A solução para o problema estava na troca de toda a adutora submersa que interliga o sistema de abastecimento do bairro Vieira às redes que fazem a distribuição de água para as casas localizadas na Praia. A Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município, realizou a implantação de 216 metros de adutora, construída em PEAD (polietileno de alta densidade) e revestida com uma estrutura de aço galvanizado, oferecendo durabilidade e garantindo a qualidade da água distribuída para a população residente no local.
Para reduzir eventuais danos eventualmente causados por embarcações e oscilações no nível do rio, as equipes técnicas determinaram a transposição do curso d’água e o ancoramento da adutora no leito do rio, aumentando a resistência à variação das marés altas e baixas.
“O trabalho exigiu estudo e planejamento por parte das equipes de Obras e Operação, uma vez que todo o serviço só poderia ser executado durante o período de baixa na maré. Após a substituição da adutora, realizamos um intenso trabalho de redução de perdas e vazamentos, além de instalações de novos ramais em boa parte das residências”, destaca Helder Dantas, diretor de Concessão da Odebrecht Ambiental.
Resultados já começam a ser sentidos
Para a população do Caúra o trabalho gerou grande expectativa para a resolução do problema. A primeiras casas impactadas já comemoravam a melhoria no abastecimento.“Aqui no Caúra, eu e meu pai pegávamos água de barco em outros lugares, guardava a água da chuva para usar em casa e comprava água mineral para beber. Depois da troca da tubulação a água está vindo forte e boa, já bebemos a água que vem da rede”, destaca Girleanna dos Santos Lima, moradora da localidade do Caúra, na Sede de São José de Ribamar.
A segunda fase do trabalho começa a ser implantada a partir deste mês, com o cadastro das famílias, que passam a ter atendimento direto através dos canais de atendimento como site, lojas de atendimento e telefone (0800 771 0001).