O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-MA) está promovendo palestras em escolas de São Luís para que ajude a diminuir o consumo de drogas e a violência entre jovens. Na tarda da quinta-feira, o diretor do CAPS, Marcelo Costa, proferiu palestra anti-drogas na Escola Coelho Neto.
A palestra foi proferia para 90 alunos da escola que aprenderam sobre prevenção e consumo de drogas no intuito é impedir o consumo de substâncias na idade 14 e 15 anos que vem afetando nossos pacientes em sua maioria nesta faixa etária e que traz mais consequências negativas sociais e físicas.
“É um trabalho de formiguinha, mas importante não prevenção do uso de drogas e da violência em nossa cidade”, disse Marcelo Costa.
De acordo com uma pesquisa de âmbito, o Brasil já contabiliza 235 mil usuários de crack com menos de 18 anos.
Este ano já formam ministradas mais de 50 palestras em escolas da rede pública e privada. Os interessados podem solicitar as palestrar pelos números: (98) 3236-4741 / (98) 98430-2299.
Os CAPS são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. O serviço é diferenciado para o público infanto-juvenil, até os 17 anos de idade e para pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas. Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h.
O encaminhamento para os CAPS pode ser realizado através de demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, após uma internação clínica/psiquiátrica, ou ainda por indicação da assistência social ou por ordem judicial. O tratamento pode ser feito de forma individualizada ou coletiva, através de oficinas e grupos terapêuticos.