Até o dia 29 de janeiro estarão abertas as inscrições de mais umEdital para a Seleção de Projetos de Esporte e Cultura da Cemar 2016. Os patrocínios são destinados para projetos aprovados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e a Cultura, via ICMS, pelo Governo Estado do Maranhão que estiverem em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no Edital da Cemar que está disponível no site nowww.cemar116.com.br.
A Companhia adotou esta metodologia para garantir a transparência do processo e possibilitar que mais pessoas conheçam as linhas de investimentos que ela possui.
Todos os projetos selecionados deverão ter o Certificado de Mérito Esportivo (Lei nº 9.436), ou Certificado de Mérito Cultural, (Lei 9.437) de acordo com a área do projeto, para que sejam efetivamente patrocinados pela Companhia.
A Cemar receberá os projetos já com certificado de mérito seja por e-mail ou por entrega física até o dia 29 de janeiro. O Projeto deverá seguir o modelo deixado nas Secretarias de Estado da Cultura e Esporte para aprovação com planilhas orçamentária, descritiva e certificado. Depois desse período, os projetos passarão pelo Comitê interno da Companhia para avaliação final.
O edital é aberto para todo Maranhão, não há limite de aprovação de projetos. A participação no processo de seleção é totalmente gratuita.
Histórico
Só em 2015, a Cemar apoiou 36 projetos, sendo 20 na cultura e 16 no esporte. A Companhia investiu mais de R$ 11 milhões em projetos incentivados, como o Festival de Jazz e Blues (São Luís e Barreirinhas), Turnê Andarilho Parador (dos músicos maranhenses Nosly e Djalma Chaves), Judô do Jaracaty, atletas como Isadora Andrade e Frederico Castro, Trilhas e Tons (Wilson Zara e Nosly), entre muitos outros.
Desde 2012, quando a Companhia começou a patrocinar projetos por meio da Lei Estadual de Incentivo, mais de 130 iniciativas foram contempladas promovendo a inclusão social e o desenvolvimento do Maranhão.
Para Janaína Sousa, Analista de Responsabilidade Social da Cemar “Nossa expectativa é conseguir desenvolver uma agenda cultural e esportiva positiva para nosso estado, com projetos em diversos segmentos. Pelo processo que consolidamos podemos atingir esse objetivo”, comenta Janaína.