Mais de 500 estudantes de 12 escolas da rede municipal de ensino de São Luís participaram até esta sexta-feira (24) do projeto “Lê pra mim?”, de incentivo à leitura e formação de novos leitores. Idealizado pela atriz Sônia de Paula, da rede Globo, o projeto esteve pela primeira vez em São Luís e trouxe artistas globais e outras personalidades locais e nacionais para uma roda de leitura com crianças e adolescentes.
A realização do Projeto “Lê pra mim?” em São Luís é uma iniciativa da XXII Quinzena do Livro Infantil, promovida todos os anos pela Biblioteca Pública Benedito Leite, e que integra, por meio da parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, a programação referente ao mês do livro infantil nas escolas do Município.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, afirmou que a atividade vai se somar às iniciativas já desenvolvidas para o incentivo à leitura entre os estudantes. “Diversas iniciativas já são desenvolvidas pelos nossos educadores nas escolas. Nossas crianças e adolescentes só têm a ganhar com mais esta oportunidade de entrar no universo dos livros”, disse Geraldo Castro.
As rodas de leitura foram conduzidas por personalidades como Fernando Vieira, Ana Botafogo, Sidney Sampaio, Cecília Leite, Daniel Madorra, Dig Dutra, Ester Marques, Guga Fernandes, Meireles Jr., Paulinha Lobão, Paulo Mathias Jr. e Wilson Marques. Nesta sexta-feira (24), os estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Justo Jansen participaram da programação com a leitura conduzida por Flávia Bittencourt, Fernando de Carvalho e Regina Oliveira.
A coordenadora do projeto, a atriz Sônia de Paula, comparou o hábito de ler a uma pequena semente. “O importante é plantarmos, pois sabemos que um dia aquela semente vai nascer”, enfatizou.
A estudante Rafaelly Cristina Macedo Máximo, 10 anos, ficou encantada com a quantidade de livros na biblioteca e com a programação. “Gostei de tudo. Eu nunca tinha vindo aqui e amei”, comemorou a estudante, cujo amor pelos livros foi cultivado pelo avô. “Meu avô perdeu a perna e fica muito tempo sentado, então eu pego livros e vou ler para ele. Quero ter uma carteira da biblioteca para pegar novos livros sempre”, disse.
SAIBA MAIS
“Lê pra mim?” é um projeto sócio-cultural em que artistas e personalidades promovem rodas de leitura de livros infantis brasileiros para crianças. As crianças ficam acomodadas em almofadas, em formato de livros gigantes, e um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) faz a leitura simultânea para pessoas com deficiência auditiva. Ao final de cada encontro, as crianças são presenteadas com um livro infantil, tornando-se, assim, multiplicadoras da proposta. O projeto iniciou em 2010 no Rio de Janeiro e já contabiliza mais de 12 mil crianças participantes e onze mil livros doados.