneus são recolhidos por uma entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que dá o destino ao material sem causar danos ao meio ambiente. A matéria-prima que compõe o pneu é separada; o aço é retirado e a borracha é triturada, servindo de alimentação em fornos de fábricas de cal e cimento em várias cidades do Nordeste. A população também pode entregar pneus velhos no Ecoponto que funciona na Semosp (Avenida Guajajaras, São Cristóvão) e tem capacidade de armazenar de 12 a 15 mil pneus.

Prefeitura promove atividades nas escolas da rede em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Escolas da rede pública municipal de São Luís tiveram, nesta terça-feira (21), uma programação especial voltada para o Dia Internacional da Síndrome de Down, lembrado em quase 200 países do mundo no dia 21 de março. A programação do dia nas unidades de ensino contou com ações realizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e também com programação organizada através de parceria entre a gestão das escolas e os professores.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, destacou a importância de se promover ações dentro e fora das escolas que favoreçam a inclusão, colaborando com o desenvolvimento da educação no município de São Luís. “As atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, para a área da Educação Especial, estão de acordo com a política do prefeito Edivaldo, que orienta e defende uma educação inclusiva e que proporcione o desenvolvimento integral dos educandos”, assegurou o titular da pasta.

As atividades de sensibilização foram realizadas nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho (Turu); Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves (São Cristóvão) e Haydee Chaves (Vila Esperança). A programação contou com roda de conversa com estudantes e familiares e com exibição de vídeos sobre o tema.

INCLUSÃO

A inclusão na rede municipal de São Luís já é uma realidade e tem avançado a cada ano, com o aumento das salas de recursos e adoções de novos projetos e programas que valorizam e fortalecem o aprendizado de estudantes com deficiência, bem como com Altas Habilidades/Superdotação.

Dentre as ações realizadas na gestão do prefeito Edivaldo na área da Educação Inclusiva estão a formação de mais de 1300 professores em cursos voltados para esse segmento; a implantação do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades/Superdotação (Neehcahs); e a implantação de 60 novas salas de recurso – espaços em que o estudante com deficiência frequenta no contraturno escolar e rece atendimento individualizado com o objetivo de desenvolver habilidades e competências.

Maria dos Anjos Ferreira Santos, gestora da U.E.B. Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves, disse que há anos vem trabalhando com crianças e adolescentes com necessidades especiais, seja com Síndrome de Down, autismo, deficiência intelectual, ou com altas habilidades/superdotação. Ela foi gestora por cerca de sete anos da U.E.B. Luís Viana, no bairro Alemanha, referência na rede para estudantes especiais.

Agora, como gestora da Thales Ribeiro, afirma que todos os anos recebe estudantes especiais. “Já tivemos vários alunos com Síndrome de Down, e procuramos dar todo o apoio necessário para o desenvolvimento do estudante, e para sua família”, comenta Maria dos Anjos.

ATENÇÃO

A gestora afirma que assim que as professoras identificam, em sala de aula, alguma dificuldade de aprendizado por parte de um estudante, o técnico de acompanhamento da Semed que atende a área é contatado e imediatamente a criança passa a ser acompanhada, sendo encaminhada para uma das salas de recursos mais próximas à residência da família do estudante.

A pequena Evelyn, de 8 anos, estudante do 3º ano na U.E.B. Thales Ribeiro, é uma dessas crianças identificadas com Síndrome de Down, que está recebendo acompanhamento e será inserida em uma das salas de recursos da Semed. A mãe da menina, Edileude Sousa Araújo, disse que Evelyn é uma criança muito carinhosa e cheia de talentos, apesar da dificuldade em aprender. “Ela não pega as coisas com facilidade, mas com paciência está se desenvolvendo”, diz a mãe, feliz com o progresso. “Ela é uma dádiva de Deus”, acrescenta.

Sobre a data, Edileude Sousa Araújo diz que a atenção para as crianças com Síndrome de Down ou qualquer outra necessidade especial, deve ser sempre, todos os dias. “Fico feliz com a data, mas chamo atenção do poder público e de toda a sociedade para terem maior compromisso e respeitar as pessoas com necessidades especiais. Já sofri preconceito e sei o quanto é difícil pra uma família conviver com isso em uma sociedade ainda tão preconceituosa”, discorreu a mãe.

Kamilla Carvalho, de 10 anos, estudante do 5º ano na U.E.B. Thales Ribeiro, esteve atenta ao vídeo passado em sala de aula sobre a Síndrome de Down e à palestra, em forma de bate papo, conduzida pela superintendente da Educação Especial, Dalvina Amorim. “Não sabia nada sobre a Síndrome de Down, mas hoje entendi que todas as crianças precisam ser tratadas com respeito e amor. Os estudantes com deficiência têm o mesmo direito que eu de estudar”, disse Kamilla.

 

Prefeitura de São Luís promove curso de capacitação de informações turísticas

Para estimular o conhecimento e valorização das riquezas históricas, culturais e naturais de São Luís, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), promove durante esta semana mais uma edição do Curso de Capacitação de Informações Turísticas. As aulas começaram na segunda (20) e serão encerradas nesta sexta-feira (24).

São 100 vagas disponibilizadas gratuitamente para profissionais do setor e também para a sociedade em geral. Esta é a segunda turma do Curso de Capacitação de Informações Turísticas deste ano.

Desta vez, os módulos trabalhados são: Noções de Turismo, Atrações Históricas, Atrações Culturais, Atrações Naturais e Combate à Exploração Sexual. As aulas são ministradas por técnicos da Setur. A desta terça-feira (21), foi conduzida pela secretária-adjunta da Setur, Aline Vasconcelos, com participação da titular da pasta, Socorro Araújo.

Além disto, no último dia de curso, os participantes são convidados para um city tour no Centro Histórico. As praças Benedito Leite, Dom Pedro II e Nauro Machado são alguns dos pontos visitados durante o passeio. Ao fim das atividades, é entregue um certificado.

A iniciativa atende a uma das orientações do prefeito Edivaldo de despertar cada vez mais o envolvimento dos ludovicenses com a própria cidade. Para Socorro Araújo, esse envolvimento é indispensável para o fortalecimento do turismo em São Luís.

“A cidade é rica em cultura, história, belezas naturais, mas para ela se fortalecer a cada dia e para que haja a conservação de todo esse patrimônio, é preciso que as pessoas se apropriem. Para isso, nós precisamos conhecer, valorizar e gostar da cidade como a nossa casa, como um patrimônio nosso e não do outro. Esse é o nosso objetivo: fazer com que o nosso patrimônio seja cada dia mais conhecido, mais preservado e mais vivido pela comunidade”, disse a secretária Socorro Araújo.

APRENDIZADO

Uma das que está vivendo ainda mais intensamente a sua relação com São Luís é Brenda Leite, bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante esta semana, ela está participando do curso de capacitação e diz que a experiência enriqueceu o que já foi aprendido na academia.

“É importante ficar sempre se informado sobre a sua cidade e também sobre as atividades que a secretaria está desenvolvendo junto à comunidade. O que eu percebo aqui, é que é um curso de alto nível, pois é voltado para você conhecer a cidade de São Luís, o turismo. É enriquecedor tanto para mim, que já sou bacharel na área, como para qualquer pessoa que queira ter uma relação mais próxima com o turismo da capital”, contou a turismóloga.

Os interessados em participar dos cursos de capacitação oferecidos pela Setur devem se informar pelo telefone (98) 98864-1248, pelo e-mail [email protected] ou procurar a sede da Setur (Rua da Palma, nº 53) de segunda a quinta-feira, das 14 às 18h, ou sexta-feira, das 8h às 12h.

Casa das Dunas e os sucessos de Reginaldo Rossi

A banda Baré de Casco e convidados sobem neste sábado, às 21h, ao palco da Casa das Dunas (Avenida Litorânea), para homenagear um dos ícones da música brega no Brasil: o cantor Reginaldo Rossi, falecido em dezembro de 2013. A festa em formato de tributo destacará o artista que ganhou o título de “Rei do Brega”, graças a músicas como “Garçom”,  que fala de amor e traições.

Compositor de linguagem popular, Reginaldo Rossi deixou sucessos como “A raposa e as uvas”, “Leviana” e “Recife minha cidade”. Ele dizia que foi o primeiro na cidade  a usar calça sem pregas. Nascido no Recife, em 1944, começou a carreira na esteira da Jovem Guarda, na década de 1960, imitando Roberto Carlos. Antes, estudou engenharia civil e chegou a dar aulas de matemática.

Em 1966, lançou seu primeiro LP, “O pão”. Somente em 1970, pela gravadora CBS, estreou em disco, com o LP “À procura de você”, afastando-se do rock e passando a apresentar um repertório brega-romântico, do qual se tornou ícone. Entre seus maiores sucessos estão, além de “Garçom” (1967) e “A raposa e as uvas”, “Em plena lua de mel” e “Leviana”.

banda Baré de Casco, formada em 2011, faz releituras de canções que falam de amor, estilo denominado por seus integrantes de “chifre music”. É composta por Thierry Castelli (vocal e bateria), Ramon Pinheiro (trompete), Kleiton Groove (trombone), Ruan Cruz (guitarra), Handerson Moura (percussão), João Victor (teclado) e Pedro Muller (baixo).

Serviço

O quê

Tributo a Reginaldo Rossi

Quando

Neste sábado, às 21h

Onde

Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: R$ 20,00 (lote promocional)

POP ROCK & HITS INTERNACIONAIS NO MOKAI

O músico Daniel Lobo, que faz show de Jazz, Blues e Rock nessa sexta (24.03) no Mokai

O fim de semana no Mokai Lounge Bar promete um cardápio musical de muito bom gosto, começando nessa sexta (24.03) com show do guitarrista, cantor e compositor Daniel Lobo com um menu musical que mistura Jazz, Blues e Rock e toda a sua experiência artística nos palcos dos Estados Unidos, país no qual residiu por dois anos e fez diversas apresentações. Agora de volta à Ilha, encanta o público local com sua voz marcante e estilo único. fechando a sexta do Mokai, tem também Pandha & Banda com o melhor do pop rock.

No sábado (25.03) é a vez da apresentação do conhecido músico, tecladista e cantor Marcelo Rebelo (Ex All Times) e seu repertório repleto de Hits Internacionais, que vão desde as décadas de 50 até atualidades, proporcionando uma viagem musical que vai dos standards do Jazz ao Rock, Disco, Pop, Reggae e outros estilos. Marcelo iniciou a carreira musical em 1994, tendo acompanhado vários dos grandes nomes dá música maranhense, nacionais e internacionais da cena do Reggae. Ele tem grande influência das músicas internacionais das décadas de 50, 60, 70, 80 e 90 em sua carreira de instrumentista e cantor, em 2003 fundou a Banda ALL TIMES, conhecida por sua qualidade musical e profissionalismo, com um repertório recheado de clássicos da música internacional. Atualmente segue carreira solo como Marcelo Rebelo e Banda preservando sua identidade musical.

Fechando a noite de sábado no Mokai, tem o DJ Claudinho Polary com um set list mega dançante. À partir das 22H, com ingressos no local.

O cantor Marcelo Rebelo que se apresenta esse sábado (25.03) no Mokai, com seu repertório repleto de sucessos atemporais.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima