Os olhos atenciosos da pequena Marina Pereira Oliveira, 7 anos, estão concentrados nas explicações do professor de teatro Adelson Tavares. Desde o início dos ensaios, muita coisa melhorou. Marina passou a interagir mais na sala de aula, aumentou o gosto pela leitura e pela música. A menina cursa o 2º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho, no Turu, e integra o elenco da ópera “Turandot”, que será encenada por mais de 200 crianças em fase de alfabetização no dia 28 de novembro na Praça Maria Aragão.
A apresentação das crianças é parte do projeto “Ópera Para Todos”, uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o colégio Dom Bosco. Baseada na ideia de fazer do processo educacional algo espontâneo e divertido, o projeto busca alfabetizar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de um recurso ousado e inovador: a ópera.
A iniciativa já existe há 18 anos e engloba quatro escolas da rede municipal de São Luís. Além da U.E.B. Maria Alice Coutinho, participam os anexos Prof. Luiz Pinho Rodrigues, José Sarney Costa e Leonardo da Vinci – este último, estreante no projeto. O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, disse que a parceria já está consolidada e tem trazido muitos benefícios às crianças da rede municipal.
“Em nome do prefeito Edivaldo, agradeço ao Colégio Dom Bosco pela parceria. Nos meses de execução desse projeto, nossas crianças tem contato com a arte em suas diversas formas: conhecem uma música diferenciada, aprendem palavras novas ao estudar os versos da ópera e ainda podem, nos ensaios, desenvolver a coordenação motora, a expressão corporal, bem como trabalhar a segurança e a autoestima para as apresentações para um grande público”, enumerou o secretário.