Prefeitura realiza ação de combate ao Aedes aegypti em 7.720 mil imóveis na Cidade Operária

16536_dia_nacional_mobilizacao_educacao_190216_foto_mauricioalexandre9

A Prefeitura de São Luís realizou na manhã desta sexta-feira (19) um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti na Cidade Operária. As equipes visitaram 7.720 imóveis (residências e estabelecimentos comerciais), sendo 5.331 vistoriados e 2.389 imóveis fechados. Os agentes de endemias identificaram 99 imóveis com focos do mosquito Aedes; 1.203 imóveis receberam tratamento com larvicida. A região também recebeu ação educativa com distribuição de panfletos e orientações sobre os sinais e sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou o empenho do poder público municipal na execução da ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Com o mutirão, vamos cobrir toda a cidade, da região central à zona rural. Por outro lado, temos cotidianamente os agentes atuando em suas áreas de trabalho. Na Cidade Operária, por exemplo, dez agentes trabalham permanentemente na área, realizando visitas domiciliares e ações educativas”, afirma a secretária. A mobilização integra as atividades da Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti e, também, reforçam as ações do “Plano de Contingência para Enfretamento de Epidemia de Dengue, Zika vírus e Chikungunya no Maranhão”, anunciado pelo governador Flávio Dino.

Em São Luís, o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ganhou reforço das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Além de 250 agentes de endemias, 60 militares da Marinha, Aeronáutica e Exército participaram das atividades na manhã desta sexta-feira (19).

VISTORIA

A população considerou positiva a iniciativa da Prefeitura. “É uma ação muito importante”, destacou o comerciante Henrique Lindoso. “Acredito que esse é um trabalho muito fundamental. Temos visto muitos casos da doença, inclusive na nossa família”, disse o morador João Júnior.

MUTIRÃO

Até o mês de maio a ação será realizada todas as sextas em um bairro diferente da capital. Além da Cidade Operária, bairros como Liberdade, Camboa, São Francisco e Ilhinha já receberam o mutirão. Na próxima sexta-feira (26), as atividades acontecerão nos bairros Vinhais, Recanto dos Vinhais e Cohafuma.

A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Terezinha de Jesus Lobo, explicou que o cronograma da ação segue a classificação do índice de infestação na cidade. “De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, a Cidade Operária é uma área que apresenta alto risco de infestação do mosquito. Por isso, o mutirão é muito importante. Todos os sete distritos sanitários da cidade serão contemplados com a ação”, afirmou Terezinha Lobo.

Não aposte na sorte, aposte na prevenção com a energia elétrica!

Alguns hábitos do dia a dia aumentam os riscos de ocasionar acidentes com energia elétrica. O fato de tomar atitudes inseguras e nunca ter acontecido nada, não diminui o risco de sérios acidentes quando se trata de energia. Ligar eletrodomésticos descalços, por exemplo, é uma atitude que algumas pessoas realizam com frequência, mas não se dão conta do risco que esta ação pode oferecer. Por isso quando o tema é energia elétrica, falar de segurança nunca é demais.

Esses acidentes acontecem por pequenos descuidos que tomamos ao realizar algumas tarefas habituais. Para Francisco Ferreira, Executivo de Segurança da Cemar “Além dos acidentes envolvendo choque elétrico temos casos de incêndios provocados por instalações clandestinas. Todas estas situações são graves e devem ser evitadas, pois o barato pode sair caro, custando vidas ou a perda de todos os bens acumulados ao longo da vida das pessoas” alerta Francisco.

Segundo dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) o Nordeste foi o segundo lugar em 2015 com maior índice de incêndios ocasionados por curto circuito.

ab1745ac-c792-48df-96c5-922edc5f3496

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima