9744_entrega_centro_saude_fatima_230615_fotobaeta10
A Prefeitura de São Luís já disponibiliza à população o GeneXpert, equipamento de última geração capaz de fazer o diagnóstico da tuberculose em apenas três horas. Único aparelho disponível em todo o Maranhão, o GeneXpert otimizará o atendimento do Centro de Saúde de Fátima – referência no tratamento da tuberculose -, cujas instalações totalmente reformadas foram entregues pelo prefeito Edivaldo, na manhã desta terça-feira (23).

“Estamos melhorando nossas unidades de saúde e instrumentalizado-as com equipamentos modernos para que a população ludovicense tenha mais qualidade no atendimento à saúde. Reformar essa unidade e disponibilizar esse importante equipamento representa um avanço muito grande para o setor da saúde do Município, porque possibilita de forma muito mais rápida o diagnóstico e o tratamento dessa doença altamente contagiosa”, disse Edivaldo.

O Centro de Saúde de Fátima atende em média 20 mil pessoas por mês e, com os novos serviços disponibilizados, estima-se que esse número cresça a patamares ainda mais significativos. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, reforçou a importância da aquisição do novo equipamento para testes rápidos de tuberculose.

“O diagnóstico da tuberculose, que atualmente leva dias para ser feito por meio dos exames clássicos, será encurtado para poucas horas na rede municipal de saúde, otimizando o serviço no Centro de Saúde de Fátima, que já é uma referência na área. O teste rápido de tuberculose vai permitir que o paciente seja logo diagnosticado e, com isso, evitar que ele continue propagando a doença em seu meio de convivência, além de que nos permite também fazer com maior brevidade a busca ativa das pessoas com quem o paciente manteve contato”, disse Helena Duailibe.

Além de detectar em poucas horas a presença do material genético do bacilo de Koch, o novo equipamento identifica também se o tipo de enfermidade do paciente é resistente aos tratamentos mais utilizados.
REFORMA
A nova modalidade de exame diagnóstico da tuberculose oferecido pela Prefeitura de São Luís vai ser somada aos demais serviços oferecidos no Centro de Saúde de Fátima, que foi totalmente reformado, como parte do Programa de Qualificação da Atenção Básica, executado com o objetivo de otimizar a assistência prestada pela rede municipal de saúde.

A reforma contemplou a revitalização de todos os ambientes, climatização, pintura e recuperação das partes elétrica e hidráulica, além de melhorias na acessibilidade para proporcionar melhores condições de locomoção de pessoas com deficiência, bem como a reestruturação do laboratório de análises clínicas.
O Centro de Saúde de Fátima é uma das mais antigas unidades de saúde de São Luís e atende também à grande demanda de bairros circunvizinhos como Areinha, Coroadinho, Parque dos Nobres, Parque Timbira, Alto do Parque Timbira, Parque Pindorama, entre outras localidades da capital.

Para atender a essa demanda, a unidade conta com dez consultórios que realizam consultas em clínica geral e em várias especialidades, como pediatria, ginecologia e urologia, além de ter um serviço de referência em hepatologia, voltado especialmente para a assistência a pessoas diagnosticadas com doenças do fígado.

Com a reforma, a estimativa da Prefeitura de São Luís é que o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que funciona na unidade, aumente ainda mais a demanda. O SAE é específico para pessoas com o vírus da Aids, oferecendo atendimento que vai desde o diagnóstico até o tratamento, com distribuição gratuita de medicamento. Neste serviço, a Prefeitura atende inclusive pacientes do interior do Maranhão.

Com uma equipe de 140 profissionais, sendo 20 médicos em várias especialidades, o Centro de Saúde de Fátima disponibiliza à população também os programas de Controle da Hanseníase, Hipertensão, Diabetes e Vacinação, além de realização de curativos, nebulização e procedimentos odontológicos.

A vendedora Celeste Maria Gomes Silva, 45 anos, moradora do Bairro de Fátima desde que nasceu, disse que a unidade precisava de uma reforma como esta. “Já percebemos logo na entrada que está bem melhor. As paredes estavam cheias de limo, e também não tínhamos uma série de exames que agora estão sendo oferecidos aqui”, disse ela.

Participaram também da solenidade da entrega das novas instalações do Centro de Saúde de Fátima os vereadores Pedro Lucas, Basileu Ramos e Marlon Garcia, além dos secretários municipais José Cursino Moreira (Planejamento), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Batista Matos (Comunicação) e Júlio César Marques (Desenvolvimento Metropolitano).
9744_entrega_centro_saude_fatima_230615_fotobaeta1

Jovem é executado em frente ao Shopping da Ilha

foto-1-12-480x640
Jovem de 22 anos foi assassinado no fim da manhã desta terça-feira (23), em frente ao Shopping da Ilha, no bairro Maranhão Novo, em São Luís. Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) Major Décio, a vítima, Giliard de Sousa Pereira, que estava atrás de um ponto de ônibus, foi surpreendido por um tiro disparado por um homem de cabelos grisalhos, camisa cinza, calça jeans e tênis, que o teria seguido até o momento da execução.

Giliard de Sousa Pereira, que é natural de Turiaçu (MA) e mora nas redondezas, não tem passagens pela Polícia, o que reforça a suspeita que o crime teria sido uma execução. “O que eu consegui apurar até o momento foi que a vítima estava atrás de uma parada de ônibus quando um homem de cabelo grisalho atirou contra o rapaz. Ele o alvejou na direção da cabeça e ele teve morte instantânea”, relatou o major.

O militar também disse que, após o crime, o suspeito teria fugido em um veículo de cor preta em direção ao bairro do Ipase, na capital maranhense. “Pelo o que nós apuramos e pelas características da situação, o crime tem todo o indicativo de ser crime de execução”, afirmou o comandante do 8º BPM.

O atirador efetuou o disparo na nuca da vítima e depois de cometer o crime, atravessou a avenida, entrou em um carro preto e fugiu em direção ao bairro do Ipase.

Aluno homossexual promete entrar na Justiça para poder usar o banheiro feminino do Liceu Maranhense

1426186642
Um aluno do Liceu Maranhense se diz vítima de discriminação por ter sido impedido de entrar no banheiro feminino da escola, uma das tradicionais da rede estadual de ensino. O estudante alega que por ser homossexual tem o direito de usar o toalete das mulheres e prometeu processar o colégio por descriminação.

De acordo com um ouvinte no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, o episódio aconteceu ontem, no turno da noite, quando o aluno, ainda não identificado, precisou usar o toalete. Acreditando que teria acesso ao banheiro das mulheres, o aluno se dirigiu ao recinto, mas foi barrado por um zelador, o que lhe deixou revoltado.

Uma resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT) órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicada no dia 12 de março de 2015 no “Diário Oficial da União”, da aos estudantes transgêneros a opção de escolher se vão usar o banheiro masculino ou feminino e o tipo de uniforme escolar (masculino ou feminino) de acordo com a sua identidade de gênero. E Poderão ainda ter o nome social com o qual se identifica inserido em todos os processos administrativos da vida escolar, como matrícula, boletins, registro de frequência, provas e até concursos públicos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado já permitiu ao candidato ser identificado pelo nome social. Em 23 universidades federais o nome pelo qual o aluno se identifica também já está sendo usado, entre elas a UFPE, UFSCar, UFRB, UFJF, UFRJ.

Entretanto, a resolução dos “banheiros” não tem força de lei, mas é uma recomendação para que as instituições de educação adotem práticas para respeitar os direitos de estudantes transgêneros.No caso dos adolescentes, a recomendação é que os pais façam esta solicitação.

Caso a escola não atenda ao pedido do aluno, o Conselho orienta que a família busque o diálogo com a instituição até que a resolução seja transformada em lei pelo Congresso Nacional.
201401290955310000003

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima