Todos os anos a Organizações das Nações Unidas (ONU) realiza o Programa Jovens Profissionais (YPP, na siga em inglês) que procura novos talentos por meio de concurso. O exame será realizado no dia 4 de dezembro, mas as inscrições devem ser realizadas entre 14 de junho e 26 de agosto. Para participar, cadastre-se no link: https://careers.un.org/lbw/Home.aspx.
Na sua edição de 2014, o programa procura profissionais de Economia, Direitos Humanos, Tecnologia da Informação, Fotografia, Assuntos Políticos e Produção de Rádio (em árabe, chinês, espanhol, suíço e russo). Para participar, é preciso ter menos de 32 anos até o final de 2014, ter ensino superior completo, falar inglês ou francês fluentemente.
No caso da língua inglesa, para se candidatar a uma delas é preciso ter Examination for the Certificate of Competency in English (ECCE) (Certificado de Competência em Inglês) emitido pelo English Language Institute (ELI), órgão da Universidade de Michigan (EUA). No Maranhão, os testes serão feitos com exclusividade pelo único centro binacional do estado, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU). Com o objetivo de melhor preparar os candidatos, a instituição criou um curso preparatório exclusivo os exames.
O certificado de competência em inglês emitido pelo English Language Institute (ELI), órgão da Universidade de Michigan-EUA, é especialmente recomendado para: professores de inglês, profissionais que trabalham com a língua inglesa, pessoas que realizam ou pretendem realizar negócios em inglês, pessoas que se preparam para o mercado de trabalho e interessados em fazer pós-graduação: mestrado ou doutorado.
Para candidatar-se a uma das bolsas oferecidas pela Onu é preciso ter o ELI. No Brasil, são poucas as instituições autorizadas a realizar o teste e muitos são obrigados a viajarem para outros estados para submeter-se ao teste. “Tivemos a inscrição de um candidato que iria para o Rio de Janeiro fazer o teste e quando soube que ele seria realizado aqui fez conosco. Outro caso importante citar foi um candidato de Teresina (PI), que quis fazer o teste aqui por ser mais próximo da sua cidade e conseqüentemente a viagem custaria menos”, disse o coordenador cultural do ICBEU, Amadeu Júnior (foto).
A validade da certificação dependerá exclusivamente do órgão solicitante. Normalmente o resultado de testes de proficiência, para fins de ingresso em universidades, é valido por um período de até dois anos.“O exame pode ser feito por qualquer pessoa que apresente a documentação exigida independe de ser aluno ou ex-aluno do ICBEU”, explicou o Amadeu Júnior.
O ICBEU oferece curso preparatório para alunos que desejam se submeter a testes de proficiência ou simplesmente pretendem aprimorar as suas habilidades na língua inglesa.