0comentário

Laboratório do Curso de Medicina, que avaliado com conceito 3 de uma escala de 1 a 5 do MEC.
Laboratório do Curso de Medicina, que avaliado com conceito 3 de uma escala de 1 a 5 do MEC.

Sete curso de graduação da Universidade Ceuma obtiveram nota satisfatória no Conceito Preliminar de Curso (CPC), sistema adotado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar as Instituições de Ensino Superior (IES) no país. Em uma escala que vai de 1 a 5, os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Serviço Social receberam nota 4. O CPC atribuiu nota 3 aos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social, Núbia da Luz Martins Gomes Soares, “a nota foi uma conquista dos alunos, professores e da Universidade. No conjunto, fazemos educação de qualidade, compromisso, e empenho”. “Estou muito feliz. O curso de Serviço Social da Universidade Ceuma recebeu uma nota que beirou a máxima, o que comprova a qualidade não apenas da nossa graduação como de todas as outras que também foram avaliadas pelo MEC e receberam conceito bom. Grande parte dos alunos que buscam uma graduação na instituição estão interessadas na qualidade dos cursos que oferecemos”, disse.

De acordo com o novo coordenador do curso de Medicina da Universidade Ceuma, Ivan Abreu Figueiredo, a avaliação do MEC mostra que o curso da instituição está em constante evolução. “Vemos essa nota três do curso de Medicina com alegria, como um progresso do nosso curso, mas ainda não estamos satisfeitos com ela. Nossa meta é elevar o curso de Medicina a uma nota mais alta, que inclusive é mais condizente com o esforço que está sendo feito em conjunto, para que o estudante tenha uma boa formação”, afirmou.

Outro mecanismo de avaliação que comprova o constante crescimento do curso de Medicina da Universidade Ceuma é a grande aprovação dos formandos nas provas de Residência Médica. “O número de vagas de residências corresponde a 25% do número de formandos, e nesse universo de que três alunos ficam de fora e só um é contemplado, nós temos alcançado bons resultados com nossas turmas de formados”, pontuou.

Conceito Preliminar de Curso avaliou os seguintes cursos da Universidade Ceuma:

Cursos Nota 4

Fisioterapia
Fonoaudiologia
Serviço Social

Cursos Nota 3

Medicina
Enfermagem
Farmácia
Nutrição

sem comentário »

Famílias enfrentam dificuldades para liberação de declaração de óbito em São Luís

0comentário

Fórum-capital-Foto-Ribamar-Pinheiro-2
A burocracia não respeita nem a dor da perda de um ente querido. Mesmo sofrendo em função da morte de algum parente, a família precisa colocar a dor de lado para enfrentar todo o processo que permitirá um enterro digno ao morto. É assim, em grande parte das cidades brasileiras. A burocracia pode ser ainda maior se a pessoa morre no fim de semana ou feriado em São Luís.

Para começar, só há um local em toda São Luís que emite o atestado de óbito, o plantão no Fórum Desembargador Sarney Costa. O problema é que após às 18h, o plantonista vai para casa e se alguém precisar do documento precisar telefonar para ele e aguardar a boa vontade da pessoa para se deslocar até o que deveria ser o seu local de trabalho.

Situação complicada passaram as famílias que precisaram de atestado de óbito nesse final de semana, porque o plantão estava funcionando na portaria do Fórum e para piorar não havia tinta na impressora. Sem condições de trabalho, os plantonistas se deslocaram para um Cartório na Rua do Norte, no Centro de São Luís.

Sofrimento maior passou uma senhora que mora no Parque Timbira, foi em busca do documento de moto-taxi e teve que pagar mais uma corrida para conseguir o atestado de óbito do irmão para que pudesse enterrá-lo.

As autoridades responsáveis pela emissão do atestado de óbito precisam rever o funcionamento deste tipo de serviço, porque os hospitais e necrotério só liberam cadáveres mediante a apresentação do documento. Assim como os cemitérios só sepultam as pessoas após receber uma cópia do atestado.

sem comentário »

Prefeitura decreta ponto facultativo em razão do Natal e Ano Novo

0comentário

Ponto-Facultativo2
A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo na véspera dos feriados de Natal e Ano Novo. Nesta quarta-feira (24) não haverá expediente nos órgãos da administração municipal direta, indireta, autárquica e fundacional em virtude do feriado de Natal. O decreto assinado na segunda-feira (22) também estabelece ponto facultativo no dia 31 deste mês, véspera do Ano Novo.

O documento assegura o funcionamento dos serviços essenciais de urgência mantidos pelo Município. Portanto, será preservado o funcionamento da guarda municipal, limpeza pública, unidades de urgência da rede municipal de saúde, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

sem comentário »

O Sampaio precisar parar de mimar jogadores

7comentários

Presidente do Sampaio, Sérgio Frota, precisar parar de mimar jogadores.
Presidente do Sampaio, Sérgio Frota, precisar parar de mimar jogadores.

As pessoas (dirigentes, torcedores e imprensa) precisam parar de tratar os jogadores do Sampaio Corrêa como se fossem crianças mimadas. Já passou da conta a forma como muitos atletas são tratados no Sampaio Corrêa. Os caras praticamente estão sendo endeusados por nada. O Tricolor não foi bem em nenhuma competição nacional que disputou, mas tem muita gente supervalorizando o grupo.

Me impressiona como tem gente preocupada se o marmanjo que ganha bem, recebe em dia, desfila em carrões, está sempre acompanhado de mulheres bonitas, dorme em hotel cinco estrelas, recebe merecido cuidado especial se sofrer lesões e vai fazer a independência financeira no máximo com trinta e pouco anos, caso não esbanje muito, está ou não satisfeito no clube em que atua e lhe proporciona tantas coisas boas.

É muito mimo fora de lugar.

Com os milhares de atletas de times pequenos e pobres, que não têm nenhuma das regalias citadas e vivem situações dramáticas, ninguém se preocupa.

Qual jogador de futebol está interessado se você não está
satisfeito no seu trabalho?

Por que você não merece a mesma consideração?

O Sérgio Frota está certo ao não renovar como Uillian Corrêa, Jonas, Eloir, Hiltinho, Márcio Diogo e Rodrigo Ramos. Que os caras são craques ninguém pode negar, mas o dirigente não pode fazer loucura. O Uillian queria R$ 300 mil só de luva. É mais da metade da folha do clube este ano. É muito melhor ele prometer menos e pagar em dia que prometer mundos e fundos e atrasar salários.

Como diz Alexandre Kalil, presidente do Atlético (MG): quem merece estátua em clube é dirigente, que se vira para colocar o time em campo com todas as dificuldades, e não jogador, que ganha muito bem e quando atrasa salário coloca o clube na Justiça inviabilizando administrações futuras.

Passou da hora de pararmos de dar o tratamento infantil e conveniente aos profissionais do futebol que atuam no Sampaio. Os jogadores estão certos em se valorizarem, mas a diretoria do Tricolor não pode cometer nenhuma loucura, Não tá feliz aqui, que vá procurar a sua felicidade onde quiser. O que não pode é se promover graças ao clube e depois dar uma “banana” para o time.

Eles devem ser respeitados e cobrados (é bem diferente de serem ameaçados e agredidos), tal qual acontece com os profissionais doutras áreas.

7 comentários »

O Maranhão Vôlei merece mais respeito!

3comentários

Foto: De Jesus; jogadoras do Maranhão Vôlei sem treinar por causa de problemas com a quadra
Foto: De Jesus; jogadoras do Maranhão Vôlei sem treinar por causa de problemas com a quadra

As jogadoras do Maranhão Vôlei não puderam treinaram ontem, porque simplesmente estavam mudando o piso da quadra do Ginásio Castelinho na hora do treino delas, porque seria realizado hoje uma pelada de futsal no local. É brincadeira né? E ainda tem gente que critica as garotas? Acho que está mais que na hora de respeitarem a equipe nos representa na Superliga de Vôlei Feminina 2014-2015.

Para quem não sabe muitas das jogadoras deixaram a sua cidade de origem para defender a bandeira do Maranhão na maior competição da modalidade das Américas. Algumas delas, como a capitã Nikolle adotou São Luís como lar e hoje além jogar pelo MV estuda aqui e sente muito orgulho de divulgar o nosso Estado lá fora.

Agora, vem um bando de “doutores” da modalidade criticar as atletas, porque os resultados ainda não vieram. Para vai! O MV é um projeto que tem apenas dois anos e já conseguiu colocar uma equipe na Superliga. Calma! Não dá para montar um time hoje e ser campeão no outro dia na Superliga. Não é assim que funciona. Até porque é a competição da modalidade de maior nível técnico das Américas.

Acho que o time evoluiu muito e ainda pode evoluir bastante, mas para isso precisa do apoio de nós maranhenses que gostamos do esporte e tornar o Castelinho o caldeirão que sempre assusta os adversários, pois a parte delas, elas estão fazendo em quadra…

3 comentários »

Ação solidária em parceria com Santuário Nossa Senhora da Conceição

0comentário

Ação 2
O mês de dezembro é também o mês das grandes ações sociais. Uma delas aconteceu recentemente beneficiando moradores do bairro Monte Castelo. A ação foi desenvolvida em parceria com o Santuário Nossa Senhora da Conceição. Na linha de frente estavam estudantes universitários e professores do Instituto Florence de Ensino Técnico e Superior. Foram ofertados atendimentos na área da saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, ações preventivas de saúde bucal, orientações sobre automedicação e nutrição, além de atendimentos jurídicos referentes ao Procon e ao Projeto Cidadão-Defensor.

No total, foram atendidas mais de 400 pessoas, principalmente idosos e crianças. A idosa Helena de Assis, que foi recebida pelas equipes de Enfermagem, Farmácia e por Técnicos em Nutrição, exaltou o atendimento. “Olha minha fisionomia de alegria. Vim rezar e de quebra pude ter um momento de bem-estar. Estou com o espírito em paz e o corpo com saúde, isso é benção”, agradeceu.

Para Ana Célia Veiga, moradora da comunidade que foi atendida pela equipe de saúde, a ação social foi aprovada. “Adorei a ação e pude cuidar um pouco mais da minha saúde com a orientação dos profissionais. Ações como essa deviam acontecer sempre porque as pessoas têm dificuldade no acesso à saúde, principalmente na rede pública”, avaliou.

Crianças e adolescentes tiveram uma atenção especial com a saúde bucal. Para Kleiane Lopes, de 13 anos, as orientações da equipe de Odontologia foram de grande valia para que ela mantenha um sorriso bonito e saudável. “Eu já sabia como escovar os dentes, mas é bom conversar com o dentista para saber se estou fazendo certo mesmo. Gostei da aplicação de flúor também”, afirmou.

O pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição, Padre Arnaldo Menezes, apoiou a ação, reafirmando o estabelecimento de futuras parcerias para a comunidade do bairro Monte Castelo com o Instituto Florence.

sem comentário »

Absurdo: Júnior Bolinha pode ser transferido para uma cela especial

0comentário

Junior2
Sem motivos algum e muito menos sem diretor nenhum para tanto, Raimundo Sales, o Júnior Bolinha, envolvido no assassinato do jornalista Décio Sá, está preste a ser transferido para uma cela especial. O ofício de transferência preso, assinado pelo juiz Ernesto Guimarães Alves, da 1ª Vara do Tribunal do Júri foi protocolado no Corpo de Bombeiros no dia 15 de dezembro. De acordo com o documento, o acusado deve ser transferido para o comando geral da Corporação.
Na decisão, o juiz sustentou a falta de segurança dentro do sistema prisional do Maranhão para pedir a transferência. De acordo com o magistrado, o Estado tem o dever constitucional de zelar pela integridade física e moral do preso, bem como disponibilizar instalações seguras, adequadas e apropriadas.

O juiz solicita informações do comandante do Corpo de Bombeiros para realizar a transferência de Júnior Bolinha para uma cela especial. Entretanto, a transferência que tem “cara” de regalia ainda não foi concretizada.

Antes de ser transferido para o presídio, Júnior Bolinha havia fugiu da Delegacia da Liberdade e sequestrado um empresário e só foi recapturado por puro milagre, pois a vítima dele teria fugido da mala do carro que o transportava na frente de uma viatura da Polícia militar que reconduziu o preso as mãos da Justiça.

O jornalista Décio Sá foi morto com cinco tiros quando estava em um bar, na Avenida Litorânea, em São Luís, em abril de 2012. De acordo com o inquérito policial, Bolinha teria contratado o pistoleiro Jonathan de Sousa Silva a mando dos empresários José Miranda e Gláucio Alencar, pai e filho, respectivamente, para cometer o crime.

sem comentário »

Lista tríplice de treinadores do Sampaio não me agrada….

0comentário

Oliveira Canindé, Hélio dos Anjos e Arturzinho: um desses será o treinador do Sampaio em 2015 (Foto: Arte/GloboEsporte.com)
Oliveira Canindé, Hélio dos Anjos e Arturzinho: um desses será o treinador do Sampaio em 2015 (Foto: Arte/GloboEsporte.com)

Ao estabelecer um teto salarial para contratar o próximo treinador, o Sampaio Corrêa esbarrou no próprio limite e tem dificuldade de encontrar um nome com boas referências que aceite a oferta. Wagner Lopes era um dos que se encaixava no perfil desejado, mas o treinador já fechou com o Goiás e seria o quarto técnico com quem estava negociando, como informou no início da semana passada. Agora, o presidente Sérgio Frota trabalha com três opções: Oliveira Canindé, Hélio do Anjos e Artuzinho.

Sinceramente! Nenhum dos três me agrada. A torcida do Sampaio sente arrepios só de ouvir falar do nome Artuzinho, que além de ajudar a rebaixar o clube da Série B para a Série C ainda chamou a nação boliviana de “merda”. Já Hélio dos Anjos não está no mercado dos modernos e jovens treinadores e sim, para o grupo dos ultrapassados e retranqueiro. E Oliveira Canindé tem como único feito a conquista da Copa do Nordeste com o modesto Campinense e a eliminação do próprio Tricolor da Copa do Brasil de 2013.

Entretanto, para mim o Oliveira Canindé é o menos ruim da lista, porque apesar de não ter se firmado em mais nenhum grande clube nordestino, gosta de jogar para frente. Bem diferente ao louco do Lisca, que achava o empate um bom resultado. Porém, como cronista e torcedor prefiro um treinador com perfil modernos e jovens e goste de jogar para frente como a Seleção da Alemanha, Barcelona, Cruzeiro e Atlético (MG).

sem comentário »

Antes tarde do que nunca! TJ afasta juiz Marcelo Baldochi

0comentário

Juiz-Marcelo-Baldochi01
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) afastou preliminarmente do cargo, em sessão plenária administrativa nesta quarta-feira (17), o juiz da 4ª Vara Cível da comarca de Imperatriz, Marcelo Testa Baldochi, com a instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), para apuração de fatos supostamente abusivos e incompatíveis com o exercício da magistratura, ocorridos no dia 6 de dezembro no aeroporto de Imperatriz, quando o magistrado deu voz de prisão a funcionários de uma empresa aérea após não ter conseguido embarcar em voo com destino a Ribeirão Preto (SP). O juiz responde a outras duas sindicâncias para investigação de denúncias.

O desembargador Antonio Fernando Bayma Araújo, que presidiu as investigações da sindicância, verificou indícios graves de infração disciplinar por parte do juiz, principalmente com a determinação imotivada da prisão dos funcionários da empresa aérea, manifestando-se pela instauração do PAD com afastamento preventivo, por entender que a permanência do magistrado no cargo, ante a instalação de um estado de pânico, poderia influenciar e atrapalhar o curso das investigações.

Durante a investigação preliminar, o desembargador Antonio Fernando Bayma Araújo ouviu os funcionários da empresa aérea, o delegado responsável pelo caso e o juiz Marcelo Baldochi.

Ele ressaltou a existência de diversas outras reclamações e representações contra o juiz apresentadas por advogados, membros do Ministério Público e pessoas da comunidade, dando conta de práticas como abuso de poder, usurpação de competência, entre outras.

“Daí a necessidade de medidas urgentes por parte do Tribunal, ante a influência e o poder deliberado do juiz no âmbito da comarca, evidenciado in loco ante os inúmeros depoimentos a esta comissão sindicante”, frisou o desembargador.

Os desembargadores Antonio Guerreiro Júnior e Jorge Rachid votaram contra o afastamento e instauração do PAD, por entenderem que a medida nesse momento representaria cerceamento de defesa.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhã

sem comentário »

Prefeito Edivaldo inaugura Cozinha Escola Comunitária e lança Plano Municipal de Segurança Alimentar

0comentário

2156_inauguracao_cozinha_comunitaria_vila_cascavel_161214_foto_mauricioalexandre32
O prefeito Edivaldo inaugurou na manhã de ontem a primeira Cozinha Escola Comunitária da capital maranhense, no bairro Vila Cascavel. Ele explicou que além de oferecer refeições a baixo custo para a comunidade do bairro e adjacências, a Cozinha também oferecerá à comunidade capacitações na área de gastronomia, visando à inclusão no mercado de trabalho.

“Estamos inaugurando a primeira cozinha comunitária de São Luís, onde serão servidas cerca de 200 refeições ao dia, e cerca de 4 mil ao mês. Vamos não apenas servir as refeições, mas também oferecer à população cursos de gastronomia. Ou seja, será um espaço que vai envolver toda a comunidade”, anunciou o prefeito.

Edivaldo ressaltou a preocupação da administração municipal em garantir alimentação de qualidade e acessível à população em situação de vulnerabilidade social. Por isso, os beneficiários do Programa Bolsa Família pagarão somente o preço simbólico de R$ 1. Já idosos, crianças com risco nutricional e pessoas em situação de rua serão cadastradas na Cozinha Escola Comunitária e, de posse de uma carteira, poderão almoçar gratuitamente.

O serviço será coordenado através da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) responsável pela gestão da política municipal de combate à vulnerabilidade alimentar em São Luís. Segundo a titular da Semsa, Fatima Ribeiro, o prefeito Edivaldo não mediu esforços para reestruturar o equipamento, que foi construído há sete anos, mas foi abandonado e nunca chegou a funcionar.

“O sentimento é de dever cumprindo, de compromisso com a comunidade local e com a determinação do prefeito Edivaldo de trabalhar mais e melhor por quem mais precisa. É o primeiro equipamento de segurança alimentar que nós entregamos e é um marco da gestão”, informou Fatima Ribeiro.

A Cozinha funciona de acordo com o que preconiza o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que é atender pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

“Para efetivação desse atendimento preferencial, a Semcas faz o encaminhamento do público prioritário atendido pelos Cras. A parceria da Semsa com a Semcas se estende também ao nosso encaminhamento das pessoas em situação de rua”, relatou a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande.

Maria Donata é líder comunitária da Vila Vitória, bairro próximo a Vila Cascavel, e está satisfeita com o espaço inaugurado pela Prefeitura. “A gente sabe que é uma comunidade carente, então é um grande privilégio poder se fazer presente, almoçar e participar dos cursos”, afirmou Maria Donata.

Com o intuito de atender às populações em situação de pobreza e extrema pobreza, estes equipamentos são instalados em regiões socialmente vulneráveis, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As Cozinhas Comunitárias integram a estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) e, em consonância com a meta de erradicação da extrema pobreza, buscam potencializar a articulação com outras políticas sociais relevantes para o alcance dessa população mais vulnerável.

Estiveram presentes no evento os vereadores Batista Matos (PPS) e Vieira Lima (PPS); o secretário municipal de Governo, Lula Fylho; e a diretora da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), Maria Eugênia Salles Branco de Almeida.

PLANO MUNICIPAL
Durante a tarde desta terça-feira, o prefeito Edivaldo lançou oficialmente o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan) de São Luís. O documento foi elaborado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e coordenado pela Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa). A Prefeitura de São Luís obteve destaque nacional a ser o primeiro município do país a entregar o plano obedecendo a todos os critérios estabelecidos. O plano é um instrumento de planejamento, gestão e execução da política municipal para a área nos próximos quatro anos.

“Essa é uma ação intersetorial, que envolve várias secretarias municipais com o intuito de beneficiar a população de São Luís. O plano vem reiterar que o trabalho na área da Segurança Alimentar que é desenvolvido com muito compromisso e responsabilidade por essa gestão”, afirmou o prefeito Edivaldo, durante a solenidade no auditório do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

Entre as ações previstas no Plano estão a construção de cozinhas comunitárias, a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a criação do primeiro Banco de Alimentos da capital. O documento visa atender as necessidades da população, assegurando aos moradores de São Luís o direito humano à alimentação adequada. O plano será revisado a cada dois anos, com base na orientação da Caisan e nas propostas do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).

A titular da Semsa, Fatima Ribeiro, destacou que a elaboração do documento é um marco para a cidade de São Luís. “O Plamsan foi planejado e está sendo executado na gestão do prefeito Edivaldo. Com as atividades previstas no plano, como a implantação dos equipamentos de segurança alimentar, damos um passo importante no combate à insegurança alimentar em São Luís”, disse.

Estiveram presentes na ocasião os vereadores Osmar Filho (PSB), Barbosa Lages (PDT), Marquinhos (PRB) e Batista Matos (PPS); os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Andréia Lauande (Assistência Social) e Guilherme Marques (Turismo); além do presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Iraelson Ferreira; e do membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar Estadual e Nacional, José de Ribamar Araújo Filho.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS