O Grupo Ceuma completa hoje 25 anos de existência. Nessas mais de duas décadas, a instituição, que nasceu como Faculdades Integradas do Ceuma (Ficeuma), expandiu-se de forma muito significativa: de cinco cursos de Graduação, passou a oferecer 39 Cursos Superiores (Cursos de Bacharelado e Licenciatura e Cursos Superiores de Tecnologia). Na área da Pós-Graduação, oferece cursos de mestrado em Biologia Parasitária e em Odontologia. A instituição ainda promove centenas de programas de Extensão. Em alusão a data, será realizada uma programação cultural com apresentação Coral do Ceuma, 17h, no Campus Renascença, com direito a bolo de aniversário para estudantes e funcionários.
“Ao longo de sua trajetória, a instituição sempre renovou seu compromisso de garantir uma formação cidadã focada no desenvolvimento da sociedade maranhense, empreendendo pesquisas voltadas aos problemas do estado e da região, desenvolvendo atividades de extensão, abrangendo ações de organização social, de produção e inovações tecnológicas, de capacitação de recursos humanos e de valorização da cultura”, disse o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins.
Com seus alicerces inspirados na Universidade de Coimbra (Portugal), a instituição que nasceu como uma modesta faculdade instalada em um prédio alugado no centro da cidade. Atualmente, a instituição tem 19.000 mil alunos matriculados em mais de 39 cursos oferecidos nos campi: Renascença, Cohama, Anil, Deodoro, Bacabal e Imperatriz. Ao longo de duas décadas, a instituição graduou mais de 32.658 mil profissionais nas áreas da saúde, humanas, licenciaturas e tecnológicas. E pós-graduou 2.279 mil profissionais nas áreas da saúde, tecnológicas, humanas e licenciaturas.
O Corpo Docente do Ceuma é integrado por 600 professores entre doutores, mestres e especialistas. O corpo técnico-administrativo da instituição é composto por 400 funcionários. Preocupada com a capacitação de seus funcionários, a instituição vem executando com muita competência o Programa de Treinamento Instrucional, cujo objetivo é prepará-los para o exercício das funções que exercem.
A instituição de ensino surgiu com o nome de Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), constituído em março de 1989, com status de Associação Cultural e Educativa. Em 9 de abril do ano seguinte, foi ministrada a aula inaugural, no prédio onde funcionou o antigo Colégio Meng. A aula foi presidida pela senhora Ana Lúcia Chaves Fecury. Assim nasceu o primeiro empreendimento educacional de ensino superior particular do Maranhão.
Na época, a instituição oferecia os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Letras e Pedagogia. “Sentia-se um verdadeiro clamor da sociedade maranhense por novas oportunidades no ensino superior. O Ceuma surgiu como resposta aos anseios da sociedade, especificamente daquelas que aguardavam ansiosamente uma chance de graduar-se”, recordou o ex-senador Mauro Fecury, idealizador da instituição.
Em novembro de 1991, foram constituídas as Faculdades Integradas do Ceuma (Ficeuma), resultante da unificação das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, Ciências Contábeis e Economia de São Luís e de Ciências Jurídicas e Administrativas de São Luís, constituindo um sistema integrado conforme Parecer do Conselho Federal de Educação (CFE) Nº 106/91, de novembro de 1991.
Em setembro de 2000, foi credenciado o Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) por transformação das Faculdades Integradas do Ceuma, por meio de Decreto Presidencial de 27 de setembro de 2000.
Em 9 de novembro de 2011, após o cumprimento de diversas etapas, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) aprovou, por unanimidade, o credenciamento do Ceuma como universidade. Portaria do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, credenciou mais uma universidade brasileira. Trata-se da Universidade Ceuma, no Maranhão que mantinha o status de Centro Universitário. A instituição, mantida pela iniciativa privada, tem uma trajetória de 25 anos no desenvolvimento da educação maranhense e havia recebido parecer favorável do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC).
Com o novo credenciamento, o Uniceuma passou a se chamar Universidade Ceuma e pôde dar continuidade ao seu projeto pedagógico de ampliar a oferta de vagas no ensino superior, principalmente, no interior do Maranhão. E em agosto, a instituição vai inaugurar o Campus Turu, na Avenida Rei de França.
NÚMEROS
39 cursos.
19.000 alunos matriculados.
32.658 alunos graduados em duas décadas.
2.279 alunos pós-graduados.