Nesta sexta-feira (10), será eleita a Corte Momesca do Carnaval de São Luís. O concurso para escolher o Rei Momo, Rainha e as duas Princesas acontece às 18h, no Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura. São 16 candidatos que concorrem às vagas. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, a partir das 17h.
Para Rei Momo os candidatos precisam, além de saber sambar e ter ginga, pesar no mínimo 100 kg (cem quilos) e podem ser submetidos à avaliação médica para cumprimento das exigências da função. Concorrem nesse quesito: Emanuel Patricio Rodrigues Ferreira, Gilmar Alves Diniz, Mateus Evangelista Ferreira Lobato e Paulo Roberto da Conceição Trindade.
As candidatas aos cargos de rainha e princesa também precisam dominar o samba no pé, demonstrar simpatia e espírito carnavalesco para representar a alegoria da folia momesca durante as atividades do Carnaval 2017. As candidatas habilitadas pela Comissão de Avaliação Técnica são: Aline Rocha Cantanhede, Ana Paula Costa Cantanhede, Andressa Taina Lima de Sousa, Anne Grazielle Licar dos Santos, Dayanne Evelly Louzeiro da Silva, Glycia Fernandes Diniz Pinheiro, Mayara Antônia Brito Costa, Mayara Pereira da Silva, Pollyanna do Amparo Ferreira dos Santos, Raina Fabyanne Martins Araújo, Samayra Cristine Barbosa Santos e Shirley Mary Gama Mendonça. As concorrentes à Rainha classificadas em 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares, respectivamente, receberão o título de 1ª e 2ª Princesa do Carnaval 2017 de São Luís.
PRÊMIOS
A Corte Momesca eleita receberá a seguinte premiação: ao Rei Momo e Rainha do Carnaval serão pagos R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e às duas Princesas escolhidas, a premiação será de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), para cada.
A Comissão de Avaliação Artística (julgadora) é composta por Nedilson Machado (jornalista e colunista social), Aberlado Telles (bailarino), Meireles Júnior (fotógrafo), Helena Leite (radialista) e Vanessa Serra (jornalista e produtora cultural). Eles avaliarão quesitos como simpatia e espírito carnavalesco; desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão; harmonia no conjunto; domínio na arte de sambar, entre outros.
Os candidatos receberão quatro notas de seis a 10 pontos, nos itens de avaliação. Será considerado eleito o candidato que obtiver a maior soma das notas, sendo que, em caso de empate, prevalecerá a maior nota em domínio na arte de sambar e, persistindo o empate, o julgamento será decidido pelo voto do presidente da Comissão Julgadora.