Depois de vários meses de preparação, no domingo(17), o maranhense Alef Brito, de apenas 20 anos, foi campeão brasileiro de Jiu Jitsu Esportivo. O torneio, promovido pela Confederação brasileira de Jiu Jitsu Esportivo, ocorreu na capital paulista.
O evento teve mais de 2000 participantes de todos os estados do Brasil, e o maranhense conquistou o lugar mais alto no pódio, na faixa marrom adulto, peso leve, após superar os três adversários.
Vale ressaltar que, infelizmente, apesar deste ser o terceiro título brasileiro do atleta, mesmo com chances reais de repetir o feito alçado em São Paulo, à falta de patrocínio, poderá tirar o maranhense do campeonato mundial no mês de julho.
O jovem campeão representou a equipe Zenith Bjj, considerada um celeiro de campeões, como os professores Jucinaldo Barbosa e Wellyton Mendes, ambos campeões mundiais. Com intuito de estimular o Jiu Jitsu, arte japonesa milenar, a equipe da Zenith Bjj lançou o projeto “Jovem Samurai”, que tem como objetivo tirar meninos das ruas. Atualmente, 50 crianças da área do bairro Vicente Fialho estão participando do projeto piloto.