Que a nova geração morre de amores por jogos eletrônicos todos sabem. Mas imagine o seu filho surpreendendo a todos ao criar e brincar com um game criado por ele mesmo?
Parece ousado, mas essa é a proposta do curso “Lógica de Programação de Games”, oferecido pelo Colégio Dom Bosco para crianças de 07 a 13 anos. O curso é aberto a todos, alunos do Dom Bosco e de outras escolas. As inscrições são feitas no site da escola com pagamento on-line:www.dbosco.com.br
O curso tem 10h/aulas, divididas em cinco encontros durante o mês de outubro, que acontecerão nos dias 01º, 08, 15, 22 e 29, das 08h às 10h, na Sala Gamificada do Colégio Dom Bosco, no Renascença II.
O curso Será ministrado por professores e alunos instrutores do curso de Sistemas de Informação da UNDB, com organização geral do Professor Mestre Bruno Lima, coordenador do curso de Sistemas da UNDB. Esse evento faz parte de um projeto de extensão desenvolvido pela coordenação de Sistemas da faculdade.
Nas aulas será utilizado um ambiente de programação chamado Scratch, que foi criado inteiramente para os primeiros passos de aprendizado de crianças e jovens no mundo da programação. O Scratch é uma linguagem gráfica de programação desenvolvida no Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), baseada nas linguagens Logo e Squeak, mas que pretende ser mais simples, fácil de utilizar e mais intuitiva.
O aprendizado de lógica computacional pelas crianças vem tendo tanto reconhecimento por pesquisas conduzidas mundo afora, que alguns países europeus começaram a integrar esse estudo nas grades curriculares de alunos de ensino fundamental.
O curso faz parte da proposta de Educação 3.0 já implementada no Colégio Dom Bosco, por meio de espaços de aprendizagem com tecnologia digital interativa, recentemente inaugurados no Dom Bosco; como a própria sala que sediará o curso – a Sala Gamificada, Laboratório Multidisciplinar, Sala 3.0 e a Aceleradora de Startup.