DIA DA MULHER COM OFICINA GRATUITA DE BIOJOIAS NA POTIGUAR

O Grupo Potiguar preparou um evento especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher nessa quarta – feira, 8 de março, na loja Potiguar da Cohama.

Voltada exclusivamente para o público feminino, a Oficina de Biojoias vai ensina como fazer lindas bijouterias, e o que é melhor, tendo como matéria – prima o papel reciclado. Uma forma de unir beleza, sustentabilidade e gerar um novo hobby ou até mesmo renda extra para as participantes.

Essa Oficina será ministrada pela artesã Maria Divina, das 8H às 12H. O evento é gratuito, mas, as vagas são limitadas. E quem quiser participar deve fazer a inscrição pelas redes sociais da Potiguar ou pelo site:www.apotiguar.com.br

Cuidados com a eletricidade devem ser redobrados no período chuvoso

2017 trouxe um período chuvoso intenso aos maranhenses. Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, no momento todo o Estado se encontra no período chuvoso.

Com esse aumento nas chuvas, crescem também os perigos de choque elétrico. Pensando em evitar esse tipo de situação e alertar a população, a Cemar elencou algumas dicas para evitar acidentes que, em alguns casos, podem ser fatais.

Segundo o executivo de Segurança, Francisco Ferreira, a maioria dos acidentes relacionados à energia elétrica em época de chuvas, ocorrem pelo fato de que as pessoas geralmente desconhecem os riscos que a eletricidade representa.

“Os acidentes acontecem por desatenção aos perigos da energia elétrica, pelo desrespeito a distância de segurança para realizar construções ou reformas, também pelo desconhecimento dos riscos envolvidos e excesso de confiança. A invisibilidade é uma característica da eletricidade que dificulta a percepção dos riscos”, comenta.

O executivo chama a atenção quanto aos cuidados necessários. Em casos de chuva, ao estar no ar livre é recomendável procurar um abrigo seguro e longe de árvores, pois elas podem ser atingidas por raios e pode haver queda de galhos. Um bom abrigo é dentro de veículos, devido às suas características de isolamento. Outra dica importante é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos que podem conduzir eletricidade quando em contato com uma fonte de energia.

Durante todo o ano, a Cemar realiza palestras em escolas, associações de moradores e até empresas, para conscientizar as pessoas sobre os perigos decorrentes do uso da energia elétrica. É por meio de palestras que a interação acontece com os consumidores, buscando levar informação e ajudar a salvar vidas. Existe também nas agencias de atendimento da companhia material explicativo sobre riscos e perigos.

A prevenção serve também para resguardar a população de danos materiais com os seus eletrodomésticos. Deixe ligados à tomada somente os equipamentos que estejam em uso ou os que são realmente necessários, desta forma você economiza energia e evita queima dos aparelhos. Em caso de inundação desligue os disjuntores para evitar acidentes. Caso a inundação atinja o nível das tomadas chame um profissional qualificado para fazer a revisão antes de ligar novamente os disjuntores.

Mantenha as instalações elétricas dentro dos padrões técnicos, evitando improvisos que podem se tornar armadilhas dentro de casa. Faça a revisão de suas instalações elétricas no máximo de 5 em 5 anos através de profissionais qualificados. Nunca manuseie equipamentos elétricos estando com corpo molhado ou descalço, estas situações aumentam o risco de choque elétrico. Nunca permita que crianças mexam em equipamentos ou instalações elétricas.

Lembre-se: quando faltam tomadas para todos os seus equipamentos, sua instalação elétrica está sendo sobrecarregada.

 

Fique vigilante quanto aos riscos e atento às dicas da Cemar!

 

·         Não deixe nas tomadas equipamentos eletroeletrônicos, como televisão, som, computador e outros quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;

 

·         Só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tente segurá-la ou recuperá-la;

 

·         Procure evitar desligar aparelhos e motores elétricos, descalço. Utilize um calçado com solado isolante (borracha);

 

·         Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e de curto circuito.

Prefeitura orienta feirantes no entorno de mercados públicos em São Luís

Para garantir a organização dos mercados da capital, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), notificou feirantes e ambulantes instalados de forma irregular em espaços púbicos. A ação tem intuito educativo e de disciplinamento.

Dando continuidade às ações de disciplinamento e reorganização das feiras e mercados públicos, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizou neste sábado (4) vistoria nos mercados do Bairro de Fátima e Liberdade. Na ocasião, foram orientados feirantes e vendedores ambulantes que ocupavam a calçada ou as ruas, bem como vendedores que comercializavam produtos a bordo de veículos, estacionados em locais indevidos. A ação tem o objetivo de garantir a fluidez do tráfego nesses locais e melhorar o acesso da população.

Ao todo, mais de 130 notificações foram entregues. O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, reforçou a importância do trabalho de disciplinamento. “Devemos reorganizar os equipamentos públicos, como orienta o prefeito Edivaldo, trazendo para o interior dos mercados os trabalhadores ambulantes que hoje atuam em locais irregulares. Existem bancas desocupadas e espaço suficiente para todos trabalharem de forma organizada”, destacou Ivaldo.

A continuidade desse trabalho será realizada com a gerência dos mercados, que fiscalizarão os trabalhos no entorno desses estabelecimentos. O disciplinamento faz parte das ações de melhorias das condições dos mercados e feiras de São Luís, gerando mais trafegabilidade no entorno dos equipamentos públicos e trazendo mais segurança para permissionários e fregueses, além de contribuir com a organização do sistema de abastecimento da cidade. Aqueles que receberam notificação terão prazo de 15 dias para se regularizar.

Prefeito Edivaldo vistoria obras de drenagem no bairro Coroado

O prefeito Edivaldo acompanhou, na manhã deste sábado (4), equipes da Prefeitura de São Luís que prosseguiam os trabalhos de expansão da rede de drenagem na Rua Cobalto, no bairro Coroado. A via, uma das mais prejudicadas com o período chuvoso, é uma das que recebe obras para escoamento das águas pluviais, que se estendem a pontos estratégicos do bairro. Além dela, as ruas Cobre e Ouro recebem intervenção para contenção de alagamentos e enchentes na região. O problema incomodava a comunidade há mais de 40 anos. Com as obras, as águas das chuvas terão o caminho de escoamento garantido, evitando acúmulo nas vias.

O prefeito Edivaldo enfatizou a importância deste serviço, que soluciona uma demanda antiga da comunidade local. “Estamos promovendo um trabalho para resolver, de fato, a questão dos alagamentos nesta área e entorno. É uma importante obra e muito solicitada pelos moradores. O trabalho é intenso para que, o quanto antes, possamos entregar a obra aos moradores e eles não venham mais a ser sacrificados com as chuvas”, pontuou.

O vice-prefeito Julio Pinheiro lembrou que, com as obras, a Prefeitura trabalha para garantir a resolução de um problema que sempre afetava as famílias da região no período chuvoso. “Isso interfere na vida das pessoas, é uma questão de saúde pública e a vontade do prefeito é resolver esse problema com as intervenções em curso. Com isso, muito em breve, o sistema que faz a absorção destas águas será solucionado, melhorando as condições para os moradores”, destacou.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, explica que serão construídos três sistemas distintos de drenagem, que vão se interligar para o escoamento das águas. É o chamado ‘sistema comunicante’, que vai funcionar em conjunto, garantindo o corredor para as águas das chuvas e de outras origens. “Esta obra vai solucionar em definitivo a situação de alagamento e que comprometia a qualidade de vida da população desta área e adjacências”, disse.

A Rua Cobalto é a primeira a receber os serviços. Neste sábado (4), as equipes da Semosp executavam a construção das tampas das caixas de concreto. Serão três , com capacidade para suportar tubulação de concreto de 800 milímetros. Serão cerca de 100 metros de sistema de drenagem em cada uma das ruas.

Ação

Moradores acompanharam os trabalhos e parabenizaram a ação da Prefeitura. No local há mais de 40 anos, o aposentado Gonçalo Monteiro descreveu os problemas sofridos a cada chuva. “É difícil atravessar. A rua fica inundada e a gente tem que proteger móveis, tudo. Agora que eu vi o serviço sendo feito fiquei mais confiante. Espero que logo seja concluído e a gente veja essa rua sequinha”, disse.

“Aqui, quando chove, é um problema sério. Quem mora aqui vive com os móveis pendurados, tudo suspenso porque é muita água. A gente já esperava muito por essa drenagem. É um bem muito grande que a Prefeitura está fazendo aqui”, enfatizou Antônio Carvalho, 67 anos.

Para Maria das Graças Batista, a expectativa é que o serviço seja concluído o mais breve possível. “Vem aí os meses de chuvas mais fortes e espero que, esse ano, a gente possa olhar pela janela e não ver mais a rua inundada. Graças a Deus que a Prefeitura olhou nossa rua, que o sofrimento com água da chuva aqui é grande. Mas, agora, temos fé que esse problema vai acabar”, disse.

RECUPERAÇÃO

O secretário da Semosp ressaltou que o trabalho da Prefeitura para recuperar as ruas e avenidas da capital é intenso. “O objetivo é proporcionar à população de São Luís mudanças que promovam impactos positivos no seu cotidiano. Com a conclusão desta obra de drenagem, esses moradores não serão mais prejudicados pelas chuvas”, reitera Araújo.

As obras de drenagens integram o programa de recuperação de ruas e avenidas promovidos pela Prefeitura de São Luís desde 2013. O investimento desde 2013 no setor é o maior já realizado pela Prefeitura de São Luís, em comparação com administrações anteiores, e compreende 20km de redes de canais e galerias. O objetivo é urbanizar áreas precárias, garantindo o desenvolvimento urbano e socioeconômico, valorizando as áreas e garantindo mais mobilidade e condição de vida às pessoas. A drenagem, além de facilitar o escoamento das águas da chuva evitando os alagamentos, contribui para conservação do asfalto e para a saúde pública.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima