A Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, recebe nesta sexta-feira (13), às 18h30, os artistas Áurea Maranhão e Claudio Marconcine. Eles farão ensaio aberto ao público da performance que apresentarão em São Paulo, dia 25 de janeiro, na abertura da exposição que compõe o projeto “Visões de um Poema Sujo”, que reúne fotografias do maranhense Márcio Vasconcelos.
O ensaio aberto terá duração de 19 minutos e reúne fragmentos do livro “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar. A direção é de Celso Borges e o figurino de Claudio Vasconcelos.
“A Galeria Trapiche, como equipamento municipal de cultura, sempre busca valorizar a arte local, exaltando artistas de nosso estado. Relembrar Ferreira Gullar, que nos deixou no ano passado, é uma forma de preservar a memória da cidade através da cultura”, ressaltou a diretora da Galeria, Camila Grimaldi.
A exposição “Visões de um poema sujo” reinventa os versos do livro escrito pelo poeta maranhense no exílio, em 1975. Da página do livro para o palco, os versos de Gullar são redescobertos e reinventados pelos dois atores que vivenciam o espaço físico e a atmosfera de uma cidade que ficou gravada na alma do poeta.
Em São Paulo, a exposição será aberta no dia do aniversário da cidade, 25 de janeiro, no Museu Afro-Brasileiro, no Parque Ibirapuera. São 80 fotografias de Márcio Vasconcelos com curadoria de Diógenes Moura, além das participações de Rita Benneditto e Zeca Baleiro interpretando versos do Poema Sujo e fragmentos de canções do imaginário popular do Maranhão.
“Visões de um poema sujo” ganhou o XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. O olhar de Márcio Vasconcelos registra e reinventa a cidade do poeta, que nasceu e viveu em São Luís nos anos 1930 e 1940.
1 comentário em “Galeria Trapiche recebe ensaio aberto de performance baseada na obra de Ferreira Gullar”
Nossa cultura rica e diversificada. Estou planejando ir lá na galeria hj, daqui a pouco