Alguns hábitos do dia a dia aumentam os riscos de ocasionar acidentes com energia elétrica. O fato de tomar atitudes inseguras e nunca ter acontecido nada, não diminui o risco de sérios acidentes quando se trata de energia. Ligar eletrodomésticos descalços, por exemplo, é uma atitude que algumas pessoas realizam com frequência, mas não se dão conta do risco que esta ação pode oferecer. Por isso quando o tema é energia elétrica, falar de segurança nunca é demais.
Esses acidentes acontecem por pequenos descuidos que tomamos ao realizar algumas tarefas habituais. Para Francisco Ferreira, Executivo de Segurança da Cemar “Além dos acidentes envolvendo choque elétrico temos casos de incêndios provocados por instalações clandestinas. Todas estas situações são graves e devem ser evitadas, pois o barato pode sair caro, custando vidas ou a perda de todos os bens acumulados ao longo da vida das pessoas” alerta Francisco.
Segundo dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) o Nordeste foi o segundo lugar em 2015 com maior índice de incêndios ocasionados por curto circuito.