O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, ministrará a aula magna do curso de Mestrado em Meio Ambiente da Universidade Ceuma, nesta sexta-feira (12), às 19h, no auditório Josué Montello, Campus Renascença. Ele abordará os atuais desafios ambientais mundiais e nacionais. O curso visa a complementar a formação de uma vasta gama de profissionais, transformando-os em mestres em Meio Ambiente, por meio da realização de pesquisa aplicada para a solução de problemas ambientais.
O mestrado possui duas linhas de pesquisa: Planejamento e Qualidade Ambiental; e Saúde e Meio Ambiente. O curso terá duração de dois anos e 20 vagas disponíveis para graduados em qualquer área. O mestrado destaca-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem as áreas de Ciências Humanas e Sociais (Administração, Direito, Economia etc.), Ciências Exatas e Tecnológicas (Engenharias, Física, Matemática, Química etc.) e Ciências Biológicas e da Saúde (Biologia, Farmácia, Medicina etc.).
Os mestres em Meio Ambiente formados pela Universidade Ceuma contribuem para a utilização adequada dos recursos naturais do planeta, dentro de uma dinâmica fundamental para a preservação das espécies e para a manutenção de condições dignas de existência.
Ministro
De volta ao Ministério do Meio Ambiente quase 20 anos depois da sua primeira passagem pela pasta, Sarney Filho reconhece que tem pela frente um desafio muito maior: as mudanças climáticas. Para isso, ele terá uma equipe focada em implementar medidas para a política de clima. Além disso, promete muita participação da sociedade civil. Nove vezes eleito deputado federal, Sarney Filho diz que sua motivação para aceitar o cargo no Executivo foram os retrocessos que a legislação ambiental sofreu nos últimos anos, entre os quais a aprovação do novo Código Florestal. A intenção: aproveitar para implementar o que há de bom nessas propostas.
Para mais informações sobre o mestrado em Meio Ambiente, acesse o site da Universidade Ceuma (www.ceuma.br).