Foi inaugurada nesta quarta-feira (18) a nova subestação da Cemar no bairro do Olho D’ água, em São Luís. A obra que tem como objetivo o fortalecimento do sistema elétrico da região, beneficia mais de 74.500 unidades consumidoras nos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, com aproximadamente 223 mil pessoas atingidas.
Para a construção da subestação no bairro do Olho D’água, em São Luís, foram investidos cerca de 8 milhões de reais. Na ocasião, estiveram presentes executivos da Cemar e autoridades da cidade que na oportunidade expressaram a importância de investimentos como esse para o desenvolvimento econômico do Maranhão.
O gerente de operação do sistema elétrico da Cemar, Sérvio Túlio falou sobre o compromisso da Companhia em manter sua capacidade de investimento no Maranhão, mesmo diante dos desafios econômicos. “Em 2015 realizamos muitas obras para o fortalecimento e modernização do sistema elétrico no estado, vale destacar que somente na ilha de São Luís são quatro novas subestações: Santa Teresinha, que fica em São José de Ribamar, Filipinho e Olho D’agua em São Luís, além de Vila Palmeira, também em São Luís que encontra-se em fase finalização. Esse conjunto de obras garante uma maior flexibilidade ao nosso sistema de distribuição, assegurando assim maior confiabilidade e qualidade da energia elétrica na região metropolitana de São Luís”, disse Sérvio.
Para o Secretário Municipal da Fazenda de São Luís, Raimundo José Rodrigues, a crescente demanda de energia em regiões do estado é reflexo do seu potencial econômico. “Aumentar a necessidade de energia elétrica no Estado, é um indicador de que a economia pode crescer. E a Cemar tem um papel muito importante por ser a responsável por fornecer energia com qualidade. Eu fico muito feliz com essa indicação de crescimento e com o investimento da Cemar não só para o desenvolvimento do município, mas para o Maranhão também”, afirma o secretário.
Durante a solenidade a Secretária Adjunta de Administração de São Luís, Regina Célia Bitencourt Reis de Pinho, ressaltou a construção de um relacionamento de anos com a Companhia e agradeceu pela disponibilidade e bom atendimento. “A Cemar está sempre disposta a negociar e nos atender da melhor maneira possível. Ao longo do tempo construímos um ótimo relacionamento. Gostaria de ressaltar a Cemar com relação aos investimentos que ela tem feito e agradecer pelo relacionamento”, comentou Regina.
A implantação da nova subestação de São Luís permite o desenvolvimento do mercado na região, nível de tensão adequado, maior flexibilidade entre os alimentadores, já que os novos alimentadores desta subestação estão integrados ao sistema de Self-Healing (recomposição automática), que permite a realização de manobras na rede elétrica de São Luís sem a necessidade de intervenção dos controladores do Centro de Operações Integradas da Cemar (COI). Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids).