Um trabalho de prevenção e combate às drogas está envolvendo alunos das escolas públicas e particulares de São Luís. O trabalho é uma iniciativa do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Combate às Drogas. A equipe está realizando palestras e atividades que buscam conscientizar jovens e adolescentes sobre as consequências do uso de entorpecentes. Nessa sexta-feira (16/09), o trabalho aconteceu no Complexo Educacional João Francisco Lisboa (CEJFL), contemplando mais de 100 estudantes, onde foi ministrada uma palestra alusiva ao Setembro Amarelo.
Assim como Outubro Rosa Novembro Azul, o setembro também tem a sua cor símbolo sendo o amarelo, a campanha tem o objetivo principal de valorizar a vida e ela começa em grande estilo na primavera, época de renovação. “A campanha ocorre no mundo todo, mas aqui em São Luís e no próprio país ela está gatinhando ainda, o tema valorização a vida será trabalhado no mês de setembro aqui no CAPS”, disse o diretor do Caps, Marcelo Soares.
De acordo com Marcelo Soares de 2000 a 2012 ocorreram 1896 casos de suicídio. Desse total, 1463 eram homens (80%) e 423 mulheres, na faixa etária dos 20 aos 29 anos. E que 15% dos viciados em álcool ou drogas recorrem ao suicídio.
A atividade contou ainda com depoimento de ex-usuários de drogas que já tentaram o suicídio e atividade teatral mostrando de maneira teatralizada uma situação como esta provocada pelo consumo de drogas.
Com a diagnose realizada nas escolas, a equipe técnica do Cap’s identificou que algumas unidades de ensino no município possuem relatos de problemas envolvendo as drogas, quer seja entre os alunos e familiares ou nos arredores das unidades. A proposta é que, com um trabalho mais efetivo, esses estudantes utilizem o conhecimento para se transformarem em agentes de combate.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico e permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades.