Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação divulgou, em matéria publicada no portal G1 MA, que serão iniciadas obras de reparação em sete escolas da capital maranhense, sobretudo com os recentes casos de invasão e depredação destes espaços públicos. Segundo a secretaria, as sete escolas que receberão a reforma encontram-se em estado grave e estão praticamente paradas. São elas: Pedro Marcosini Bertol, Alberto Pinheiro, Maria José Vaz, Miguel Lins (Educação Infantil), Tiradentes e Mata Roma.
A notícia de reforma em escolas da capital retoma a discussão acerca de métodos que possam funcionar como mecanismo para angariação de verba extra, no intuito de apoiar simultaneamente a consolidação de tais obras de reforma.
O Projeto de Lei nº 00316 que autoriza o uso remunerado de espaços em quadras esportivas e ginásios poliesportivos em Unidades de Ensino do Estado do Maranhão para veiculação de publicidade visual, de autoria do deputado Sérgio Frota (PSDB), pode funcionar como este mecanismo financeiro que dê suporte para a consolidação de trabalhos que visem a reforma e reparo de escolas que disponham de um estado físico deteriorado. A renda angariada desta publicidade poderia ser utilizada para potencializar o desenvolvimento dos serviços estruturais de reparação, auxiliando no financiamento das obras.
A proposta do deputado Sérgio Frota já foi encaminhada para as devidas comissões. Após análise, o projeto retorna para o plenário. Caso seja aprovado pela Assembleia, o mesmo é encaminhado para ser sancionado pelo governo do estado.