O governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino (PC do B) disse que redução da maioridade penal é “uma visão equivocada sobre a Segurança Pública”. Durante evento em que anunciou escolas profissionalizantes para a juventude de 23 municípios do Maranhão, o governador afirmou ainda que não se pode definir as políticas públicas de um país com base em ódio e vingança. Para ele, os melhores caminhos são o eventual aprimoramento do Estatuto da Criança e do Adolescente e a intensificação de políticas educacionais.
Nas palavras do governador, o aumento do encarceramento não resolve as questões de segurança e pode ter como consequência o recrutamento de pessoas cada vez mais jovens para compor organizações criminosas, entrando no ciclo vicioso.
Para o governador Flávio Dino é fácil ser contra redução da maioridade penal, porque ele e sua família andam de carro blindado e cercado por vários polícias militares, mas o cidadão infelizmente não tem esse privilégio e vê seus filhos sendo assinados dentro de ônibus ao irem para escola.
A verdade é que ele não consegue conter a criminalidade do Estado que cresce a números galopantes. A grande prova é aconteceu no início a semana, quando 50 famílias foram obrigadas a deixarem suas casas na Vila Natal, na região do Coroadinho, por medo dos criminosos.
Infelizmente, governador o senhor terá que se adequar com essa nova realidade, pois para bem da sociedade, a redução da maioridade penal vai passar no Congresso.