A presidente Dilma Roussef se pronunciou na noite desta sexta-feira (26), a cerca do episódio envolvendo o Senador Lobão Filho e pediu investigação sobre a revista feita pela Polícia Federal em avião que levava o senador Lobão Filho (PMDB-MA), candidato ao governo do Maranhão, além do deputado federal, Gastão Vieira e membros de sua comitiva. Ela intitulou o ato como sendo “uma volta atrás” a utilização de força policial para comprometer processo eleitoral.
— Eu acho que o fato de terem utilizado uma denúncia anônima cria maior necessidade de fazer investigação. É necessário saber quem denunciou, a quem interessava, se os processos foram cumpridos dentro da legalidade. O que não é possível é um ato desse acontecer no meio de uma eleição. Esse país não é isso mais, é um país com uma democracia estruturada, que não admite o uso nem de polícia nem de ninguém no sentido de comprometer processos eleitorais. É uma volta atrás se isso se caracterizar
Homens da Polícia Federal revistaram na noite de quarta-feira o avião da comitiva de Lobão Filho. A informação foi divulgada pelo próprio PMDB, em nota assinada pelo presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. Na nota, Temer condena a ação, classificada como intimidatória e não condizente com o Estado Democrático de Direito.
Questionada, Dilma afirmou que a Polícia Federal tem autonomia para investigar, mas não para cometer “ato incorreto”.
— Autonomia não significa autonomia para cometer erros, coisas incorretas. É autonomia para investigar. Não é possível fazer isso ao arrepio da lei, é isso que vamos investigar. Não estou dizendo que foi feito.
A presidente disse que faz “absoluta questão dessa investigação” e que pediu “rigor e rapidez” ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).
— Nós tomamos as providências para investigar essa situação, porque uma das coisas que temos que ter garantia, principalmente durante processos eleitorais, é que órgãos governamentais não sejam usadas em proveito de um ou outro candidato. É função da corregedoria da Polícia Federal atuar no sentido de garantir plena isenção da polícia. Polícia não persegue pessoas das quais não gosta, nem protege as que gosta. A Polícia Federal é órgão que tem que ter comportamento absolutamente isento.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…
Posts recentes
Posts recentes
Arquivos
Arquivos
Mais Blogs
Blogs
O Grupo
Contato
- (98) 3215-5050
- (98) 99999-9999
- [email protected]
- Av. Ana Jansen, 200 - São Francisco São Luís - MA