Pereirinha apoia Andrea Murad para deputada estadual

Andrea 1A candidata a deputada estadual, Andrea Murad, ganhou um reforço na capital maranhense para a disputa do pleito do dia 5 de outubro. Antonio Isaias Pereira Filho, o Pereirinha, confirmou no fim de semana o apoio em toda a grande São Luís para a disputa das eleições 2014. A ratificação aconteceu durante o aniversário do vereador realizado neste sábado (12).
Na ocasião, Andrea ganhou logo a admiração de populares e foi bem recepcionada. Muitos aproveitaram para abraçá-la e tirar fotos com a candidata. Ela se diz feliz e espera retribuir com muito trabalho e dedicação.
“Não tem como não ficar feliz com a receptividade das pessoas que lutam por uma vida melhor. E nós pretendemos ajudá-las com muita dedicação em prol dos maranhenses”, disse Andrea Murad.
Durante o encontro, Pereirinha anunciou a parceria entre os dois candidatos. “Em São Luís nós temos um trabalho grandioso e eu tive a felicidade de acertar uma parceria com a Andrea Murad porque era necessário darmos as mãos. Além disso, apoiamos o mesmo candidato a governador, que é o Edinho Lobão. Eu tenho certeza que nessa parceria nós vamos trilhar rumos iguais. Por isso estamos trabalhando muito e pra isso precisamos ficar ao lado de quem tem muito a contribuir, no caso a Andrea”, afirmou.

Agradecimento
Andrea Murad aproveitou para agradecer o apoio de Pereirinha. “Fiquei muito feliz com a decisão dele de me apoiar em São Luís. Um vereador de vários mandatos, presidente da Câmara Municipal por várias vezes e, portanto, um apoio muito importante para mim. Realmente fiquei muito feliz e creio que faremos um grande trabalho juntos pelo povo do Maranhão”, declarou Andrea Murad.
Andrea compareceu ao aniversário de Pereirinha acompanhada pelo secretário de Saúde do Estado do Maranhão, Ricardo Murad.

Procuradoria Regional Eleitoral pede a impugnação de 24 candidaturas

60359_424471180946358_644671657_n-350x262A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) protocolou, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), 24 ações de impugnação de candidaturas para as eleições 2014. 22 candidatos foram impugnados. Entre eles, o ex-diretor do Socorrão I, Yglésio Moyses (foto). O motivo pode ter sido alguma ação tresloucada dele quando “administrava” o hospital.

Os candidatos impugnados serão notificados para, no prazo de 7 (sete) dias, apresentar defesa. Ainda este mês, o pleno do TRE começará a analisar os pedidos de registro de candidatos, bem como as impugnações contra eles formuladas. O TRE tem até o dia 5 de agosto para julgar esses processos, e contra as decisões que venham a ser tomadas ainda caberá recurso ao Tribunal Susperior Eleitoral.

Veja a primeira lista de candidatos impugnados:

CLEIDE BARROSO COUTINHO
DEOCLIDES ANTÔNIO SANTOS NETO MACEDO
ELIZIENE BARBOSA COSTA
ENOQUE FERREIRA MOTA NETO
FRANCISCO BORGES DE OLIVEIRA
FRANCISCO HENRIQUE FERREIRA
FRANCISCO MELO DA SILVA
FRANCISCO PEREIRA LIMA
FRANCISCO VALBERT FERREIRA DE QUEIROZ
GRACIETE DE MARIA TRABULSI LISBOA
HEMETÉRIO WEBA FILHO
JEOVÁ ALVES DE SOUSA
JOÃO LUCIANO SILVA SOARES
JOSÉ FRANKLIN SKEFF SEBA
MAGNO AUGUSTO BACELAR NUNES
MANOEL CÂNDIDO PEREIRA
YGLÉSIO LUCIANO MOYSES SILVA SOUSA
RAIMUNDO MONTEIRO DOS SANTOS
RAIMUNDO NONATO ALVES PEREIRA
TELMA PINHEIRO RIBEIRO

Fonte: Procuradoria Regional Eleitoral (PRE)

Weverton Rocha tenta em vão calar blogueiro

weverton-rocha3Fracassou a tentativa do deputado federal Weverton Rocha (PDT), aliado do candidato a governo do Estado, Flávio Dino, para que o blog do Daniel Matos excluísse uma postagem na qual ele figura como personagem. O desembargador Raimundo Barros, membro da Comissão de Juízes Auxiliares do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), julgou improcedente pedido de liminar feito pelo parlamentar, que incluía ainda multa de R$5 mil por dia. Ele alegou propaganda eleitoral negativa, mas o magistrado julgou o argumento implausível.

O post em questão foi postada no último dia 8, sob o título “Dois condenados no palanque de Flávio Dino“. No texto, o blog ressalta o fato dos deputados Weverton Rocha e Othelino Neto terem sido condenados recentemente pela Justiça estadual, o primeiro ao bloqueio dos bens e o segundo à suspensão dos direitos políticos por cinco anos.

Vale frisar que no dia seguinte à postagem, o blog publicou resposta enviada por Weverton Rocha, via e-mail, cumprindo, assim, o princípio da liberdade de expressão, que assegura direito de resposta gratuito e proporcional. Ainda assim, o deputado fez uma representação eleitoral acusando o blog de denegrir sua imagem, especialmente ao tratá-lo como condenado “repetidas vezes na matéria, de forma proposital, para pôr em dúvida a sua idoneidade, de modo a levar o eleitorado a concluir que este não está apto ao exercício de mandato parlamentar, caracterizando-se, assim, como propaganda eleitoral irregular negativa”.

Por sua vez, o desembargador Raimundo Barros afirmou, ao julgar a ação, que o blog de Daniel Matos “agiu em conformidade com os dispositivos constitucionais que tratam da liberdade de pensamento, expressão, informação, comunicação e de imprensa”, para em seguida anunciar sua decisão de indeferir o pedido de tutela liminar.

Prefeitura mantém 326 pontos para coleta de pneus usados

2 SEMANA DE JULHO.Still002 (1)A Prefeitura de São Luís mantém 326 pontos estratégicos (PE’s) para recolhimento de pneus sem utilização. Os locais incluem borracharias e oficinas mecânicas da capital, escolhidos a partir de mapeamento feito pela Secretaria de Saúde (Semus) sobre os lugares com maior incidência de casos de dengue. Cerca de 300 pneus são coletados diariamente e por mês os números oscilam de 5 mil a 10 mil pneus. A ação para reciclagem está integrada com a política de governo do prefeito Edivaldo para melhoria da qualidade de vida da população de São Luís.
O projeto de reciclagem é desenvolvido através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Semus. O recolhimento dos pneus nos 326 PE’s é feito diariamente pela empresa contratada para a limpeza pública da cidade. Após o recolhimento, os pneus são levados para um galpão na Semosp, onde ficam acondicionados até que seja feito o carregamento do material para a reciclagem.
Esse carregamento dos materiais e encaminhamento para a reciclagem é realizado pela Reciclanip através de parceria firmada com o município. A Reciclanip intermedeia a coleta em prefeituras de todo o país e encaminha às empresas de reciclagem para que sejam reformados e transformados em diversos produtos como solados de sapatos, tapetes, asfaltos de rodovias e avenidas, entre outros.
Entre as empresas de destino do material estão a Comércio e Reciclagem de Borrachas LTDA, em João Pessoa (PB); Votorantim Cimentos, em Sobral (CE); e Comércio e Reciclagem de Borrachas LTDA, em Feira de Santana (BA). Nas três destinações, os pneus são utilizados como fonte de energia para fabricação de cimentos.
O projeto de reciclagem foi implantado pela Prefeitura como forma de incentivar a sustentabilidade por meio da coleta seletiva de pneus que não têm mais utilidade. A medida aliou tanto os benefícios para a limpeza pública quanto os cuidados necessários ao meio ambiente e à saúde, uma vez que os materiais podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, se descartados inadequadamente.
O borracheiro Daniel de Jesus, de 35 anos, reforça a importância em separar os pneus velhos para a coleta seletiva realizada pela Prefeitura. “Além de ser uma maneira fácil de descartar em vez de deixar jogado por aí, evita o acúmulo de lixo e água parada que favorece a [ocorrência da] dengue”, declarou.

SAIBA MAIS
Embora os pneus sejam enquadrados como inertes na classe de resíduos, ou seja, materiais não inflamáveis ou que não apresentam perigo aparente, o tempo mínimo que um pneu leva para se decompor na natureza corresponde a 600 anos. Devido a esse tempo, o descarte inadequado gera vários impactos para a saúde humana e meio ambiente.
Além do risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, o descarte irregular de pneus em vias públicas favorece o acúmulo de lixo, entupindo bueiros e impedindo o escoamento de águas pluviais. O processo de reciclagem dos pneus está previsto na Resolução 416/09 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Lobão Filho defende punição maior para crimes de corrupção

Plenário do SenadoO senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, apresentou no Senado Federal projeto de lei para incluir na relação de crimes hediondos os crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, peculato e os crimes contra licitações relativos a contratos, programas e ações nas áreas de saúde e educação públicas.

Ao apresentar o projeto 676/2011, o senador peemedebista justificou que com muita frequência a mídia tem destacado o desvio de recursos que deveriam ser aplicados na aquisição de medicamentos, material hospitalar, escolar e outros insumos da área da saúde e educação públicas para o bolso de funcionários, administradores corruptos e licitantes fraudulentos.

“Esses fatos nefastos devem ser combatidos e denunciados, de forma incisiva, por todos os setores da sociedade. Devem ser considerados crimes hediondos, na forma da legislação em vigor, por atentarem contra a vida das pessoas, bem como na formação educacional da nossa juventude”, enfatizou o autor do projeto.

Ele destacou ainda que um país que deseja ser justo com a sua população e em especial com os mais carentes e excluídos socialmente, deve, urgentemente, pactuar a interpretação legal de que desvios de recursos públicos são hediondos e merecedores de punição mais dura.

“Precisamos distribuir não apenas a renda nacional, mas também a justiça e, para isso, devemos fazer chegar, integralmente, à maioria da população que utiliza a saúde e a educação públicas, os recursos do erário. A população tem que se beneficiar da riqueza nacional, principalmente através do acesso aos serviços públicos fundamentais como saúde e educação”, assinalou Lobão Filho.

Dados do Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia Geral da União (AGU) apontam que aproximadamente 70% dos recursos públicos desviados no país são das áreas de educação e saúde. Foi constatado, pela Controladoria Geral da União (CGU), que entre 2007 e 2010 foram desviados, por prefeitos ou ex-prefeitos, R$ 662,2 milhões.

“Essas verbas seriam destinadas para a reforma de escolas e hospitais, compra de merenda escolar e remédios e procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, oferecemos esse projeto de lei para coibir as ações desses criminosos”, finalizou Lobão Filho.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima