Prefeitura ultrapassa meta de atendimentos em Cozinha Comunitária no primeiro quadrimestre

8644_inauguracao_cozinha_comunitaria_vila_cascavel_161214_foto_mauricioalexandre30
Refeição balanceada, de qualidade e com valor simbólico. Essa é a proposta da Cozinha Comunitária da Vila Cascavel, equipamento de segurança alimentar da Prefeitura de São Luís, que atende – de forma direta e indireta – mais de três mil pessoas por mês. No primeiro quadrimestre deste ano, os atendimentos ultrapassaram a média e somaram 17 mil. Além da alimentação, o espaço oferece capacitação à comunidade do bairro e adjacências.

Esta é a primeira cozinha comunitária do Município. São servidas 200 refeições por dia, com cereais, sementes, vários tipos de carnes e acompanhadas de saladas diversas e frutas. “Temos investido em políticas públicas de segurança alimentar que alcancem a população e temos obtido resultados positivos, como com a Cozinha Comunitária da Vila Cascavel. Lá, servimos refeições saudáveis e balanceadas, oferecendo mais qualidade de vida aos moradores da área”, disse o prefeito Edivaldo.

Além da alimentação, o espaço oferece capacitação à comunidade do bairro e adjacências. Todos os dias, o espaço lota com pessoas que vêm comprovar a qualidade da refeição servida no local.

“O prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi sensível a essa necessidade e hoje temos este importante equipamento da segurança alimentar funcionando e atendendo a população. Temos cumprido a meta de levar alimentação de qualidade a baixo custo à população”, disse Fátima Ribeiro. A cozinha foi inaugurada em dezembro do ano passado e tem o trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).

Frequentador assíduo do espaço, Francisco José Ferreira Junior, 31 anos, almoça todos os dias na Cozinha Comunitária. Ele elogia o atendimento e o tratamento dispensado também aos colegas, um grupo de deficientes visuais, que se sente em casa na hora do almoço. “É um serviço muito bom, que está servindo para mim e muita gente. Aqui a gente vem para comer e ainda conversa, é acolhido por todos os funcionários”, disse ele.

A integração dos servidores com os usuários é uma prerrogativa disseminada pela direção do espaço. A coordenadora geral, Denise Prione, ressalta que ninguém vai à cozinha apenas para se alimentar, mas em busca de acolhimento e de interação. “Nós temos um contato muito estreito com os nossos usuários. Conhecemos a família, muitas vezes conversam conosco em busca de orientação. Aqui é também um bom espaço de convivência”, disse a coordenadora.

O horário de almoço é a partir das 11h, e à tarde os usuários participam de cursos de capacitação. Os cursos são da área alimentar, com foco na educação alimentar, aproveitamento integral dos alimentos, alimentação saudável, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF). Esta semana, é realizado o curso de salgados e lanches, cujas aulas práticas têm início nesta terça-feira (26). O espaço recebe ainda grupos de idosos e cadeirantes e os funcionários são treinados para prestar o atendimento adequado e de acessibilidade.

A cozinha oferece ainda atendimento nutricional. Segundo a titular da Semsa, o objetivo é atender à população estimulando a geração de emprego e renda com inclusão no mercado de trabalho. As cozinhas comunitárias são uma das políticas mais importantes da Segurança Alimentar, destinadas à alimentação e nutrição destinadas ao preparo de refeições saudáveis e variadas. Alimentos estes a preços acessíveis para a população em situação de vulnerabilidade social. Tem como objetivo ainda garantir direito humano à alimentação adequada.

O público-alvo são pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). As cozinhas comunitárias são instrumentos que integram o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) e contribuem para erradicação da fome e pobreza extrema.

Suspensão temporária de serviços online da Semfaz para instalação do novo sistema

download (3)
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), comunica aos contribuintes que – em virtude da implantação do novo Sistema Tributário Municipal (STM) – os serviços online serão suspensos a partir das 22h desta sexta-feira (29), retornando à regularidade às 8h da próxima segunda-feira (1º). A Semfaz reforça que, neste intervalo, nenhum serviço, inclusive emissões de Nota Fiscal Eletrônica e Documento de Arrecadação Municipal (DAM), estará indisponível.

Prefeitura entrega primeira minibiblioteca pelo programa Todos por São Luís

8640_entrega_mini_biblioetca_brisa_mar_260515_d_8
A Prefeitura de São Luís entregou nesta terça-feira (26) a primeira minibiblioteca – parte do projeto idealizado pelo programa “Todos por São Luís” – que visa implantar espaços de leitura nos bairros onde ocorrerem as edições do mutirão. O Jardim de Infância Criança Feliz, no bairro Brisa do Mar, foi a escola contemplada com a primeira minibiblioteca. A primeira-dama da capital, Camila Braga, realizou a entrega de mais de 500 exemplares que comporão o acervo bibliográfico da instituição educacional.

“Estamos muito felizes com o início desse projeto tão importante para estimular o hábito da leitura e incentivar nos pequeninos o gosto pelos livros. Nós vamos montar esses espaços de leitura em todas as edições do Todos por São Luís, É a Prefeitura fazendo a sua parte para a formação de novos leitores e pelo desenvolvimento intelectual das crianças”, disse a primeira-dama.

Para receber a minibiblioteca, o Jardim de Infância Criança Feliz criou o “Cantinho do Saber”, um espaço onde alunos passarão a ter momentos especiais com rodadas de leitura e contação de histórias.
A diretora da escola beneficiada, Maria Edileusa Alves dos Santos, disse que todos estavam encantados com o acervo recebido. “Só temos a agradecer por essa iniciativa louvável da Prefeitura, que tanto vai enriquecer o processo educacional de nossos alunos”, disse a diretora.

No acervo entregue pela Prefeitura ao Jardim de Infância Criança Feliz constam coletâneas de literatura infantil, infantojuvenil, literatura universal, obras referenciadas de enciclopédias, gibis, livros paradidáticos, entre outros estilos.
Participaram também do ato de entrega da minibiblioteca no Brisa do Mar, a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal do Bairro de Fátima, Rita Oliveira, e a assessora municipal Graça Moura, uma das coordenadoras do Todos por São Luís.

ESPAÇOS DE LEITURA

O projeto de instalar minibibliotecas em todos os bairros onde forem realizadas edições do programa “Todos por São Luís” é coordenado pela primeira-dama, Camila Braga, e organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Grande parte do acervo disponibilizado às instituições onde forem instaladas as minibibliotecas é fruto de doações.

A criação desses espaços terá apoio e supervisão da Biblioteca Publica Municipal José Sarney, do Bairro de Fátima, que é ligada à Func. “O objetivo desta ação é aproximar a criança do livro. Estamos plantando uma semente e esperamos que os espaços contemplados ganhem novos exemplares”, disse a coordenadora da Biblioteca do Bairro de Fátima, Rita Oliveira.

José Sarney trata com indiferença Flávio Dino

sarney-ignora-dino
Por um acaso do destino, o ex-presidente José Sarney e o governador Flávio Dino ficaram lado a lado, ontem, na cerimônia de posse do novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o maranhense Reynaldo da Fonseca. Cortejado com um largo sorriso pelo comunista, o estadista Sarney reagiu classe, convicto de que não se tratava de uma manifestação sincera de apreço, muito menos de admiração e simplesmente o ignorou.

Levando em conta o ódio nutrido por Flávio Dino e seus asseclas ao grupo político liderado por José Sarney e o desmonte promovido por seu governo na estrutura administrativa do Estado, além da extinção de benefícios concedidos ao povo, como o programa Viva Luz, a indiferença é compreensível.

Sem graça, Flávio Dino tentou disfarçar o indisfarçável e foi solenemente ignorado. Mais do que merecido.

ANJ condena assassinatos de jornalistas no Brasil

morte-de-jornalistas
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condena o assassinato do radialista Djalma Santos da Conceição, conhecido como Djalma Batata, cujo corpo foi encontrado nas margens da BR-10, em Timbó, área rural da cidade de Conceição da Feira (BA), na manhã de sábado (23/5).

Djalma foi sequestrado no bar “Quiosque”, de sua propriedade, por três homens encapuzados, por volta das 23h30 de sexta-feira (22/5). O cadáver foi encontrado na manhã seguinte, com pelo menos 15 tiros.

Essa é a segunda morte registrada de profissionais de jornalismo em uma semana, uma vez que o corpo do jornalista Evany José Metzker foi encontrado decapitado e com sinais de tortura em Padre Paraíso (MG), no dia 18/5.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) alerta que a sucessão de homicídios e outras violências contra profissionais de imprensa criam um clima de impunidade que contribui para a repetição de violações à Liberdade de Expressão e ao direito da sociedade de ser devidamente informada.

Em face de mais este caso, a ANJ insiste junto às autoridades quanto à necessidade de imediato e cabal esclarecimento dos crimes mencionados, a fim de que os responsáveis sejam devidamente julgados.

Brasília, 26 de maio de 2015.
Associação Nacional de Jornais

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima