A CAPACITAÇÃO TÉCNICA COMO ESPERANÇA PARA SAIR DO DESEMPREGO

0comentário
Os 25 alunos do II Curso Técnico de Capacitação Profissional em Encanador, na aula inaugural na sede da Odebrecht Ambiental.

Mais concorrido que vestibular para Medicina, com um total de 52 pessoas para 1 vaga. Assim foi a alta procura dos moradores dos municípios de Ribamar e Paço do Lumiar pelo Curso Técnico de Capacitação Profissional em Encanador, promovido pela Odebrecht Ambiental em parceria com a FIEMA e Amanco, e que acaba de iniciar uma segunda turma com 25 alunos. O programa tem 160h de carga horária, com aulas de fevereiro a março, na sede da Odebrecht Ambiental.

Além de ser totalmente gratuito, o curso conta com a chancela de marcas que são garantia de qualidade, e oferece diploma oficial ao final do mesmo. Para os participantes a oportunidade é mais que uma mera capacitação, é a esperança de voltar ao mercado de trabalho após anos ou meses no desemprego. Vale lembrar que o índice de pessoas sem trabalho é alto e atingiu 18 mil pessoas no Maranhão em 2016, segundo dados do CAGED / Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para a Odebrecht Ambiental, empresa que é o maior investidor privado dos municípios de Paço do Lumiar e Ribamar, essa parceria com a FIEMA e a Amanco só reforça o quanto a concessionária de serviços de água e esgotamento sanitário é comprometida socialmente com a população das duas cidades:

“Além de gerarmos empregos diretos e indiretos que atualmente sustentam cerca de 350 famílias, estamos fazendo a nossa parte para minimizar o desemprego que é altíssimo hoje e que atinge dos jovens às pessoas de maior idade. Acreditamos no Maranhão e no trabalho sério da Odebrecht Ambiental, que está fazendo uma revolução silenciosa e proporcionando mais qualidade de vida aos maranhenses desses dois municípios, seja com água de qualidade e redes de esgoto, seja com a oferta de uma capacitação gratuita e de qualidade como essa”, declarou o Diretor da Odebrecht Ambiental Helder Dantas na solenidade que marcou a aula inaugural e deu as boas – vindas aos alunos.

Ele lembrou que o objetivo do curso é formar mão de obra qualificada, que possa ser empregada pela própria concessionária ou por empresas parceiras que atuam em suas obras.

E ressaltou que no primeiro curso realizado em 2016, os cinco melhores alunos foram contratados pela Odebrecht Ambiental e iniciaram 2017 com a tão sonhada carteira de trabalho assinada.

Na aula inaugural do curso, que aconteceu no auditório da Odebrecht Ambiental no Maiobão, os alunos estavam ansiosos e otimistas por dias melhores e de mais prosperidade com a nova capacitação.

O ex-comerciário de 46 anos de Paço do Lumiar Maesson Azevedo Nunes, que está há 3 anos desempregado, está decidido a mudar de área e encontrou nesse curso a oportunidade para adquirir uma nova profissão gratuitamente. Aos 42 anos, sonha com um futuro melhor e um emprego formal:

“Enquanto eu estudo, a minha esposa que trabalha está bancando as despesas da casa e com  nossas duas filhas. Mas agora vou me dedicar muito para aprender o novo ofício e sair do curso contratado, para dar mais conforto e segurança a minha família”, revelou ele.

Outro que pretende mudar de área é o morador de Ribamar Marcelo Louzada, que há 3 anos trocou São Paulo pelo Maranhão em busca de mais qualidade de vida. Apesar da esposa e os três filhos estarem bem adaptados em Ribamar e ele possuir formação em Logística, Marcelo teve dificuldade para encontrar um emprego formal e até hoje sobreviveu de bicos, trabalhando como missionário. Mas com a capacitação, quer se destacar no curso para conseguir um emprego na Odebrecht Ambiental:

“Em São Paulo trabalhei em outra empresa da área de saneamento, e agora vou focar em conseguir um emprego na Odebrecht Ambiental, pois é uma grande empresa e oferece diversos benefícios, além da chance de crescer e fazer carreira”, revelou Marcelo.

E para quem ainda pensa que a profissão de encanador é coisa de homem, a moradora de Paço do Lumiar Eliane Barbosa, única mulher da turma, promete mostrar serviço:

“Eu era operadora de caixa em um supermercado mas estou desempregada há meses e vi nessa oportunidade uma chance de melhorar de vida e sustentar meus 2 filhos. Vou me dedicar muito e sei que vai dar certo”, declarou determinada.

A professora do SENAI / FIEMA responsável pelo curso é a instrutora Lucinalva Almeida Santos, que também ministrou as aulas da capacitaçãorealizadas em 2016. Segundo ela, a dedicação dos alunos em busca de maior empregabilidade leva a um alto nível de empenho e aprendizagem durante as aulas.

Também participaram da aula inaugural os parceiros Jean Alves Cardoso, representante da Amanco e Rogério Garcês, da FIEMA. Ambos ressaltaram aos alunos a grande oportunidade que é ter uma formação técnica de qualidade atualmente; um verdadeiro sinônimo de empregabilidade, trabalho e renda.

Sem comentário para "A CAPACITAÇÃO TÉCNICA COMO ESPERANÇA PARA SAIR DO DESEMPREGO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS