Em busca de patrocínio para o Campeonato Brasileiro da Série C, dirigentes de 18 das 20 clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro da Série C participaram de uma reunião na segunda-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é o fortalecimento da Terceira Divisão com a venda das cotas de Televisão, como acontecem com as séries A e B, a realização da competição em pontos corridos e a criação de uma comissão para viabilizar a venda dos diretos de TV da competição. Atualmente, a CBF custeia as despesas com passagem e hospedagem das vinte equipes da Terceirona. Das equipes maranhenses que participarão do torneio em 2017, apenas o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, esteve presente no encontro de dirigentes.
Um dos idealizadores das propostas, Sérgio Frota destacou o pioneirismo dos dirigentes em buscar melhorias para a Série C. “Pela primeira vez, a CBF parou para ouvir os dirigentes de clubes da Série C e nós propusemos a criação de uma comissão. Quero destacar, o representante da Conmebol na Fifa, Fernando Sarney, foi fundamental para que houvesse o encontro. O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e toda a sua diretoria nos recebeu e se propuseram a juntos conseguirmos viabilizar financeiramente a Série C”, disse.
Para Sérgio Frota é possível viabilizar a Série C, mas para isso será necessário o esforço conjunto dos clubes participantes e dos dirigentes. “Nós precisamos lutar por essas receitas e direitos televisivos, que, atualmente, é inexistente. Atualmente, com a crise financeira do país, todos os times estão em dificuldade financeira. A CBF alegou que a competição dá um prejuízo de R$ 20 milhões, mas eu sugeri que o departamento de Marketing e o Financeiro da entidade se unam ao nosso projeto para capitalizar recursos, o que foi aceito”, afirmou.
O dirigente do Sampaio foi convidado para presidir a comissão de clubes que trabalhará junto a CBF para viabilizar os recursos necessários para os clubes. “Fui convidado para participar da comissão, mas em virtude do mandato de deputado estadual e das minhas atribuições no Sampaio, não tenho como ficar viajando toda hora, por isso, indiquei o presidente do CSA, Rafael Tenório”, ressaltou.
Desde 2012, a Série C tem 24 datas e indo até o fim de outubro, disputada por 20 clubes, divididos em dois grupos: Grupo A e Grupo B, com cada time jogando contra o adversário ida e volta e totalizando 18 partidas na primeira fase. Depois, se classificariam os quatro melhores para o chamado “mata-mata” entre os times do Sul-Sudeste contra os do Norte-Nordeste-Centro-Oeste.