Pesquisador da USP lança livro em São Luís

Consolaro 2Para o pesquisador Alberto Consolaro, ensinar é a melhor forma de se comunicar com o mundo. Livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) há 20 anos e doutor em Odontologia Patologia Bucal, ele é natural de Araçatuba (SP) e um apaixonado pelo trabalho, tido por ele como a maneira mais simples e verdadeira de mostrar seu amor ao próximo.

Consolaro é autor de seis publicações, tem mais de 300 artigos publicados e escreve, periodicamente, para quatro revistas nacionais. Contribuiu com a descoberta de uma técnica inédita na área da odontologia e está longe de abandonar as salas de aula. Sua mais nova realização é o livro “Inflamação e Reparo” que está em sua segunda edição, com 512 páginas, lançado este ano pela Editora Dental Press, especializada em difusão de pesquisas e práticas clínicas odontológicas.

Para o pesquisador, a Odontologia brasileira em um contexto mundial é uma das três melhores. “É um dos orgulhos que todo brasileiro deve ter na sua odontologia, por ser um ponto importante. Agora, claro que tudo ainda tem a melhorar. A odontologia atual deve se voltar mais para a prática, para o traumatismo dentário, implante para todas as pessoas, difundir que isso existe e deixá-la mais avançada alcançando um maior número de pessoas. Políticas públicas tipo o programa Sorridente já premia isso, mas as pessoas ainda não sabem. Nós precisamos pegar essa odontologia nova, voltada para problemas dentários como o traumatismo, para os movimentos dos dentes, para a falta de dentes que algumas pessoas têm e para as anomalias. Nós vamos mudar o foco, estamos em uma fase transacional, ainda tratando das coisas do passado com um olhar para o futuro. Gostaria de usar o exemplo de Janus, um Deus romano que tem duas faces, uma voltada para o futuro e outra para o passado”, disse.

Em recente visita a São Luís para lançamento de sua última obra, “Inflamação e Reparo – 2ª Edição” a convite do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão, Consolaro esteve nas instalações do Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, na Rua Rio Branco, e conheceu a clínica-escola para atendimento à comunidade na área de Odontologia.

Os mestres da instituição apresentaram o Núcleo de Especialidades Odontológicas da Clínica-Escola Professora Dra. Filomena Barbosa Gomes Galas, que núcleo permite a execução de procedimentos odontológicos com a transmissão simultânea em TV de alta resolução, garantindo maior riqueza de detalhes, com a utilização de um microscópio interligado a uma câmera filmadora, para alunos presentes no auditório e nas outras áreas da Clínica-Escola. A instituição é a única no Maranhão a trabalhar com essa tecnologia.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima