Empresas ajudaram no combate ao crime com a doação de cão farejador
Em países como Estados Unidos, Austrália e Europa, os cães farejadores de drogas são amplamente utilizados por todos os Departamentos Policiais, não sendo concebido o combate ao tráfico sem a utilização dos mesmos.
No Brasil os cães farejadores estão chegando cada vez mais aos efetivos policiais, ainda em menor escala que no exterior, porém com igual eficácia na solução de crimes. No Maranhão, a SENARC / Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico ganhou recentemente um reforço e tanto em seu efetivo, o cão farejador Vini, da raça pastor malinois, que foi adquirido em um canil goiano pelas empresas Potiguar e Terra Zoo e doado à SENARC. O cão que já veio treinado para farejar drogas e armas, desde a sua primeira missão policial já mostrou serviço, e ajudou na localização de 70Kg de maconha, em posse de traficantes no bairro do Anil, logo em seu primeiro serviço.
Além de um olfato apuradíssimo, os cães farejadores possuem qualidades como coragem, agilidade, obediência ao dono e agressividade. A chegada do cão Vini ao efetivo da Polícia ajudou na celeridade e eficácia das operações, segundo atestou o Delegado Valdenor Sousa:
“Nos últimos quatro meses já conseguimos realizar a apreensão de 400Kg de maconha. Agradecemos às empresas Terra Zoo e Potiguar por esse relevante auxílio no combate ao tráfico de drogas na capital maranhense com doação do Vini”, declarou o Delegado.
Em retribuição às empresas, a Polícia Civil entregou um troféu de reconhecimento, durante a visita à sede da Potiguar e Terra Zoo. Valdenor Sousa e os delegados Luis Jorge Matos e Carlos Alesandro Assis Delgado foram recebidos pelos sócios das empresas, os irmãos Marcelo e Márcio Brasil, respectivamente da Potiguar e Terra Zoo.