Caldeirão Cultural é lançado em São Luís nesta quarta (23)

 bumba-meu-boi.jpg.640x360_default

O Maranhão é conhecido por sua culinária cheia de sabores e sua cultura diversificada. Nesta perspectiva, a Superintendência de Cultura Popular setor da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), irá realizar, de forma permanente, todas as quartas-feiras, das 15h às 19h, o Projeto “Caldeirão Cultural”. O projeto consiste em promover a gastronomia maranhense por meio de sua culinária diversificada, além de intervenções poéticas e atrações de cunho cultural.

Os pratos típicos, tão apreciados por turistas e maranhenses, estarão à venda com valores acessíveis na feirinha gastronômica. A feirinha estará sendo organizada por quatro restaurantes, onde estarão oferecendo comidas de qualidade.

 

O “Caldeirão Cultural” deverá ocorrer no pátio do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, podendo ser visitado por todos os públicos. A intenção é fazer com que São Luís tenha mais uma opção de lazer criando assim um espaço de visitação para turistas e maranhenses, por tanto o espaço se tornará um ambiente de relacionamento de variadas vertentes culturais.

A abertura do projeto será nesta quarta-feira (23), a partir das 15h. A cantora Camila Reis estará presente para agitar o público com suas belas canções.

VILA EMBRATEL GANHA POSTO DIÁRIO DE RECICLAGEM DO ECOCEMAR

Cliente leva resíduos ao ECOCEMAR

 

 

 

 

 

 

 

 

A área Itaqui-Bacanga, em especial a Vila Embratel, serão beneficiadas à partir desta quarta-feira (23.12), com um posto de coleta diário do projeto ECOCEMAR, que tem como objetivo a troca de resíduos recicláveis (papel, plástico, metal, óleo de cozinha, etc.) por bônus na fatura de energia elétrica, com a destinação do material à indústria de reciclagem. A inauguração do posto será às 9H, na Igreja Católica Nossa Senhora do Povo, localizada na Praça Sete Palmeiras- Vila Embratel.

O posto já funcionava quinzenalmente na Igreja, desde o mês de outubro deste ano, mas a partir da mobilização de moradores e por conta da grande quantidade de resíduos recicláveis recolhidos, foi possível instalar um posto diário no local.

Dona Darcy é moradora da Vila Embratel e grande incentivadora do projeto ECOCEMAR, só a sua família já reciclou três toneladas de resíduos no bairro, em menos de 10 meses. Para ela “o posto proporciona mais saúde e bem estar para meu bairro, mostrando a importância da reciclagem para o planeta e para a educação das crianças. Preservando o futuro delas. Hoje, estou realizada pela perseverança e sacrifício das coletas noite a noite dos resíduos, assim consegui conscientizar alguns moradores, donos de mercadinhos, farmácias, sorveterias, etc.”, afirma Dona Darcy.

A Cemar lançou o ECOCEMAR em 2011, e hoje já são 19 postos de coleta no Maranhão: 15 em São Luís, três em Imperatriz, um em Timon e um em Caxias.

Nestes quatro anos, quase 12 toneladas (11.325.204,82 kg) de resíduos deixaram de ser jogados no meio ambiente, e mais de 597.897,95 mil reais em bônus foram gerados e abatidos de mais de 37 mil clientes, e de contas de diversas instituições filantrópicas em todo o Maranhão.

SERVIÇO:

O que: Inauguração do posto diário de coleta de resíduos do ECOCEMAR.

Onde: Vila Embratel- Igreja Nossa Senhora do Povo- Praça Sete Palmeiras.

Quando: Quarta-feira (23/12), às 9h.

Mais de 10 toneladas de alimentos foram distribuídas à famílias dos bairros Divinéia, Vila Luizão, Vila Alonso Costa e Sol e Mar na manhã desta terça-feira (22), no Olho d’Água, em mais uma etapa da campanha Natal sem Fome. A iniciativa foi da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), e teve início semana passada. A ação já distribuiu aproximadamente 80 toneladas de alimentos. “Conseguimos realizar mais essa importante ação ajudando quem realmente precisa e tivemos todo o apoio do prefeito Edivaldo, que participou, de perto, acompanhando todas as etapas”, disse a titular da Semsa, Fátima Ribeiro. A campanha Natal sem Fome encerra nesta quarta-feira (23), cumprindo a meta de chegar às comunidades mais vulneráveis. Os beneficiados são integrantes de famílias cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e em outras instituições sócio-assistenciais. A satisfação de quem aguardava para receber os alimentos era visível na manhã desta terça-feira. A servente escolar Mariana de Jesus Macedo, 43, mãe de três filhos, agradeceu o empenho da Prefeitura pela realização da campanha. Ela conta que o alimento recebido já vai garantir pelo menos dois dias de refeição para sua família. “A gente, às vezes, não tem o básico para comer e esse tipo de ação só ajuda. Ainda mais se é alimento de primeira necessidade, que muita gente não tem condições de comprar”. Para o vigia Antônio Ricardo da Silva, 38, a campanha chegou no momento certo, em que muitas famílias precisam de ajuda. “Alimento é sempre necessário. Todo dia, a gente precisa comer. Muito boa essa campanha”, ressaltou. Já a aposentada Maria de Lurdes Nascimento, 76, destacou que a ação veio para ajudar quem precisa. “Assim como eu, tem muita gente que precisa”, disse. A secretária Fátima Ribeiro pontua que estas comunidades terão um importante complemento à sua alimentação. “São alimentos nutritivos, saudáveis e doados com o apoio de diversos parceiros que sempre se solidarizam com este trabalho”, disse. A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil também são parceiros na campanha. À tarde, a iniciativa prosseguiu com distribuição na Associação de Moradores do São Cristóvão para cerca de 500 famílias. Nesta quarta-feira, cerca de 550 famílias da comunidade Altos do calhau receberão alimentos doados. A campanha integra as ações do Banco de Alimentos, projeto da Secretaria de Segurança Alimentar, que combate o desperdício de alimentos. O banco funciona como um entreposto recebendo e dando tratamento adequado ao alimento que seria desperdiçado.

2844793_x240

Mais de 10 toneladas de alimentos foram distribuídas à famílias dos bairros Divinéia, Vila Luizão, Vila Alonso Costa e Sol e Mar na manhã desta terça-feira (22), no Olho d’Água, em mais uma etapa da campanha Natal sem Fome. A iniciativa foi da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), e teve início semana passada.

A ação já distribuiu aproximadamente 80 toneladas de alimentos. “Conseguimos realizar mais essa importante ação ajudando quem realmente precisa e tivemos todo o apoio do prefeito Edivaldo, que participou, de perto, acompanhando todas as etapas”, disse a titular da Semsa, Fátima Ribeiro. A campanha Natal sem Fome encerra nesta quarta-feira (23), cumprindo a meta de chegar às comunidades mais vulneráveis. Os beneficiados são integrantes de famílias cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e em outras instituições sócio-assistenciais.

A satisfação de quem aguardava para receber os alimentos era visível na manhã desta terça-feira. A servente escolar Mariana de Jesus Macedo, 43, mãe de três filhos, agradeceu o empenho da Prefeitura pela realização da campanha. Ela conta que o alimento recebido já vai garantir pelo menos dois dias de refeição para sua família. “A gente, às vezes, não tem o básico para comer e esse tipo de ação só ajuda. Ainda mais se é alimento de primeira necessidade, que muita gente não tem condições de comprar”.

Para o vigia Antônio Ricardo da Silva, 38, a campanha chegou no momento certo, em que muitas famílias precisam de ajuda. “Alimento é sempre necessário. Todo dia, a gente precisa comer. Muito boa essa campanha”, ressaltou. Já a aposentada Maria de Lurdes Nascimento, 76, destacou que a ação veio para ajudar quem precisa. “Assim como eu, tem muita gente que precisa”, disse.

A secretária Fátima Ribeiro pontua que estas comunidades terão um importante complemento à sua alimentação. “São alimentos nutritivos, saudáveis e doados com o apoio de diversos parceiros que sempre se solidarizam com este trabalho”, disse. A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil também são parceiros na campanha.

À tarde, a iniciativa prosseguiu com distribuição na Associação de Moradores do São Cristóvão para cerca de 500 famílias. Nesta quarta-feira, cerca de 550 famílias da comunidade Altos do calhau receberão alimentos doados. A campanha integra as ações do Banco de Alimentos, projeto da Secretaria de Segurança Alimentar, que combate o desperdício de alimentos. O banco funciona como um entreposto recebendo e dando tratamento adequado ao alimento que seria desperdiçado.

Governo do Estado antecipará pagamento dos servidores na próxima segunda-feira (28)  

04___servidores_tem_Pscoa_com_dinheiro_no_bolso

O Governo do Estado antecipará para a próxima segunda-feira (28) o pagamento de dezembro do funcionalismo público. Com a antecipação, mais de 110 mil servidores, entre ativos e inativos, são beneficiados neste período de festividades de final de ano, aquecendo a economia do Estado.

 A antecipação vem ocorrendo sempre que há viabilidade financeira para o Estado, conforme determinado pelo governador Flávio Dino. Nesta quarta-feira (23), os servidores interessados poderão consultar seus contracheques na versão digital, por meio do Portal do Servidor. Para acessar, é necessário apenas senha de acesso, que pode ser cadastrada presencialmente na sala do Portal do Servidor (localizada no Edifício Clodomir Milet, s/nº, térreo), ou pelos telefones (98) 3131-4191 ou 3131-4192.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima