Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros...
O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), foi preso, na manhã desta sexta-feira, sob a acusação de estupro de uma adolescente de 17 anos. A prisão do gestor foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Ribamar Alves, que é médico, está sendo transferido para São Luís em um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) e deve chegar à capital a qualquer momento.
Em dezembro de 2013, ele foi acusado de assédio sexual à então juíza da 2ª Vara da Comarca de Santa Inês, Larissa Tupinambá Castro. O prefeito teria beijado a magistrada á força dentro do gabinete dela. A juíza chegou a dar voz de prisão a Ribamar Alves e abriu processo contra ele. O episódio teve ampla repercussão.
Condenado pelo Tribunal de Justiça, o gestor teve a pena revertida em doação de cestas básicas a instituições de caridade.
Obras de pavimentação na Cidade Operária em nova etapa. Agora o asfalto chega à unidade 103. Finalizando o lado par. Breve as últimas duas unidades 105 e 101 de um total de 6 unidades. Quase 90 ruas sendo asfaltadas. Mais de 30 km de asfalto somente na Cidade Operária.
“Um novo bairro depois de 29 anos de espera. Assim faz Edivaldo Holanda Junior. E assim vai continuar fazendo”, disse o coordenador da Cidade Operária, Ciro Nolasco.
Como coordenador da Cidade Operarária, Ciro Nolasco, tem papel fundamental ao levar as reinvidicações da população local para o prefito para que as obras cheguem. Grças a sua colaboração a região tem recebido muitas obras.
O piloto maranhense Vinícius Mota, premiado na categoria UTV na última edição do Rally dos Sertões em 2015; sempre destaca a importância do patrocínio e incentivo que a CEMAR e o Governo do Estado, via Lei estadual de Incentivo ao Esporte, têm dados a diversos atletas maranhenses, que como ele, tiveram projetos aprovados.
Graças ao apoio institucional, Mota e seu companheiro de dupla no UTV Rafael Shimuck puderam representar com muita competitividade e excelentes resultados o automobolismo maranhense nesta que é considerada a prova mais importante do off road brasileiro, o Rally dos Sertões. Desde à preparação de pilotos e veículo, até a equipe que levam para a disputa, tudo seria inviável sem o auxílio deste importante patrocínio.
E num gesto de reconhecimento e agradecimento, Vinícius Mota esteve recentemente na sede da CEMAR, onde foi entregar uma prestação de contas contendo um material com o grande retorno de mídia que alcançou durante o Sertões 2015; através do trabalho de sua assessoria de imprensa, a InterMídia Comunicação Integrada; com o devido registro na imprensa do importante apoio da CEMAR e do Governo do MA. Mota foi recebido pelo Executivo de Comunicação da CEMAR, Luiz Carlos Cardoso, representando a Gerência de Marketing da companhia.
Com o objetivo de aproximar mais a linha de frente da Direção do Grupo Potiguar, a empresa vem realizando ao longo do mês de janeiro o evento “Café da Manhã com o Presidente”, com a presença do Presidente do Grupo, Marcelo Brasil.
Essa semana Marcelo Brasil, acompanhado da esposa Fabiola Brasil, participou do evento realizado no Centro de Distribuição – CD da Potiguar, localizado no bairro Tirirical. E aproveitou para falar sobre a história da Potiguar, que completa 35 anos de fundação nesse ano de 2016.
De forma bem descontraída, os colaboradores do CD tiveram a oportunidade de ter um bate-papo diretamente com o Presidente. Esse tipo de evento serve para que o Presidente Marcelo Brasil possa conhecer melhor os colaboradores recém-contratados, e ouvir deles quais são as expectativas para com a empresa, sugestões e outros temas importantes.
O Café da Manhã com o Presidente já foi realizado nas lojas Potiguar dos bairros Cohama, Cohafuma. As próximas lojas que vão realizar o café são as lojas da Forquilha e do Centro. Este evento é mais uma iniciativas do Grupo Potiguar para valorizar e integrar ainda mais a sua equipe de colaboradores.
Os interessados em concorrer a uma das 1.371 vagas oferecidas pela Universidade Ceuma por meio do Fundo de Financiamento do Estudante ao Ensino Superior (Fies 2016) podem se inscrever até amanhã(29) no site //fiesselecao.mec.gov.br. Universidade maranhense com melhor nota atribuída pelo Ministério da Educação em recente avaliação, o Ceuma é a instituição que oferece o maior número de vagas no estado por essa modalidade de acesso ao ensino superior, também baseada na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O reitor do Ceuma, Saulo Martins, informa que estão sendo disponibilizadas vagas em 29 cursos da universidade por meio do Fies. Direito é a graduação com maior oferta: 290. Também estão sendo oferecidas 10 vagas para o curso de Medicina. “O candidato deve levar em conta a quantidade de vagas que a instituição oferece, pois quanto maior a disponibilidade maior a chance de ingresso no ensino superior”, ressalta.
Qualidade
A quantidade de vagas ofertadas depende da avaliação obtida por cada instituição de ensino superior junto ao MEC. Quanto melhor a nota atribuída pelo ministério, maior o número de vagas autorizadas e, consequentemente, maior a possibilidade de conquistar uma vaga.
“O maior número de vagas ofertadas dentre todas as universidades do Maranhão é o reconhecimento da qualidade do ensino ministrado pelo Ceuma”, observa o reitor.
Inscrição
A inscrição no Fies é gratuita e pode ser feita até amanhã, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), no endereço eletrônico //fiesselecao.mec.gov.br, no período de 26 a 29 de janeiro de 2016. Antes de iniciar o processo de inscrição, o candidato deve se cadastrar no Fies Seleção, selecionando a opção Primeiro acesso.
Para efetuar o cadastro, o estudante deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF. O sistema pedirá ao candidato que cadastre uma senha, com a qual terá acesso ao sistema para fazer a inscrição no processo seletivo do Fies, e que informe um e–mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.
Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e–mail registrado pelo estudante um link para ativação. Após a ativação, o estudante deve buscar, no sistema de inscrição, a opção Já sou cadastrado e informar o CPF e a senha cadastrada.
Além dos dados pessoais, o estudante deve informar o número de registro no CPF dos membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as respectivas datas de nascimento, conforme constam do referido CPF, e a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar, se for o caso.
Para concluir a inscrição, o estudante deve escolher um curso e turno dentre aqueles com vagas disponíveis no Fies Seleção. Após a conclusão do curso superior, o aluno ainda tem uma carência de 18 meses para poder iniciar o pagamento do financiamento feito pelo Fies. A vantagem para você que não precisará efetuar o pagamento de imediato.
Mais
Pode participar do processo seletivo do Fies para o primeiro semestre de 2016 o estudante que tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos; tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação superior a zero.
O maior bloco de rua de São Luís, “As Pilantras Virgens” como de costume sairá pelas Ruas do Bequimão, à partir das 16h, deste sábado “magro de carnaval” (30). A concentração será na rua 4 (bequimão) atrás do supermercado Carone (Maranhão Novo) Informações: 8726 4282 / 8871 3408. A atrações deste ano serão: Banda Paraíso Folia e DJ Netinho. A brincadeira além de irreverente é aberta a toda comunidade e reúne todos os anos centenas de homens e mulheres de todas as idades.
O mais badalado bloco de Carnaval de rua de São Luís, originou-se de uma brincadeira de rapazes reunidos na rua 4 (Bequimão) atrás do Supermercado Carone (Maranhão Novo). Num sábado magro de Carnaval, há 19 anos, nasceu as “Pilantras Virgens” (Homens vestidos de Mulheres), que desfilam pelas ruas da região levando muita animação.
Sob os olhares divertidos e irônicos de algumas pessoas, esses irreverentes rapazes, alguns encabulados pelos trajes que vestiam, saíram pelas ruas do bairro. Nos anos que se seguiram, o “Bloco das Pilantras Virgens”, foi ganhando mais adeptos e já não são só os rapazes alegres do bairro do Bequimão, mas de toda cidade, transformando-o no maior de todos os blocos. A melhor pilantra virgem caracterizada é premiada.
Para os que não quiserem se vestir de mulher, a organização do bloco está vendendo abadas ao preço de simbólico de R$ 20,00. Informações com Jack Bond: (98) 98805-9487.
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão / SINEPE-MA, através de seu Presidente Paulino Pereira, marcou presença em Brasília, na primeira reunião do ano de 2016 da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino / CONFENEM.
Sob o comando do Presidente da entidade, Roberto Geraldo de Paiva Dornas diversos sindicatos de escolas particulares do país discutiram o cenário nacional, desafiador sob o ponto de vista econômico; além de medidas e estratégias para manter competitivo aquele que é um dos mais importantes segmentos do país, responsável pela formação de qualidade da maioria dos futuros líderes e profissionais brasileiros.
A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), sorteou nesta segunda-feira (25), os árbitros para os jogos da segunda rodada do Campeonato Maranhense 216, que serão realizados na próxima quarta (27) e quinta-feira (28).
Na quarta-feira (27, a bola vai rolar para três jogos. Ás 15h45 no estádio Cardosão, a equipe do Araioses enfrenta o Moto Club. O confronto terá arbitragem de Edilson Santiago Cardoso, com as assistências de Élson Araujo da Silva e Raphael Max Borges Pereira. O quarto Arbitro será Uelton José Machado.
No estádio Leandrão na cidade de Barra do Corda, o Cordino enfrenta às 15h45 a equipe do Imperatriz.A partida será comandada por Paulo José Souza Mourão, com as assistências de Antonio Adriano de Oliveira e Djavan Costa da Silva. O quarto arbitro será Antonio Jean Lima dos Santos.
Em São Luís, o São José encara o Sampaio Corrêa às 20h15 no estádio Castelão em São Luís. A partida terá arbitragem de Maykon Matos Nunes, com as assistências de Damazio Camara Viana Neto e Mara Nubia Ferreira Leite. O árbitro reserva será Jorge Luís Viana da Silva.
Na quinta-feira (28), a rodada será encerrada com o confronto entre Maranhão Atlético x Santa Quitéria ás 20h15 no estádio Castelão em São Luís. A partida terá arbitragem de José Henrique de Azevedo Junior, com as assistências de Antonio José dos Santos Galvão e Josias Dorneles dos Santos. O árbitro reserva será Edgar Maria Araujo da Costa.
O Edital de Seleção para Projetos de Esporte e Cultura da Cemar 2016 estará com as inscrições abertas até sexta (29) desta semana. O edital está aberto para apoio de projetos em todo o Estado, e a participação no processo de seleção é gratuita.
Os projetos selecionados deverão ter o Certificado de Mérito Esportivo (Lei nº 9.436), ou Certificado de Mérito Cultural, (Lei 9.437) de acordo com a área do projeto, para que sejam efetivamente patrocinados pela Cemar.
Desde 2012, quando a Companhia começou a patrocinar projetos por meio da Lei Estadual de Incentivo, mais de 130 iniciativas foram contempladas promovendo a inclusão social e o desenvolvimento do Maranhão.
Só em 2015, a Cemar apoiou 36 projetos, sendo 20 na cultura e 16 no esporte. A Companhia investiu mais de R$ 11 milhões em projetos incentivados, como o Festival de Jazz e Blues (São Luís e Barreirinhas), Turnê Andarilho Parador (dos músicos maranhenses Nosly e Djalma Chaves), Judô do Jaracaty, atletas como Isadora Andrade e Frederico Castro, Trilhas e Tons (Wilson Zara e Nosly), entre muitos outros.
Fui preso, dia 18.11.15, passei dois dias e uma noite em uma cela na sede da Polícia Civil do DF, levado por uma “patrulha” da PMDF. Fui mantido algemado inclusive dentro da cela e fui tratado como um marginal de alta periculosidade. Minha imagem hoje está associada ao Nazismo, Fascismo,Racismo, ditadura e Golpe, tudo isso em rede nacional e internacional. Ninguém até hoje, nem meu próprio sindicato o SINPOL MA, do qual sou diretor, sequer me procurou até hoje para saber o que aconteceu.
Tiraram minha chefia, instauraram um processo administrativo e respondo ainda um Processo Penal no DF. E vc me pergunta? O que vc fez Marcelo? Respondo com vasta quantidade de prova e testemunhas: Salvei a vida de várias pessoas, incluindo a minha, de marginais que atacavam a pauladas, bombas, facões e tesouras, um acampamento que visitava, estando de férias, em frente ao Congresso Nacional com pessoas que protestavam contra o atual governo federal. Marginais esses mandados pelo Partido dos Trabalhadores PT e seus bandos assemelhados MST e MTST. Esse foi meu terrível crime.
Hoje sou um cidadão ameaçado nas redes sociais e vulnerável como policial. Esse é o Brasil da ditadura Comunista genociada e covarde. Deixo aqui meu registro e culpo todas as representações citadas caso venha acontecer alguma coisa comigo ou contra a minha vida, até desarmado estou sendo mantido, pois até neste momento meu armamento não chegou à minha instituição aqui no Maranhão.
Realmente vivemos dias de completa inversão de valores, onde o policial é acuado em detrimento das “garantias constitucionais” dos bandidos.