Prestação de serviço, solidariedade e sustentabilidade contemplam a programação da Cemar na 22ª edição do Ação Global

image002 (1)
Amanhã, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, das 8h às 17h, acontece mais uma edição do Ação Global, onde milhares de pessoas esperam, todos os anos, para participar de diversas oportunidades de atendimento de caráter médico, social e educativo.

O Ação global é um evento de grande abrangência social, que reúne prestação de serviço, cidadania e serviços básicos de saúde e cidadania. A Cemar estará presente no Ação Global 2015 oferecendo atendimento presencial, como 2ª via da conta de energia, negociações, além de outros serviços, como: Cadastramento de clientes Baixa Renda – Para se cadastrar, basta levar carteira de identidade, CPF, Número de Inscrição Social (NIS) e uma conta de energia elétrica.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício instituído em Lei Federal para atender aos consumidores residenciais, com redução que pode chegar a até 65% em relação à tarifa normal de energia. Com a regulamentação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, o principal critério para concessão do benefício passa a ser a renda do consumidor, e não mais o consumo. Quem não tem o NIS deve se dirigir à Prefeitura da sua cidade (Secretaria de Assistência Social ou Postos do CRAS) e fazer o Cadastro Único para ter o NIS.

Troca de lâmpadas – Para ter direito à troca de lâmpadas incandescentes (amarelas) por fluorescentes (brancas e mais econômicas) basta estar enquadrado na categoria baixa renda e levar a conta de luz. Por cada conta de energia baixa renda, o cliente terá direito a trocar até 5 lâmpadas e não pode esquecer de levar as lâmpadas velhas.

Cadastro no ECOCEMAR – Basta levar uma conta de luz para receber o cartão do ECOCEMAR e, posteriormente, trocar materiais recicláveis por desconto na conta de energia em um dos 18 postos. Hoje, já são 18 postos de coleta do ECOCEMAR, 14 em São Luís, 03 em Imperatriz e 01 em Timon.

Comando da PM quer desarmar policiais de folga e eles ameaçam entrar em greve

policia1
Aumenta a cada dia o contingente de policiais que defendem a paralisação da tropa em protesto contra a decisão do Comando Geral da PM de proibir o acautelamento de armas, ou seja, o uso de revólveres, pistolas e outros instrumentos bélicos pelos militares fora do horário de serviço. Há ainda os que pregam a desobediência à norma, invocando uma lei e um decreto federais segundo os quais eles não podem ser punidos por se recusar a devolver as armas.

O desarmamento dos policiais já vinha sendo estudado pela cúpula do sistema de segurança pública como tentativa de reduzir o número de morte de PMs, já que muitos tombaram ao confrontar bandidos fora do expediente.

Após a chacina ocorrida em uma casa de veraneio na praia de Panaquatira, no último sábado (24), seguida de declaração do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, de que o soldado Max Muller Rodrigues Carvalho, um dos mortos, fora imprudente ao reagir à ação do bando que invadiu o imóvel, a medida começou a ser executada.

Mensagem de Whatsapp que circula desde ontem entre militares, enviada a vários jornalistas e blogueiros, informa que o coronel Quaresma, da Ajudância Geral do Comando Geral da PM, estaria tomando todas as armas acauteladas aos policiais lotados naquela unidade (leia post acima).

Reação

Com receio de que a ordem se estenda a toda a tropa, dezenas de praças e oficiais passaram a defender a desobediência, alegando que a Lei Federal 10.826/03 e o Decreto Federal 5.123/04 os exime de qualquer punição se o prazo de 12 meses para acautelamento das armas estiver em vigência. Outros defendem também que a tropa cruze os braços em protesto contra a medida. “Meus amigos, se o comando tentar fazer isso… Agora é o momento certo para nos unirmos e fazer uma paralisação”, prega um dos militares.

A ameaça de paralisação ganha força nas redes sociais e dentro dos quartéis, criando um foco de instabilidade que em tempos de violência desenfreada não é nada salutar para a corporação, muito menos para os cidadãos de bem do Maranhão.

Prefeitura firma parceria com Federação das Uniões de Moradores de Bairros para Todos por São Luís

8649_reuniao_fumbesma_todos_por_sao_luis_270515_fotobaeta4
O programa Todos Por São Luís ganhou a adesão importante da Federação das Uniões de Moradores de Bairros e Entidades Similares do Maranhão (Fumbesma). A partir de agora, o processo de discussão e elaboração das ações conta com o apoio da entidade que congrega movimentos comunitários e filantrópicos de bairros de todo o Estado e da capital. A adesão foi articulada esta semana em reunião realizada entre a primeira-dama, Camila Braga, coordenadora geral do evento, o secretário municipal Batista Matos (Comunicação), e a presidente da Funbesma, Aldecy Ribeiro.

A primeira-dama comemorou a efetivação da nova parceria e disse que Funbesma demonstrou muita sensibilidade e vontade de participar do processo de construção das atividades executadas pelo Todos por São Luís.

“A Fumbesma vem somar-se a esse trabalho muito importante executado pela Prefeitura nos bairros, o que nos deixa imensamente felizes por contarmos com a parceria de uma entidade que trabalha diretamente com a busca de melhorias para os bairros, foco das ações do mutirão”, disse Camila Braga.

A parceria do programa “Todos por São Luís” com a Fumbesma também foi destacada pelo o secretário municipal de Comunicação, Batista Matos, como de relevante interesse social e comunitário. “O Todos por São Luís nasceu no coração do prefeito Edivaldo e da primeira-dama e cada vez mais está alcançando parceiros de toda a cidade em favor da população. A Fubesma vai contribuir muito com essa ação”, disse o secretário Batista Matos.

A presidente da Fumbesma, Aldecy Ribeiro, afirmou que a instituição vai participar ativamente na construção das ações voltadas aos bairros, planejadas pelo mutirão. “A entidade é parte interessada porque representa as Uniões de bairros, então nada mais importantes que participemos dessa ação tão importante para as comunidades que a Federação representa”, disse Aldecy Ribeiro.
A Fumbesma é uma entidade sem fins lucrativos que congrega uniões de moradores e assiste movimentos comunitários e filantrópicos de bairros de todo o Estado. Tem como objetivo promover a organização social das uniões de moradores e entidades similares, além de lutar por benefícios e melhorias aos bairros integrantes da Federação.

AÇÕES
O Todos por São Luís foi idealizado pela Prefeitura com o objetivo de aperfeiçoar os canais de diálogo e interlocução com a população. Nos mutirões realizados a cada edição, o programa oferta de serviços nas áreas da saúde, educação, esporte e lazer, atividades culturais, orientação jurídica e assistência social, paisagismo, além de cursos de qualificação, entre outras ações.

Todas as atividades são definidas a partir de reuniões com lideranças dos bairros contemplados com a ação. A próxima edição do mutirão será realizada no dia 13 de junho, no bairro Quebra-Pote, na zona rural da capital, e vai beneficiar também moradores de bairros adjacentes como Matinha, Itapera, Mata de Itapera, Anajatiua, Arraial, São Joaquim, Santa Helena, Cassaco, Parque Brasil, Rio Grande e Tindiba.
8649_reuniao_fumbesma_todos_por_sao_luis_270515_fotobaeta1

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima